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SIMplex

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09
Ago09

Setúbal: um distrito que entra definitivamente nas vias do futuro

Carlos Manuel Castro

Se há dias referi o início da construção da auto-estrada entre Bragança e Vila Real, como uma das boas marcas de investimento no interior do País deste mandato, dos últimos quatro anos fica bem patente um forte investimento num distrito do litoral, de grandes potencialidades mas ainda marcado por várias fragilidades: Setúbal.

 

Se a decisão de localizar o futuro aeroporto, em Alcochete (apesar de ficar entre os concelhos do Montijo e Benavente), é um dos principais pontos, não menos importante é a projecção da nova travessia do Tejo, que vai retirar os municípios do Barreiro e da Moita da encruzilhada geográfica, em termos de acessibilidades, em que se encontravam há décadas.

 

Ainda no norte do distrito, destaque para a abertura, por empenho deste Governo, do há muito pretendido Metro Transportes do Sul, a funcionar em Almada e Seixal e já tem prevista ampliação.

 

No centro, mais propriamente em Palmela, realce para a determinação do Ministério da Economia em manter a Auto-Europa em Portugal, uma das nossas pérolas industriais, bem como a sul, em Sines, a aposta no porto, que se quer de excelência mundial.

 

Há quem não queira ver marcas deste mandato governativo, em especial o PCP, que domina o Poder Local neste distrito, mas a obra e as marcas estão bem à vista de todos nós: emprego, riqueza, competitividade, mobilidade, acessibilidades.

 

P.S.- Outros investimentos no distrito, apostando na melhoria das acessibilidades.

2 comentários

  • Aeroporto: sempre fui dos que considerei melhor para o País localizar o aeroporto na margem sul do Tejo, mesmo quando a Ota estava a ser considerada como o novo destino. http://tugir.blogspot.com/search/label/Aeroporto
    E queira reconhecer, ou não, a decisão foi do Governo.

    Nova travessia do Tejo: como bem refere, não destaquei aqui a via ferroviária, já a realçara noutro espaço: http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt/691304.html; a lógica deste texto versa sobre o desenvolvimento de vários concelhos do distrito, sujeitos a várias dificuldades, no caso do Barreiro e da Moita pelos argumentos já referidos.

    MST: há muito sonhado e pretendido, o Metro é hoje uma realidade, por este Governo ter assumido o que outros não fizeram.

    Auto-Europa: trazer à colacção o caso da Quimonda, é querer tapar o sol com a peneira no caso desta fábrica de Palmela. O Governo tudo fez para manter a Quimonda activa, não conseguiu. No caso da Auto-Europa, teve um papel importante, em manter um dos principais pólos do nosso País.

    Sines: Qual é o mal do porto ser da época do Estado Novo? Por essa ordem de razões também se destruiria a ponte sobre o Tejo? Ora, sejamos objectivos e reconheça-se que estão a criar-se condições para termos um dos portos mais competitivos a nível mundial.

    Quanto ao Plano Estratégico de Transportes, a sua consulta pública terminou na semana passada: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/ConsultaPublica/Pages/20090625_Consulta_PET.aspx
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