Este rol de 17 postes ilustra uma táctica que o PSD tem aperfeiçoado, essa sim exemplar realmente de um apelo ao oposicionismo pueril de alguns em Portugal, que consiste em transformar qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de conflito com o governo automaticamente em vítima de uma ditadura!!!
E há, sim senhora, um problema bem sério de (falta) de cultura democrática da parte de Manuela Ferreira Leite.
É estranho que uma pessoa que concluiu o seu curso em 1966 não tenha tido ocasião (conhecida pelo menos) de se manifestar publicamente contra a asfixia, ou melhor/pior falta de democracia que se vivia no Portugal do Estado Novo até 1974, como fizeram muitos contemporâneos seus. É mesmo muito estranho que aparentemente MFL só agora tenha dado pela asfixia democrática.
É estranho que uma pessoa com as responsabilidades políticas de MFL venha dizer – mesmo a ironizar – que se calhar o melhor era suspender a democracia por uns seis meses para resolver uns problemas. É que, como dizem NG e MM, com a democracia não se brinca.
É estranho que uma líder do PSD ache que democracia é haver eleições de quatro em quatro anos, e portanto venha dizer que a Madeira onde o PSD governa com maioria absoluta há décadas é um democracia modelo. Por esse critério absurdo e revelador de uma constrangedora falta de cultura democrática - de bastar haver eleições e oposição a concorrer para depois quem ganhar poder governar democraticamente - até o Estado Novo era uma democracia! Se é isto que MFL quer em Portugal então há um problema muito sério de falta de cultura democrática no PSD actual.
É estranho e grave que a líder do PSD se permita fazer as considerações que fez sobre os imigrantes em Portugal. Se estão cá legalmente têm o mesmo direito a trabalhar que os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, no TGV ou noutra coisa qualquer. Essas são declarações mais uma vez mostram uma nacionalismo conservador e tacanho, nada democrático, e que nos criará sérios problemas externos.
É muito estranho e preocupante que PSD venha fazer uma campanha em que se apresenta como dono da verdade. Salazar não diria melhor. Onde é que está o respeito democrático pelo adversário?
Convinha portanto - mais vale tarde do que nunca - que MFL, ou pelo menos NG e MM e CB viessem esclarecer cabalmente estas omissões e afirmações graves. Mas o mais Simplex é mesmo votar PS se quer evitar que o país todo se transforme numa democracia das bananas!