Por Porfírio Silva | Terça-feira, 08 Setembro , 2009, 09:58

 

Louçã ao Público: «A esquerda precisa de uma força para ter maioria e essa força não é o PS.» Resumo do jornal: «O Bloco de Esquerda não será governo sozinho. Mas o líder bloquista recusa nomear com quem fará alianças. Para já, exclui o PS da “maioria de esquerda”.»

Não sei qual de dois traços de Louçã é mais digno de nota agora que ele já se imagina primeiro-ministro.
Será o irrealismo? Sim, porque querer que destas eleições saia uma maioria de esquerda sem o PS...
Será a arrogância? Sim, porque dizer aos socialistas que eles não são esquerda... Quem lhe dá esse direito? O que o autoriza a querer ser jogador e árbitro ao mesmo tempo? Por que razão se arroga o papel de guarda da ortodoxia, da norma, da definição do que é ser de esquerda?

É tempo de avisar aqueles que esperavam que o BE ajudasse a renovar a esquerda: este homem vai desperdiçar os votos do Bloco em nome da sua ambição. Ele pode querer ficar na história como o primeiro líder trotskista deste mundo (e de qualquer outro) a ser primeiro-ministro. Mas uma "experiência histórica" desse calibre só interessa a meia dúzia de iniciados. E a nossa vida concreta interessa a todos nós.

tags: ,

Méon a 8 de Setembro de 2009 às 12:06
Ok, o homem poder ser lunático. Mas eu estou fartinho dos terráqueos que nos têm governado.

Um dos problemas da nossa política parece-me ser o desajustamento dos Partidos.

O PS deveria tirar a palavra "socialismo" e pôr "social-democrata". O PSD deveria mudar para Democrata Cristão. O CDS não existe, é um homem mais uns meninos... O PCP finge que o muro de Berlim nunca existiu.

O BE é a única coisa nova que apareceu por cá. Das camadas urbanas mais esclarecidas? Ingénuo? Lunático?

. O PS não consegue passar a mensagem de que é de esquerda.Por isso há muita gente que não quer mais do mesmo. Os simpatizantes PS não podem ignorar isso.
A senhora Leite é uma anedota, ainda por cima já velha ( a anedota!- haja respeito pela idade!). Aliás, parece que o seguro de vida do PS é mesmo essa anedota, contada todos os dias aos portugueses, como ainda ontem na Madeira, com um Conselheiro de Estado a mandar-nos levar onde ele é que devia levar...

Ficar em casa no dia 27?




Porfírio Silva a 8 de Setembro de 2009 às 15:26
Espero que o "seguro de vida" do PS seja a inteligência dos portugueses: acalmada a espuma, vê-se quem fez coisas pelo progresso do país e quem só fez contra-vapor.

Joaquim Reis a 8 de Setembro de 2009 às 18:46
Lá está você a intuir que o se vota PS e o PS ganha e com maioria absoluta ou então vai ser o descalabro, como só o PS possa tirar o Pais do atoleiro onde o colocou, sim porque foi o PS mais o PSD e o CDS que colocaram o pais no atoleiro onde está, foram os únicos que governaram no pós 25 de Abril, acho que chegou a hora de afastar estes que nos têm governado, venham outros!

Porfírio Silva a 8 de Setembro de 2009 às 19:02
Queria dizer-lhe duas coisas.
Primeira: o facto de uma força política nunca ter tido oportunidade de fazer disparates na governação não quer dizer que lhe demos essa possibilidade. O MRPP também nunca esteve no governo, nem o PND, para falar de dois casos muito diferentes. E daí? Julgamos quem faz coisas, não é?
Segunda: deve saber que há muita gente no PS que há muitos anos defende uma relação diferente entre o próprio PS e outros partidos à esquerda. Isso já deu, pontualmente, alguns frutos (Lisboa, por exemplo). Há muitos nomes sonantes nessa trincheira. E alguns não sonantes. E o que essa gente sente, hoje, é que o BE, por mera táctica, está a desperdiçar uma oportunidade. Por puro cálculo, Louçã quereria empurrar o PS para os braços do PSD. Por achar que seria melhor para o país? Ou por achar que seria melhor para o BE? Isso é o que está em discussão neste post.

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.