Obrigadinho, pá.
O difícil nestes projectos é arrancar. Há que ter a Ideia certa, desenvolver um conceito agregador, construir um grupo consistente - convidar mais este ou aquela -, debater o nome do projecto, o layout, a plataforma de apoio, o texto inicial. Estas tarefas são acompanhadas pela troca de centenas de e-mails entre membros do projecto, situação agravada pelo facto de estarmos perante um grupo com uma apreciação bastante plural da Democracia, o que significa votar, votar e votar todas as decisões.
Passado esse primeiro Bojador, lançámo-nos à luta e apresentámo-nos. Decidimos não esperar por ninguém. Alguns já sabiam dos nossos intuitos, outros estranhavam ainda não existirmos, muitos esperavam que aparecêssemos.
Mesmo assim, e com a concorrência desleal da aterragem lunar de Neil Amstrong e de «Buzz» Aldrin, conseguimos superar as nossas melhores expectativas, e ter um primeiro dia fantástico. Milhares de visitas, um texto-manifesto muito apreciado e um contributo de elevada qualidade por parte dos nossos autores.
Entretanto, foram já alguns milhares as visitas que recebemos e algumas dezenas as referências de que fomos alvo, um pouco por toda a blogosfera portuguesa, da esquerda à direita, passando pelos não-alinhados. A todos queremos deixar a nota do nosso apreço e, mesmo sabendo que nos esqueceremos de alguns, necessariamente, não queríamos deixar de demonstrar o nosso apreço por todos aqueles que por nós opinaram (aplaudindo, escarrando ou promovendo):
2 dedos de prosa e poesia, 31 da Armada, 5 dias, Absorto, Agua Lisa, Anti-tretas, Avatares de um desejo, Barbearia do senhor Luís, Cachimbo de Magrite, Câmara Corporativa, Câmara dos Comuns, Câmara dos Lordes, Colheita 63, Da Literatura, Defender o quadrado, Espumadamente, Fim de semana alucinante, Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos, Jugular, Les Cannards Libertaires, Loja de Ideias, Machina Speculatrix, Memória Virtual, O Afilhado, O Jumento, O voo das palavras, Os tempos que correm, País Relativo, Portugal dos Pequeninos, Respirar o mesmo ar, Terra dos Espantos, Tomar Partido, Vasco Campilho, Womenage a trois.
Aqui vamos continuar até dia 27 de Setembro, esperando estar a receber nessa data, pelas 11 da noite, os parabéns democráticos dos nossos opositores políticos, desejando o melhor para o próximo governo PS.