Por Eduardo Pitta | Quinta-feira, 23 Julho , 2009, 12:30

Uma das questões que mais divide a opinião pública relaciona-se com a necessidade de maiorias absolutas. Nos países em que a oposição (em particular a que aspira a ser governo) não dá tiros no pé, os acordos parlamentares pós-eleitorais permitem governar em minoria. Isso pode e deve ser feito à esquerda e à direita. Em Portugal, infelizmente, a experiência demonstra o contrário. Nos últimos quatro anos e meio, o PSD teve, para dizer o mínimo, um comportamento errático. Escolho ao acaso três momentos-chave: [1] a deriva populista que levou à demissão de Correia de Campos; [2] o laissez-faire na greve dos camionistas, já sob direcção da dra. Manuela; [3] a cumplicidade objectiva com a Fenprof no caso da avaliação dos professores, matéria hoje reduzida a uma burocracia sem sentido. Julga o PSD, se por hipótese remota chegar ao governo, que pode governar, como pretende a Fenprof, sem avaliar a competência científica dos docentes?

 

Se o resultado de 27 de Setembro for uma maioria relativa do PS, é possível que o PCP e o BE viabilizem o programa de governo, deixando Sócrates governar mais uns tempos, com toda a instabilidade daí decorrente. Mas se a maioria relativa for do PSD, supõe a actual direcção do PSD que o conjunto da esquerda (maioritário) permitirá a passagem de um governo seu? Lembram-se de Alfredo Nobre da Costa, primeiro-ministro do III Governo Constitucional (1978), imposto por Eanes, que o Parlamento fez cair ao fim de pouco mais de 80 dias?

tags:

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.