Por Carlos Manuel Castro | Sexta-feira, 28 Agosto , 2009, 00:16

                    

 

Vários países europeus já apostaram, e continuam a investir, no TGV.

 

Do ponto de vista geográfico, podemos observar que no lado ocidental há uma lacuna. A única, a do nosso País. Que o PS quer terminar e a oposição faz questão de manter.

 

A ter em conta, ainda, o apoio e entusiasmo da Comissão Europeia. Um meio de transporte mais rápido e amigo do ambiente.

 

Há uma dimensão ecológica nesta matéria amiúde esquecida, mas não pode ser desconsiderada. Se queremos, efectivamente, contribuir para a melhoria do ambiente.

 

Por outro lado, no final do século passado, o debate que a oposição ainda hoje não quer realizar em Portugal sobre este assunto, de encarar o TGV como motor de desenvolvimento, já movimentava e dinamizava a Europa Central.


Luis a 28 de Agosto de 2009 às 12:27
TGV = Corrupção
Todos os principais fabricantes TGV (Alstom, Siemens, etc) estiveram envolvidos em escândalos de corrupção associados ao TGV aos longo dos últimos 15 anos e em variados países. E isto do que foi descoberto e julgado, provavelmente é apenas a ponta do icebergue. Quem quiser que pesquise no google que encontra muita matéria.

TGV = Derrapagens catastróficas
Muitas das linhas construídas na Europa tiveram derrapagens orçamentais assustadoras. A mais recente na Holanda deveria servir de aviso a Portugal. A nova linha HSL-Zuid actualmente em construção entre Bruxelas e Amesterdão tem apenas 125 km. Em 2005 tinha um custo previsto de 3,3 mil milhões €. O custo final está estimado em 6,7 mil milhões de € !!!!

O custo apresentado para cá é ridículo, uma fraude, preparem-se para o dobro se não for muito mais. Se o projecto não tem viabilidade hoje e representa um sufoco angustiante de divida para as gerações futuras, com as derrapagens o cenário pode ser catastrófico.

Só governantes completamente loucos avançam com isto num país de economia tão débil como Portugal. E esses loucos incluem o PSD que chegou a ser ainda mais megalomono. É surreal ver como até a extrema esquerda apoia este projecto que só interessa aos fabricantes bancários e construtoras.

Se avançarem ficarão para a história como os carrascos da nação. Mas provavelmente pouco se chateiam com isso.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.