Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

SIMplex

SIMplex

06
Ago09

Call Center

Luis Novaes Tito

Telefone Call Center – Bom dia, fala Manuela, em que me pode servir?

Utente – Bom dia, Manuela. Comprei uma televisão Para Som Digital que, embora funcionasse aos solavancos, tinha estereofonia audível mas agora passou a transmitir só em mono. Trata-se de alguma avaria da vossa emissão?

 

Call Center – Não, não é uma avaria. A nossa empresa implementou um sistema renovador mais fiável que consiste em terminar com os solavancos que V.Exª bem identificou, tendo com isso conseguido que, embora em mono e sem efeitos especiais, o silêncio da verdade fosse mais audível. Ganham a empresa e os utentes porque, os primeiros garantem uma fidelidade não distorcida na comunicação e os segundos podem economizar na aquisição de aparelhos de recepção, conseguindo com isso atingir elevados padrões de audibilidade do silêncio, embora mono, como disse.

 

Utente – Mas já comprei o aparelho e o contrato com a vossa empresa garante-me som estereofónico.

Call-Center – Rasgue o contrato, caro utente. Rasgue-o, porque agora está melhor servido. Posso ser-lhe útil em mais alguma coisa?

04
Ago09

Eco

Luis Novaes Tito

LâmpadaUma das frases que gostei de ouvir a Sócrates na BlogConf foi a de que: "não havendo tempo a perder com o agravamento da crise energética, o Governo entendeu incentivar o desenvolvimento de energias alternativas em vez de relançar o debate nuclear".

 

Essa atitude reflecte-se já em entradas na rede nacional de largos milhares de kW de electricidade que neste momento teriam de estar a ser adquiridos no estrangeiro ou a ser produzidos com matérias-primas importadas e poluentes.

 

Não sei ao certo quantificar esta energia já produzida, agora, para a comparar com a que poderia ser produzida, no futuro, com recurso ao nuclear, mas sei que enquanto alguns conversam, desconversam, batem e debatem, escrevem e rasgam, outros fazem, e isso é bom.

 

É bom para nós contribuintes, que não vemos o dinheiro a escoar-se para os outros, e para nós, cidadãos preocupados com o futuro, que desenvolvemos a indústria para aproveitar forças limpas e produzir equipamentos capazes de aproveitar os nossos recursos naturais.

02
Ago09

A atracção pela rosa

Luis Novaes Tito

Joaninha - Rosa A silly season caracteriza-se pela falta de notícias. Quando a ela se junta uma campanha eleitoral que não prescinde de novidades, ainda que tenham de ser fabricadas, aparecem os não-casos Joana. Recapitulemos para melhor sentir o ridículo: Joana Amaral Dias resolveu, há dois anos, afrontar o seu líder partidário que concorria à Presidência da República tornando-se mandatária para a juventude de Mário Soares. Como Soares ficou em terceiro lugar, JAD não recolheu o protagonismo que pretendeu e Francisco Louçã não lhe admitiu a dissidência, coisa comum em Partidos radicais, tendo-lhe retirado as luzes com que JAD gosta de se iluminar. Passado o tempo de recobro, JAD não aguenta o anonimato e resolve contar uma conversa privada,Joaninha - Gato sem qualquer relevância até por ser só uma coisa entre duas pessoas, e sentindo que era tempo de reacender as luzes e reaproximar-se do seu querido líder, agora que se pressentem perspectivas de futuro, arranja um pseudo-caso útil à propaganda do BE que está apagado da comunicação social devido ao extremado dualismo PS/PSD. A silly season e a falta de notícias sérias catapultam o fait-divers para as primeiras páginas e dá a JAD o relevo que nunca teve, nem quando foi mandatária de Soares. Tudo visto e espremido ganharam-se duas semanas de conversa de praia e de esplanada para gáudio dos interesses da comunicação social e do seu protegido Bloco de Esquerda. Estranha-se que o pseudo-assédio de JAD seja notícia depois dela ter sido mandatária de Soares contra Louçã e que nessa altura o convite feito, por quem tinha o poder para o fazer, fosse considerado normal (como é normal, diga-se, porque as pessoas são livres de contactarem, de serem contactadas e de decidir). Confirma-se que o BE é uma força de contra-poder onde os seus militantes estão impedidos da liberdade de ousar desafiar a nomenklatura sob o risco do rótulo de tráfico de influências. Que se seguirá? Talvez um internamento em clínica de reeducação, presume-se.

29
Jul09

BlogConf

Luis Novaes Tito

BlogConf Ainda sobre o WebCast da BlogConf há que ler o que Paulo Querido, que moderou e fez concretizar o mais importante e inovador acontecimento da Blogos(fera) política portuguesa realizada até hoje, acabou de escrever.

 

Comparar o que se passou naquela sala com qualquer outra acção realizada até agora, como já vi por aí tentar fazer, é pura ficção.

 

Aquilo não foi uma acção politico-partidária como outras já anteriormente ensaiadas por actores políticos menores, mas uma outra coisa que reuniu comentadores de todas as tendências políticas para questionarem, em meio interactivo directo, o Secretário-geral do PS que é também o Primeiro-ministro português.

