Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

25
Set09

O PS e os Professores

Bruno Reis

É normal que haja muitos professores irritados. Reformar a educação nunca é fácil. A avaliação nunca é uma coisa objectiva. O PS e Sócrates já deixaram claro que vão ouvir mais - os sindicatos, se desta feita for possível, ou directamente os professores se os sindicatos continuarem numa posição bloqueio de qualquer negociação exigindo a suspensão da avaliação

 
Há provavelmente muitos professores que acharão que com o PSD no poder conseguirão acabar com a avaliação. Coloco duas questões aos meus colegas professores:
 
1. Querem arriscar uma nova avaliação “científica” e “estrangeira” proposta pelo PSD no seu programa? Isto é um esquema para enganar tolos. Todos – especialmente os professores – sabem que não há avaliações 100% objectivas. 
O que o estrangeiro mostra – nomeadamente o caso da Grã-Bretanha que eu conheço bem – é que aconteceu algo parecido a Portugal. Um modelo inicial demasiado ambicioso e complicado que depois foi simplificado. Mas na Inglaterra ao contrário de cá os sindicatos assumiram a sua quota de responsabilidade – muitos desses itens e da multiplicação de avaliadores tinha vindo de críticas deles – e aceitaram trabalhar numa melhor solução. Será isso possível em Portugal, para bem do país, dos alunos, dos professores?
 
2. O que é se pensa de alguém que diz que nenhuma avaliação lhe serve, que nenhum avaliador é justo? 
Se um aluno disser isso qual é a conclusão que se tira? Que é um aluno cábula. Os professores arriscam-se a ficar com essa fama se a avaliação acabar. E arriscam-se a ficar com um PSD no poder que desvaloriza a escola pública, que na medida do possível pretende retirar fundos das escolas públicas para as escolas privadas
 
O futuro da escola pública está em jogo nestas eleições, é essa a minha convicção, e espero que haja mais professores a perceberam isso.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.