Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

25
Set09

Domingo, às 19 horas e picos . . .

Vera Santana

. . .  os portugueses e as portuguesas terão exercido o direito de eleger representantes para a Assembleia da República ao longo do dia e os resultados provisórios começarão a ser conhecidos.

 

Recordo a longa noite democrática, na Fundação Calouste Gulbenkian, em que eramos muito jovens e esperávamos pelos resultados do 1º sufrágio livre. Estive lá, na sala da Imprensa, onde vivi com emoção esse primeiro escrutínio.

 

Hoje, a democracia continua a passar por aqui, pela eleição de representantes, mas passa também pelo exercício diário dos poderes, dos direitos e dos deveres que cada um tem, nos locais de trabalho e nos espaços públicos. Passa pelo diálogo e pela negociação do possível, enquadrados sempre por princípios. Este novo espaço público e virtual, de liberdade de expressão - o SIMpleX -  deu-me a possibilidade de dialogar com muitas pessoas que não conheço - os/as muitos/as comentadores/as que reagiram aos "posts" -cuja disponibilidade para participar e  força para argumentar, tantas vezes no sentido inverso ao das minhas ideias, fiquei a admirar profundamente!

 

A noite de dia 27 de Setembro de 2009 será curta, muito curta, ao contrário da 1ª noite de eleições em  Portugal. Muitos de nós já não somos jovens mas a expectativa, nestas eleições, é enorme. Sejam quais forem os resultados, há muito caminho a percorrer. Quotidianamente e em diálogo.

2 comentários

Comentar post