Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

08
Set09

uma experiência histórica?

Porfírio Silva

 

Louçã ao Público: «A esquerda precisa de uma força para ter maioria e essa força não é o PS.» Resumo do jornal: «O Bloco de Esquerda não será governo sozinho. Mas o líder bloquista recusa nomear com quem fará alianças. Para já, exclui o PS da “maioria de esquerda”.»

Não sei qual de dois traços de Louçã é mais digno de nota agora que ele já se imagina primeiro-ministro.
Será o irrealismo? Sim, porque querer que destas eleições saia uma maioria de esquerda sem o PS...
Será a arrogância? Sim, porque dizer aos socialistas que eles não são esquerda... Quem lhe dá esse direito? O que o autoriza a querer ser jogador e árbitro ao mesmo tempo? Por que razão se arroga o papel de guarda da ortodoxia, da norma, da definição do que é ser de esquerda?

É tempo de avisar aqueles que esperavam que o BE ajudasse a renovar a esquerda: este homem vai desperdiçar os votos do Bloco em nome da sua ambição. Ele pode querer ficar na história como o primeiro líder trotskista deste mundo (e de qualquer outro) a ser primeiro-ministro. Mas uma "experiência histórica" desse calibre só interessa a meia dúzia de iniciados. E a nossa vida concreta interessa a todos nós.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Porfírio Silva 08.09.2009

    Eu? Quem sou eu? Sou um cidadão. E não me deixo intimidar.
    Há alguns neste país que pensaram que nesta campanha eleitoral iriam intimidar os apoiantes do PS. Alguns andaram durante muitos meses a tentar que fosse quase proibido ser socialista, amigo de socialistas, simpatizante do governo, de Sócrates ou de qualquer rosa que por aí andasse. Mas falharam. Como este blogue, entre outras coisas, demonstra: somos nós que dizemos, porque assumimos a nossa cidadania e os novos controleiros ou inquisidores não nos assustam.
    Talvez os que vêem o Bloco a fazer a figura do PRD/Eanes estejam, afinal, com o susto que queriam que os socialistas tivessem.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.