Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

21
Jul09

A relevância de uma escolha

Gonçalo Pires

Dizem-nos que devemos gostar do bom gestor, do tipo grave, sério e com ar competente. Gostamos que nos digam que não se deve confiar em políticos, mesmo que dito por aqueles que se candidatam a lugares políticos. Gostamos que nos convençam que deveremos ser um bom aluno da Europa e vamo-nos entretendo, neste fado lusitano, imitando os crescidos na piscina das crianças. Dizem-nos que a retoma virá, mas que, como manda a prudência, o melhor é continuar a viver dentro das nossas possibilidades. 

 


Eu apoio projectos políticos audazes assentes em ideias mobilizadoras. Gosto de políticas orientadas para a inovação, de projectos ambiciosos que não tenham receio de nos fazer os primeiros. Gosto de objectivos exigentes mesmo que nem sempre alcançáveis. Prefiro avançar e não esperar sentado que a divina providência nos salve de nós próprios. Portugal precisa de uma visão estratégica e de políticas públicas empreendedoras. Precisa de governantes que saibam pensar o país que queremos no futuro - e que arrisquem, sim, que arrisquem. Esta crise não tem que ser vista como uma ameaça: esta crise pode e deve ser uma oportunidade para reposicionar Portugal.       

 

Prefiro choques tecnológicos a choques fiscais. Prefiro a banda larga, o Magalhães, a modernização da administração pública a descidas de 2% no IRC para stands de automóveis. Prefiro as barragens, as eólicas, o TGV e o carro eléctrico a poupanças em despesas de capital em tempos de crise e a negócios com o Citigroup para mascarar déficits inevitáveis.

 

Teremos tempo para discutir em detalhe estes e outros temas. Queria apenas começar por deixar claro um ponto. A situação actual obriga-nos a fazer uma escolha política decisiva para o futuro de Portugal. Entre o arrojo de quem acredita poder contribuir para transformar o país e o fatalismo do "não há dinheiro para nada", eu prefiro o primeiro.
 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.