Por Carlos Manuel Castro | Segunda-feira, 31 Agosto , 2009, 02:14

O maior partido da oposição é o PPD, e aspira a governar, faz de conta que tem uma espécie de programa de Governo. O partido mais pequeno da oposição de direita, o CDS, que não tem as mesmas capacidades nem a mesma base de apoio do maior partido da direita nacional, o PPD, tem um programa. Como se percebeu do que ontem foi anunciado por Paulo Portas em Tomar.

 

Será que o PPD, que pretende liderar Portugal, e a governar só o deveria conseguir com o CDS, seguirá as linhas mestras de Paulo Portas... que tanto critica o PS, como, de certo modo, o PPD?

 

O debate entre Ferreira Leite e Paulo Portas será merecedor de atenção, uma não sabe ao certo o que propõe, o outro sabe o que não quer.

 

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Por Carlos Manuel Castro | Domingo, 30 Agosto , 2009, 17:37

Abandonando a leitura trostkista (PSR) e com um pensamento bem hoxista (UDP) - isto é, deixa de ser ter uma visão global e apenas uma nacional, Francisco Louçã acaba de apresentar, em Cacilhas, a sua política para estas legislativas. Distante da realidade nacional e sem consideração da circunstância internacional.

 

Em primeiro, o BE afirma-se contra o PS. Depois, condena o PPD. Numa lógica de querer afirmar que ambos são iguais, como se votar no PS fosse o mesmo que votar no PPD.

 

Como já se percebeu, e sabe, o PS não quer enfraquecer o importante papel da intervenção pública nem condicionar a liberdade individual de cada um, como Ferreira Leite ainda hoje defendeu em Castelo de Vide.

 

Por outro lado, Louçã esconde toda a base de financiamento das posições do BE: sacrificar os contribuintes e impedir qualquer base de progresso das empresas, qualquer que seja a dimensão. Ou seja, limitar a criação de emprego.

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Por Carlos Manuel Castro | Domingo, 30 Agosto , 2009, 12:52

Paulo Portas apresenta o programa do CDS hoje à tarde.

 

Merece atenção o debate de propostas que se fará à direita, nomeadamente em áreas nevrálgicas como a Saúde, a Educação e a Segurança Social.

 

Em 2005, Portas, sob uma forte inspiração de Pires de Lima, procurou valorizar o privado, em detrimento do público nestes domínios.

 

Há poucos dias, Ferreira Leite apresentou as suas linhas estratégicas, que visam a privatização destes sectores. Um pouco na lógica do proposto por Paulo Portas em 2005.

 

Será que o CDS vair ser mais arrojado? Pelo menos, terá de marcar diferenças do conteúdo programático do PPD.

 

Estes programas da direita nacional revelam o óbvio: PPD e CDS não quiseram aprender com nada da crise que afectou o mundo nos últimos tempos. Tal como o PCP nada quis entender, até hoje, quanto ao porquê do fim do modelo soviético.

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Por Carlos Manuel Castro | Sexta-feira, 28 Agosto , 2009, 23:02

(...) be clear .... in government, we'd always stand up for the passenger.

High Speed Rail

But there's one really big change I want to talk about today.

So often in this nation's history, new transport links have helped push forward progress and prosperity.

In the 19th century it was the steam locomotive.

In the 20th, it was our motorways and airports.

In today's world, I believe it can be high speed rail.

Earlier this year, the UK's first 68 mile stretch of high speed rail opened from the Channel Tunnel.

That's great - but it's thirty years behind France.

By 2020, the European high speed network will have reached 15,000km .....

...... linking major cities as far away as Sweden, Italy and Poland.

Well I believe the time has come for us to start catching up

.... to lay the foundations for a high speed future for Britain.
The benefits are clear.

 

Num comentário publicado mais a baixo, o Hugo (Mendes) chamava a atenção para a projecção do TGV entre Londres e Glasgow.

