Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

SIMplex

SIMplex

24
Set09

Por um governo para governar

O Jumento

No dia 27 só há duas escolhas possíveis ou um governo que conduza o país segundo um projecto coerente, ou um governo que se tenha de sujeitar a negociações de bastidores, com cedências a troco de favores a militantes do BE ou do PSD. A opção está entre orçamentos sérios ou orçamento sujeito à chantagem dos deputados do Alberto João ou de um qualquer deputado regionalista.


Não se enfrentam crises da gravidade da actual crise económica mundial a pensar diariamente nas sondagens, a negociar com políticos ávidos por servir as suas clientelas. Enfrenta-se a crise com medidas a pensar no futuro e não medidas para satisfazer os interesses imediatos de clientelas corporativas. O próximo governo deve governar em vez de empenhar o futuro do país em negociações obscuras onde em vez de se discutir o futuro os votos da oposição são vendidos a troco de favores e lugares para amigos.

O próximo primeiro-ministro deve ser alguém que não chegou à liderança com votos comprados ou que não foi escolhido para líder vitalício por directórios esclarecidos.

No dia 27 voto pelo meu país, voto num governo que mostre trabalho, que tenha a coragem de enfrentar os problemas mesmo que isso lhe possa custar votos, que não receie as manobras canalhas de gente que não ousa colocar os interesses corporativos à frente dos do país. Voto a pensar em Portugal, mesmo que isso signifique ter de partilhar custos e sacrifícios em nome deste país.

21
Set09

Quem encomenda os fretes que os pague

O Jumento

A saída de José Manuel Fernandes do Público é aquilo que se pode designar por um negócio equilibrado, até porque nestas coisas de Belmiro não é propriamente um mãos dadas. Como disse o homem da SONAE quem quiser os serviços do público paga, levado à letra esta declaração explica o negócio do José Manuel Fernandes, o Belmiro paga-lhe a indemnização para que saia e o PSD dá-lhe uma reforma dourada.


E nem sequer temos muito para protestar, o Belmiro mete o dinheiro dele e como o PSD não está no governo e o orçamento de Belém mal dá para os cafés na Avenida de Roma mais a limpeza dos microfones é o orçamento comunitário que paga. Enfim, como sugeriu Belmiro de Azevedo, quem quer os fretes que os pague.

04
Set09

Haja dignidade

O Jumento

Manuela Ferreira Leite foi à Alemanha para ser recebida em audiência durante trinta minutos, sem direito a filme, nem sequer uma daquelas fotografias com o Papa que alguns dirigentes do PSD gostam de exibir nas suas escrivaninhas.

 

Foi deprimente ver uma candidata a primeira-ministra de um país europeu falar embevecida de um governante da União Europeia, explicando aos jornalistas a razão porque não podia mostrar imagens da visita.

 

Nem sequer de um governante do Burundi eu esperava espectáculo tão deprimente. Manuela Ferreira Leite tem o direito de se sujeitar aos espectáculos tristes que bem entender, mas como candidata a primeira-ministra deste país deveria respeitar a dignidade dos seus concidadãos, podemos ser um país mais pobre do que a Alemanha mas isso não nos obriga a rastejar.