Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

04
Ago09

Silhuetas?

GWOM

 

Leio este texto no DE de hoje e fico cheio de interrogações.

 

Em primeiro lugar, é curioso como a figura do contrôleur général des finances que inspirou o autor é a criadora do imposto dos sinais exteriores de riqueza (que aliás esteve na base, mais tarde do célebre imposto sobre as portas e janelas britânico e, em Portugal, a partir da lei de 9 de Maio de 1872, da contribuição sumptuária sobre os cidadãos que possuíssem criados domésticos do sexo masculino, cavalgaduras e veículos para transporte pessoal, ou usassem brasão)  - será isto uma evidência que no futuro sistema fiscal português (e porque não já para 2010) teremos uma contribuição especial sobre os ricos que detenham iates?

 

Por outro lado, não percebo porque o ilustre autor invoca que "a vida é agora mais difícil que em 2005 porque este Governo nos sobrecarregou com impostos, deveres e explicações várias". Que quer isto significar?

 

 

Terá esquecido o AAA que foi no governo PS que, entre outras medidas:

 

Lamento, caro AAA, mas estas medidas, entre outras, mais do que compensaram o efeito decorrente da subida do IVA de 19% para 21%, que apenas teve lugar para cobrir um défice de 6,8% (já não se lembra?).

 

Também não percebo como cegamente, e sem programa eleitoral ainda, assevera o autor que uma das soluções passa por "reduzir a despesa pública, de modo a que os impostos não asfixiem mais as pessoas e as empresas". Terá esquecido o AAA que os impostos cobrados pelo Estado português apenas cobrem (fazendo umas contas de mercearia):

É fácil falar por alto nas necessidades do país. Mas é na realidade dos factos que temos de basear a nossa discussão.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.