 

É interessante tomar conhecimento desta proposta no Reino Unido, pois há um ano, uma deputada conservadora, Theresa Villiers, acusava o Governo trabalhista britânico de estar aquém no que diz respeito ao investimento na alta velocidade (como acima se comprova). Até porque, como o argumento lógico que apresenta, os comboios têm sofrido evoluções ao longo dos séculos. E, como diz Villiers, os novos transportes fazem progredir e avançar as comunidades que apostam nos novos modelos.

 

No Reino Unido, a oposição, com mais objectividade, acusa o Governo de fazer pouco em matéria de TGV. Tendo, também, em consideração o panorama europeu. Do qual nenhum país, seja membro ou não da UE, se pode dissociar. Cá, a oposição não quer o TGV.

 

Este é um investimento, como se pode deduzir das dinâmicas que o TGV está a gerar na Europa, que não pode ser adiado. Mas, ao fim e ao cabo, esta postura dos diversos partidos portugueses nesta eleição legislativa, face ao TGV, é clarividente quanto a quem quer futuro e desenvolvimento para Portugal e quem pretende atraso e estagnação.


Por Carlos Manuel Castro | Sexta-feira, 28 Agosto , 2009, 00:16

                    

 

Vários países europeus já apostaram, e continuam a investir, no TGV.

 

Do ponto de vista geográfico, podemos observar que no lado ocidental há uma lacuna. A única, a do nosso País. Que o PS quer terminar e a oposição faz questão de manter.

 

A ter em conta, ainda, o apoio e entusiasmo da Comissão Europeia. Um meio de transporte mais rápido e amigo do ambiente.

 

Há uma dimensão ecológica nesta matéria amiúde esquecida, mas não pode ser desconsiderada. Se queremos, efectivamente, contribuir para a melhoria do ambiente.

 

Por outro lado, no final do século passado, o debate que a oposição ainda hoje não quer realizar em Portugal sobre este assunto, de encarar o TGV como motor de desenvolvimento, já movimentava e dinamizava a Europa Central.


Por Carlos Manuel Castro | Terça-feira, 25 Agosto , 2009, 17:10

Jerónimo de Sousa acredita que política de direita de Sócrates pode derrotar o PS

 

O camarada Jerónimo continua com a mesma leitura de 74 e 75. Para o PCP, o PS é, foi e será, sempre, um partido de direita.

 

O que Jerónimo de Sousa quer esquecer, e jamais reconhecer, é que as políticas sociais do nosso País foram criadas, e aprofundadas, pelo PS. Como os últimos quatro anos demonstram. Do Salário Mínimo à Saúde, da Educação à Igualdade de Oportunidades. 

 

O PS nunca passou, nem passa, atestados ideológicos a ninguém, ainda que o PCP e o BE se armem em notários da doutrina. Mas o PS também não dispensa as suas convicções nem princípios. Por que outros estejam mais interessados em servir unicamente a ideologia, o PS tem princípios para servir as pessoas.

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Por Carlos Manuel Castro | Segunda-feira, 24 Agosto , 2009, 02:23

O Afeganistão produz 93% da matéria-prima para a heroína, o ópio extraído da papoula, e os estimados US$ 5 bilhões anuais obtidos com o comércio são a principal fonte de financiamento do Taleban

 

PCP e BE reclamam-se como a esquerda genuína e autêntica, mas na mania das verdades, como Ferreira Leite, encontram-se nódoas que desmentem os pretensiosos moralismos que tanto apregoam.

 

Se fossem uma esquerda fiel aos seus princípios seculares, uma das primeiras causas a abraçar seria a do internacionalismo (algo que o estalinismo castrou e entende-se, por este motivo, a posição nacionalista do PCP, mas não a trotskista lusitana do BE),

 

Porém, a visão míope e paroquial de ambas as formações conduz a uma postura de irresponsabilidade, desprezando, por um lado, um princípio caro à esquerda - o internacionalismo, e, por outro, a importância de uma intervenção das forças militares internacionais no Afeganistão, nas quais se inclui a portuguesa.

 

A condenação veemente que PCP e BE fazem à participação dos nossos militares no Afeganistão comprova o total sentido de compromisso que têm para com a Segurança e a Saúde Pública: desdém.

 

Há intervenções que são complexas, penosas até, mas indispensáveis para o nosso interesse nacional.