 

Como diz Paulo Querido, o falhanço do WebCast pode ser um fait-divers útil para o portuguesíssimo bota-a-abaixo mas, acrescento eu, por muito que se tente desvalorizar a acção e por muito que se tente menorizar com a comparação com outros ensaios já anteriormente realizados (ou a realizar ainda agora), ninguém poderá alterar a marca que ali se construiu.

 

O PS, Sócrates, Paulo Querido, José Seguro Sanches e os Bloggers presentes marcaram a diferença e estão todos de parabéns.

 

( Também publicado em simultâneo nos: a Barbearia do Sr. Luís e Eleições2009/o Público)

28
Jul09

Interactividade em acção

Luis Novaes Tito

BlogConfAinda não vi a explicação para o falhanço da transmissão em directo, via Internet, da BlogConf de ontem. Sem ela não poderei ir além de escrever que todos os que andam nesta vida sabem que existe a Lei de Murphy e que mesmo quem testa, testa, testa, pode ter resultados destes, mas que quem o não faz, tem-nos sem dó nem piedade.

 

Foi pena, mas não foi condicionante ao sucesso da iniciativa. Afinal o que se foi lá fazer, foi feito e há muito não se viam tantos escritos na blogosfera à volta de um evento seu. Dizem-me que os jornais não trazem notícia. Acredito, embora não tenha tido ainda oportunidade de os ler. Acredito porque os jornais continuam a julgar que estas actividades lhes fazem feroz concorrência. Falta de entendimento da realidade dos nossos dias, coisa que pagarão com rudeza por não se adaptarem às linguagens correntes.

 

BlogConfO que importa retirar de ensinamento adquirido resume-se à evidência de termos meios comunicacionais alternativos com força e eficácia para a opinião cidadã. Um actual e previsível futuro Primeiro-Ministro disponível quase quatro horas para ouvir e responder, gente comum com maior ou menor apetência para a intervenção pública em contacto directo e a questionar o poder, como se isso fosse banal. Quem quis publicar on-line, fê-lo. Tiraram-se fotos, fizeram-se filmes, twittou-se, facebookou-se, choveram SMS, em resumo, executou-se rede social, comunicou-se sem barreiras, abriram-se os canais da interactividade, da participação e do envolvimento.

 

Foi muito bem conseguido e se o apagão da transmissão vídeo ainda é hoje notícia, resulta de haver quem se mantenha convencido da viabilidade da comunicação em canal de sentido único. Tinha sido melhor a transmissão como complemento, é um facto, mas não foi isso que nos levou lá.

(replicado aqui)

27
Jul09

Educar para o trabalho

Luis Novaes Tito

BlogConfNos últimos dias ouviu-se várias vazes uma coisa com que concordo profundamente:

- Há que especializar jovens e torná-los capazes e com competência para exercerem profissões altamente especializadas, abrindo caminho para a mão-de-obra do futuro.

 

As vias profissionalizantes são alternativas a ter conta, principalmente quando andamos a licenciar em cursos sem quaisquer prespectivas gerações de jovens que depois não conseguem chegar ao mercado de trabalho e, quando chegam, têm de aprender diferente daquilo que lhes ensinaram nas escolas.

 

Mas não basta que se crie mão-de-obra. É necessário que esses jovens tenham a prespectiva de serem tão valorizados e poderem atingir os mesmos topos que os outros que se penduram nos "canudos" e olham para os especializados como "carne-para-canhão".

 

Vai ser à volta deste tema do Portugal parolo dos doutores e engenheiros que penso questionar mais logo, a partir da 17:30 h na LX Factory, o Secretário-geral do PS. A BlogConf poderá ser seguida em directo, via Internet, em muitos Blogs e no WebSite Sócrates2009.

 

No Twitter terá rasto através da hashtag #BlogConf

26
Jul09

As coisas de Louçã

Luis Novaes Tito

Milho transgénicoLouçã é dono de muitas coisas. É dono do seu Partido, é dono dos votos que o seu Partido recebe – aqui até estou de acordo porque os votos são de quem é votado até que os eleitores decidam entregá-los a outros – tem a pose de quem é dono das coisas dos princípios e da ética e agora ficámos a saber que também se julga dono das pessoas, pelo menos das que são ou já foram do Partido que é seu.

 

Se essas coisas que Louçã tem, ou julga ter, lhe escapam entre os dedos, então desvaloriza as coisas que tinha, ou julgava ter, e chega ao excesso de falar de tráfico de influências para se referir a pessoas que até aí, por serem do seu Partido, eram parte das coisas que Louçã tinha.

 

Se Portugal passasse a ser transgénico e tivesse Louçã como PM, imagina-se que todos nós passaríamos a ser coisas de Louçã, coisas a que ele faria encómios, caso lhe fossemos mansos, ou dispararia desconfiança de quem se vende por um punhado de moedas, se ensaiássemos a coisa da desobediência.

 

Coisas velhas, já vistas no século passado, numa altura em que não era permitido às coisas ter vida.