Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

06
Ago09

Democracia

João Galamba

Os apoiantes de Ferreira Leite podem aplaudir a lista apresentada pelo PSD. Também podem dizer que é decepcionante — a crítica não é incompatível o estatuto de apoiante. O que não podem é dizer que é irrelevante e escrever, como o João Gonçalves, assumindo o papel de vanguarda (iluminada, claro) da plebe: "Experimente perguntar às pessoas fora deste circuito mediático-intelectual em que todos nós mais ou menos navegamos, o que é que as pessoas pensam do Parlamento e da deputação nacional". Defender que as listas (e o programa) são irrelevantes porque "o povo está-se nas tintas para essas coisas",  é todo um programa. E é um programa que qualquer democrata tem a obrigação de repudiar de forma veemente. Aqui não há a posição do partido A ou B: para um democrata, certas instituições são sagradas. A pergunta que a Sofia deixou ao João Gonçalves (e a todos que pensam como ele), é fundamental:  "Se descrê do regime, porque pactua activamente?"

 

Antecipando uma crítica: os ironistas e os cínicos vêem em toda a reacção apaixonada um exemplo de histeria.  Mas, para um democrata, o compromisso para com as instituições constitutivas da vida democrática não é compatível com ironia ou com cinismo para com essas mesmas instituições. Sei que o João Gonçalves gosta muito de Richard Rorty e de Peter Sloterdjik; tenho a certeza que nunca os entendeu.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    João Galamba 06.08.2009

    José Barros,

    O "não percebeste nada" não é mais do que uma constatação que alguém que revela doses significativas de cinismo político não se pode dizer um admirador de Rorty. Já agora, arrogância é exactamente aquilo que o João Gonçalves demonstra sempre que destrata e desqualifica toda a gente com os mimos que são a sua marca registada.

    Mais: o João podia ter dito algo como, "o que gosto no Rorty é o seu lado estético" ou coisa que o valha. Mas não, o João preferiu mandar-me ler Rorty (coisa que eu não fiz) ignorando a crítica que eu lhe diz . Mais uma vez, a minha crítica foi: é difícil admirar Rorty e ser um cínico político.
  • Sem imagem de perfil

    tric 06.08.2009

    "(...)é difícil admirar Rorty e ser um cínico político."

    conclusão: aqui no simplex é muito dificil serem admiradores de Rorty
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.