Por André Couto | Sábado, 01 Agosto , 2009, 14:43

Joana Amaral Dias (JAD) tem um ego necessitado de muitos olhos e penas a ele dedicados. Não é defeito, é um feitio criticável e louvável como qualquer outro.
Em entrevista à SIC reafirmou ontem o convite que lhe terá sido feito por Paulo Campos, Secretário de Estado das Obras Públicas. Repito então a pergunta que me surgiu há dias: porque não reagiu assim quando há dois anos foi convidada para ser mandatária da candidatura de Mário Soares?
Desde essa altura JAD desapareceu da vida do Bloco de Esquerda. O auge deste ocaso deu-se no último Congresso quando foi afastada da Mesa Nacional do Partido e, mais grave que isso, excluída a sua imagem dos vídeos que incessantemente passavam com a história do Bloco de Esquerda.
Não mais se vira JAD, mas eis que ressurge envolta em polémica, bem ao seu gosto. É a estrela do Verão político!
JAD foi sondada, felizmente. Orgulho-me que o Partido Socialista esteja activo na busca de mais valias independentes na Sociedade Civil. JAD apoiou Mário Soares contra o candidato do seu Partido, foi excluída da Mesa Nacional e raramente tem sido vista como rosto do Bloco de Esquerda. Há mal que seja sondada integrar as Listas do Partido Socialista?
Compreendo que em plena crise existencial a Joana tenha chegado ao pé do Francisco e dito: "Estás a ver! Não me queres nas Listas mas eles querem! Não tenhas cuidado, não...". O que queria é que a Joana e o Francisco compreendessem que o País não tem nada a ver com essas ciumeiras e muito menos com a crise de identidade de um Bloco que, consumido em questiúnculas internas e sem identidade própria una, vê fugir ou ameaçar de fuga os seus melhores quadros.
Felizmente JAD agiu desta forma. É que estou certo que o seu ego seria incompatível com o compromisso que o Partido Socialista lhe propunha. Mais tarde ou mais cedo daria asneira.

 

(Também no Delito de Opinião)


Clara França Martins a 1 de Agosto de 2009 às 17:35
Olhem e até digo mais: não acredito em convite nenhum à JAD, pois ela, se tivesse sido efectivamente convidada e num lugar de destaque nas listas, convencida como é, aceitava de certeza. Essa é que é essa!

André Couto a 1 de Agosto de 2009 às 20:06
Eu acredito na verdade das declarações do Secretário de Estado.

closer a 2 de Agosto de 2009 às 09:12
André Couto, podia fazer o favor de me explicar quando é que a imagem de Joana Amaral Dias foi censurada dos vídeos do BE? Está a querer inventar um novo Salgado Zenha que só após a sua morte foi reabilitado pela direcção do PS afecta a Mário Soares. Se quer discutir política, faça-o mesmo que defenda o indefensável, ou seja, que o PS anda a aliciar militantes de outros partidos com prebendas e lugares públicos no Estado, como se o Estado fosse seu. Agora desconversar, disparar em todas as direcções, desviar o assunto, parece-me um comportamento típico daqueles que critica ao BE. Pior, revela, uma espécie de servilismo embotado misturado com desespero de quem vê o chão a fugir-lhe debaixo dos pés. É que, meu caro amigo, Sócrates já foi. Não se encarnice tanto e adapte-se ao que vem a seguir...

André Couto a 3 de Agosto de 2009 às 17:09
Closer,
Esse facto que referi foi narrado pela SIC Notícias na última Convenção do Bloco de Esquerda (creio ser esta a designação que atribuem ao Congresso). Foi noticiado que esse isso acompanhou a retirada de JAD da Mesa Nacional do Bloco.

Caso a imagem de JAD conste desse vídeo apresento as minhas desculpas, mas sinceramente duvido que a SIC Notícias (salvo erro o Ricardo Costa) fosse falar nisso não sendo verdade.

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.