Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

16
Ago09

Cadernos eleitorais

Sofia Loureiro dos Santos

 

A preocupação pelo número de fantasmas nos cadernos eleitorais com o conhecimento actualizado do número de residentes em cada freguesia, é importantíssima para a reorganização e a reforma administrativa do território, assim como para a adequação dos meios às reais necessidades do país, no que diz respeito a serviços públicos do estado.

 

Essa reforma tem sido sistematicamente adiada. A limpeza dos cadernos eleitorais já foi anunciada mas não tem sido concretizada na totalidade, entre outras razões calculo que até pela dificuldade em saber com rigor o número exacto daqueles que estão a mais ou a menos, comparando com os números do último recenseamento populacional, e que freguesias estão sobre ou subdimensionadas. Esse conhecimento é crucial também para a reestruturação do número de autarcas e do número de autarcas por partido, sendo essencial para uma verdadeira reforma política do país.

 

No entanto é com o odiado e vilipendiado cartão do cidadão que essa reforma se irá fazer sem retrocessos nem abrandamentos, apenas porque decorre naturalmente do recenseamento automático dos cidadãos nas freguesias de residência e do recenseamento eleitoral automático para todos os maiores de 18 anos.

 

Com a generalização do cartão do cidadão, será automática a limpeza dos cadernos eleitorais e a reorganização dos mesmos, com o número de deputados por cada autarquia a até à própria Assembleia da República a serem obrigatoriamente recalculados.

 

É um bom exemplo de uma evolução tecnológica ao serviço dos cidadãos e do país.

 

Nota: Também aqui.
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.