Por Carlos Manuel Castro | Sexta-feira, 21 Agosto , 2009, 17:44

O 'chairman' da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos afirmou hoje que a actividade económica mundial está a estabilizar, sendo possível um regresso ao crescimento no curto prazo.

 

Aguarda-se a todo o momento que Aguiar Branco faça uma conferência de imprensa para dizer que Ben Bernanke está ao serviço de Sócrates, pois não há (não pode haver para Manuela Ferreira Leite) qualquer melhoria na economia.

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Por Carlos Manuel Castro | Quinta-feira, 20 Agosto , 2009, 23:11

A entrevista de Ferreira Leite, hoje, à RTP, serviu, uma vez mais, para perceber que a líder da oposição não tem uma visão nem proposta para o País.

 

A líder do PPD limitou-se a apresentar duas teses: 1) é contra os grandes investimentos ; 2) defende pequenos investimentos: escolas, hospitais e reabilitação urbana.

 

Se no primeiro ponto não especificou quais eram os grandes investimentos, para que ficasse claro, de uma vez por todas o que rejeita: TGV, aeroporto (da terceira estrada Lisboa Porto que referiu nem vale a pena falar, pois tal como o TGV, foi o seu Governo que lançou o projecto de vários lanços rodoviários), no segundo, de duas uma, ou Ferreira Leite não sabe o que se passa em Portugal ou despreza. Quanto a escolas, nunca, como hoje, foram investidos tantos milhões na requalificação do parque escolar. A nível dos hospitais, são muitos os novos que estão a ser lançados. E quanto a reabilitação urbana, é preciso topete para falar no assunto, quando foi o seu partido que em Lisboa rejeitou a reabilitação da cidade.

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Por Carlos Manuel Castro | Segunda-feira, 17 Agosto , 2009, 17:24

BE considera ser «inusitado» coligação com PS

 

Só a boa vontade de Eduardo Ferro Rodrigues para considerar que seria possível qualquer tipo de entendimento do PS com os partidos mais à esquerda do PS.

 

PCP e BE apenas querem ser formações da acusação.

 

O PCP, por questões genéticas, é contra. E quem pensava que Louçã seria o Joschka Fischer português enganou-se, pois no caso alemão, os Verdes fizeram questão de evoluir, quiseram assumir compromissos e responsabilidades com as pessoas. Cá, o BE limita-se a querer cativar o descontentamento sem, no entanto, apresentar soluções.

 

 

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Por Carlos Manuel Castro | Sexta-feira, 14 Agosto , 2009, 13:31

O Ministério do Ambiente considerou hoje uma boa notícia a aprovação por unanimidade pelo Tribunal Constitucional (TC) da lei da Reabilitação Urbana, da autoria do governo, submetida ao TC por dúvidas do Presidente da República.

 

A Reabilitação Urbana é uma das áreas estratégicas em termos de qualificação das nossas cidades. Pouco aprofundada, durante vários anos, por falta de uma legislação mais exigente, para com a qualidade e segurança que devemos contar nas nossas urbes, esta decisão do TC revela a congruência da aposta do Governo.

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Por Carlos Manuel Castro | Quinta-feira, 13 Agosto , 2009, 16:03

Avançar Portugal, algo que pouco interessa aos partidos da oposição.

 

É com esta designação que o PS apresenta o seu jornal de campanha. Limpo, simples e objectivo.

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Por Carlos Manuel Castro | Quinta-feira, 13 Agosto , 2009, 04:08

O Governo e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Mutualidades Portuguesas e a União das Misericórdias Portuguesas  assinaram um acordo que prevê, para 2009, o reforço de 12% na transferência de apoio social do Estado.

 

Este protocolo irá abranger acordos com mais de três mil instituições e abrangerá mais de 500 mil utentes

 

A área social recebeu, nos últimos anos, um grande impulso, tanto em termos de política como de investimento, como ainda recentemente se verificou, com o acordo entre Governo e vários parceiros sociais.

