Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

28
Jul09

Interactividade em acção

Luis Novaes Tito

BlogConfAinda não vi a explicação para o falhanço da transmissão em directo, via Internet, da BlogConf de ontem. Sem ela não poderei ir além de escrever que todos os que andam nesta vida sabem que existe a Lei de Murphy e que mesmo quem testa, testa, testa, pode ter resultados destes, mas que quem o não faz, tem-nos sem dó nem piedade.

 

Foi pena, mas não foi condicionante ao sucesso da iniciativa. Afinal o que se foi lá fazer, foi feito e há muito não se viam tantos escritos na blogosfera à volta de um evento seu. Dizem-me que os jornais não trazem notícia. Acredito, embora não tenha tido ainda oportunidade de os ler. Acredito porque os jornais continuam a julgar que estas actividades lhes fazem feroz concorrência. Falta de entendimento da realidade dos nossos dias, coisa que pagarão com rudeza por não se adaptarem às linguagens correntes.

 

BlogConfO que importa retirar de ensinamento adquirido resume-se à evidência de termos meios comunicacionais alternativos com força e eficácia para a opinião cidadã. Um actual e previsível futuro Primeiro-Ministro disponível quase quatro horas para ouvir e responder, gente comum com maior ou menor apetência para a intervenção pública em contacto directo e a questionar o poder, como se isso fosse banal. Quem quis publicar on-line, fê-lo. Tiraram-se fotos, fizeram-se filmes, twittou-se, facebookou-se, choveram SMS, em resumo, executou-se rede social, comunicou-se sem barreiras, abriram-se os canais da interactividade, da participação e do envolvimento.

 

Foi muito bem conseguido e se o apagão da transmissão vídeo ainda é hoje notícia, resulta de haver quem se mantenha convencido da viabilidade da comunicação em canal de sentido único. Tinha sido melhor a transmissão como complemento, é um facto, mas não foi isso que nos levou lá.

(replicado aqui)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.