Por Diogo Moreira | Quinta-feira, 03 Setembro , 2009, 16:42

Confesso que é com total estupefacção que recebi a notícia de que o Jornal Nacional da TVI à sexta, sob a coordenação de Manuela Moura Guedes, tinha sido suspenso por decisão da administração da TVI. O resultado foi a demissão em bloco da direcção de informação da estação e de alguns elementos da redacção.

 

Não gosto do estilo jornalístico de Manuela Moura Guedes, e nem era um espectador atento desse noticiário. Contudo, penso que é consensual que estamos a falar de um jornal líder de audiências, e que muito contribui para a liderança da própria TVI.

 

No meio disto, especula-se abertamente nos sítios do costume que esta decisão terá sido o resultado de alegadas pressões por parte do PS. Tal acusação, que carece de qualquer fundamento, é dirigida a um partido que historicamente se bateu pela liberdade de imprensa (vide Caso República), além de que indiciaria um nível de estupidez politica que é inimaginável num líder partidário que ganhou aquilo que Sócrates já conseguiu.

 

Mas o possível aproveitamento político desta situação é óbvio, podendo vir a ter reflexos desastrosos sobre a imagem do PS. 

 

É exigível, portanto, que a administração da TVI esclareça publica e cabalmente quais os motivos que levaram a esta decisão, que à luz do que é conhecido dificilmente poderá ser atribuído a razões de carácter económico. Não o fazer, poderá ser apenas entendido como uma tentativa de influenciar o resultado destas eleições. 

     

E para que fique claro, pela parte que me toca, obviamente repudio qualquer tentativa de influência política nos critérios editoriais de qualquer órgão de comunicação social. A liberdade de imprensa é um valor fundamental da democracia.

 

Qualquer acção por parte dos media que seja considerada, por indivíduos ou instituições, como injuriosa ou difamatória, pode ser sempre alvo de processo judicial. É assim que se resolvem os problemas em sociedades livres e democráticas.

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.