 

Para alguns, à direita, a política social significa um gasto inútil - escamoteando, com estes argumentos e interpretação, a realidade do País e o sentido de coesão social; para outros, à esquerda do PS, o actual Governo não tem políticas sociais, defendendo, apenas e tão só, direitos sem garantias nem responsabilidades.

 

Ora, face à responsabilidade social do Estado e ao respeito das contas públicas, nem demissão, nem desleixo.

 

Se há marca deste Governo é o investimento social, numa objectiva ambição de tornar o País mais justo e solidário.


Por Carlos Manuel Castro | Terça-feira, 11 Agosto , 2009, 00:02

 

 

 

Uma boa pérola montada pelo Bloco de Esquerda, quanto ao programa que Ferreira Leite tem para apresentar aos portugueses.

 

Mas, verdade se diga, as propostas de Manuela Ferreira Leite são tão claras que acabam por ser tão evidentes como a responsabilidade que o BE assume com o País.

 

É mais o que os une do que aquilo que os separa.

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Por Carlos Manuel Castro | Domingo, 09 Agosto , 2009, 23:33

Se há dias referi o início da construção da auto-estrada entre Bragança e Vila Real, como uma das boas marcas de investimento no interior do País deste mandato, dos últimos quatro anos fica bem patente um forte investimento num distrito do litoral, de grandes potencialidades mas ainda marcado por várias fragilidades: Setúbal.

 

Se a decisão de localizar o futuro aeroporto, em Alcochete (apesar de ficar entre os concelhos do Montijo e Benavente), é um dos principais pontos, não menos importante é a projecção da nova travessia do Tejo, que vai retirar os municípios do Barreiro e da Moita da encruzilhada geográfica, em termos de acessibilidades, em que se encontravam há décadas.

 

Ainda no norte do distrito, destaque para a abertura, por empenho deste Governo, do há muito pretendido Metro Transportes do Sul, a funcionar em Almada e Seixal e já tem prevista ampliação.

 

No centro, mais propriamente em Palmela, realce para a determinação do Ministério da Economia em manter a Auto-Europa em Portugal, uma das nossas pérolas industriais, bem como a sul, em Sines, a aposta no porto, que se quer de excelência mundial.

 

Há quem não queira ver marcas deste mandato governativo, em especial o PCP, que domina o Poder Local neste distrito, mas a obra e as marcas estão bem à vista de todos nós: emprego, riqueza, competitividade, mobilidade, acessibilidades.

 

P.S.- Outros investimentos no distrito, apostando na melhoria das acessibilidades.


Por Carlos Manuel Castro | Quinta-feira, 06 Agosto , 2009, 15:27

Não raras vezes se fala do isolamento do interior, da sua perda de competitividade em relação ao litoral, mas tudo fica por palavras, sem consequência.

 

Ora, este mandato governativo marca uma nova era, na coesão territorial e aproximação do litoral ao interior.

 

Apesar do ponto nem sempre merecer  grande atenção, especialmente nos meios urbanos litorais, é de realçar a construção da auto-estrada Bragança - Vila Real.

 

Agora, todos os distritos passam a ter auto-estrada. Algo que o distrito de Bragança, o único do País que ainda não tinha um único quilómetro, passa a ter... 35 anos depois da conquista da Liberdade, como bem disse José Sócrates, acerca deste novo troço, esta é a "auto-estrada da Justiça".


Por Carlos Manuel Castro | Quarta-feira, 05 Agosto , 2009, 19:08

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Por Carlos Manuel Castro | Terça-feira, 04 Agosto , 2009, 23:32

 

 

Será que o vernáculo do cabeça-de-lista laranja por Viana do Castelo merece o total apoio de Manuela Ferreira Leite, ou a líder do PPD não se aconselhou com Vasco Graça Moura?

 

Se Manuel Pinho apresentou, e bem, a sua demissão, pelo esticar dos indicadores em local nada próprio, José Eduardo Martins há muito que devia ter deixado o lugar de deputado, pela insulto empregue em plena Casa Mãe da Democracia portuguesa.

 

Como a decência deve ter ido para outro sítio, a renovação da confiança do mandato no distrito do Alto Minho a Eduardo Martins continua.

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