Por João Coisas | Sexta-feira, 24 Julho , 2009, 15:43


Anibal a 24 de Julho de 2009 às 15:57
Pelo menos as laranjas têm bom aspecto! São de 2005? Não importa. A(O)s Rosas recentes, além dos espinhos que cravaram na corpo dos portugueses, sobretudo na alma dos professores, estão com aspecto cadavérico.
Como diria Antero de Quental, se hoje fosse vivo, "Há nações (partidos) para a(o)s quais a epopeia é ao mesmo tempo um epitáfio. Pas à sua alma

Vera Santana a 24 de Julho de 2009 às 18:22
Os Professores tornaram-se no ícone da "má governação" do País. Ora, se bem me lembro, este Governo introduziu transformações em vários sectores, tais como Justiça, Saúde, Educação e Administração Pública.

Estes quatro sectores reagiram de diferentes maneiras às políticas sectoriais de mudança. No que respeita aos três primeiros, e porque são três sectores que integram cada um a sua corporação - respectivamente Juízes, Médicos e Professores - as reacções tiveram força e visibilidade. O último sector - a Administração Pública - não integra qualquer corporação sócio-profissional mas sim um conjunto plural de perfis sócio-profissionais (desde o jardineiro ao assessor principal), teve pouca força de reacção, foi pouco escutada nas ruas e nos media.

Continuando o raciocínio, deveríamos então, ter neste momento três ícones da "má governação" deste Governo, Juízes, Médicos e Professores. Mas tal não se verifica. Acontece que o mal-estar social foi coisificado num único grupo corporativo: os Professores. Pergunto que factores, que forças, que movimentos levaram a esta coisificação ?

Acontece ainda que um outro tipo de mal-estar social situado, também, nas relações de interface entre os cidadãos e o Estado se coisificou num "grupo social" - os funcionários públicos - mal considerados pela população em geral.

Indo por partes, vejamos em que se assemelham e em que diferem as relações entre os cidadãos e o Estado nos quatro grupos sócio-profissionais referidos. Os três primeiros grupos sócio-profissionais são percepcionados como actores que dão algo aos cidadãos: dão Justiça, dão Saúde, dão Educação. O último grupo sócio-profissional é percepcionado como actor que retira algo aos cidadãos: retira dinheiro dos impostos, retira tempo passado nas "filas", retira paciência no preenchimento de formulários. Assim, logo à partida, os funcionários públicos vão ser reificados como o Mal, como a face visível do Monstro-Estado . Por muito que tenham reivindicado, nas ruas, o Povo não lhes deu ouvidos. Dos restantes três "grupos sociais", a oposição - à esquerda e posteriormente à direita - reificou os Professores. Porque a luta entre esta corporação e o Governo foi mediada por Sindicatos muito experientes.

O Povo sabe que o desígnio dos Professores é serem avaliados. Ignora se os restantes grupos sociais são ou não avaliados.

Vera Santana a 24 de Julho de 2009 às 18:52
Errata.

No 3º parágrafo a seguir a ENTÃO está uma vírgula a mais.

João Coisas a 28 de Julho de 2009 às 18:58
Enfim...
Quem viu o post original, percebeu que eu queria ser pouco violento, mas um mero comentário, fez-me pensar que devo ter a acidez natural de uma laranja....
O comentário era de Aníbal, o tal que se não encontrasse um caminho, criava o seu...
E assim o fez....
Ou seja, alterei a imagem, para algo que as laranjas entendem: a perca de validade em 2005.
Enfim....

João Coisas a 29 de Julho de 2009 às 21:00
Caro GGG, fizeste um comentário pouco digno da Laranja(que eu respeito), por isso não vais ser publicado, mas apenas te digo que o teu IP está registado.....
Obrigado pelo calão....
webraços

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.