Por Hugo Costa | Sexta-feira, 25 Setembro , 2009, 08:46

Não existem dúvidas que o BE defende o Serviço Militar Obrigatório.

 

 

Citação do programa do BE:

 

"Está transformada a própria natureza funcional das Forças Armadas: em nome do profissionalismo, da

eficiência empresarial, duma tecnocracia pretensamente apolítica, elas tendem a agir como corpos mercenarizados

de contratados de onde desapareceu qualquer eco, por retórico que fosse, do conceito republicano

dos “cidadãos em armas”. Corpos de profissionais de guerras imperialistas tendem a ser, em si mesmos,

uma ameaça à democracia."

 

É este o partido que os jovens olham como moderno? 

tags:

Por Hugo Costa | Sexta-feira, 25 Setembro , 2009, 08:11

Portugal a Preto e Branco - Continuação.

 

Vejam os últimos 10 segundos.

tags: ,

Por Hugo Costa | Segunda-feira, 21 Setembro , 2009, 21:47

O PCP reuniu hoje com a Associação Portuguesa de Deficientes. Entre críticas injustificadas ao trabalho notável e de sapa do governo nesta área, que o PSD tinha deixado entregue ao vazio existiram muitos elogios ao PCP.

 
Mas algo não batia certo nesta reunião. O PCP foi reunir com um Associação que é Presidida por alguém que além deste cargo é Presidente do Comité Paralímpico Português e candidato a deputado pelo PCP. Ver lista.
 
Será que os candidatos a deputados do PCP reuniram-se consigo Próprios?
tags:

Por Hugo Costa | Sexta-feira, 11 Setembro , 2009, 08:31
tags:

Por Hugo Costa | Quarta-feira, 09 Setembro , 2009, 18:45

 

- Pai, o meu lápis já se partiu!
- Mas Joãozinho, o material que o Estado nos dá já acabou e como o lápis é um bem de luxo, nem posso abater nos impostos…
- Pai, eu preciso!
 - Vamos ver então se na loja ainda não ultrapassámos o limite do autorizado pelo Grande Líder.
No dia seguinte, o Joãozinho chega à escola, e repara que só um menino é que tinha um lápis em condições. Chegado a casa, conta a situação ao pai. O pai, quando percebe, diz ao filho meio a chorar:
- Sabes meu lindo, esse menino é filho do revolucionário responsável pelo Comando Local e eles têm sempre tudo.
Nessa noite, esse pai não dormiu a chorar, lembrando-se dos seus tempos de menino, quando existia liberdade de comprar e vender.
tags:

Por Hugo Costa | Quarta-feira, 09 Setembro , 2009, 18:07

Depois do debate de ontem, uma dúvida me assola. Será que todos os votantes do Bloco têm consciência de que Francisco Louçã quer aumentar os impostos à classe média e baixa, acabando com as deduções de despesas na educação e saúde?

 

Respeito Francisco Louçã pelo economista que é. Como político, não deixa de ser curioso ter tido o seu “momentus horribilis” na sua área de eleição. Por mais que tenha tentado, Francisco Louçã não conseguiu sustentar o programa do Bloco, que visa o aumento do esforço fiscal de todos os portugueses.
O nervosismo foi claro. Louçã sempre gostou de jogar ao ataque. Colocado numa posição defensiva, foi incapaz e inábil para defender o seu programa de governo radical.
Terá sido o fim de um mito?

Por Hugo Costa | Quinta-feira, 03 Setembro , 2009, 11:39

Hoje é o dia do debate entre os amanhãs que cantam e os amanhãs que cantavam até à demagogia fazer rouquidão.

tags:

Por Hugo Costa | Quinta-feira, 03 Setembro , 2009, 01:49

Acompanhei com bastante interesse o debate do círculo de Santarém na RTPN. O conhecimento do terreno dos 21 concelhos do distrito dos cabeças de lista nas legislativas do PSD, CDU, BE e CDS era risível. Alguns deles pareciam conhecer tanto do Ribatejo como eu da China.

 

Jorge Lacão pelo PS mostrou ao contrário de todos os outros conhecer o terreno que pisava e numa atitude pedagógica mostrou o que foi feito para avançar o país e o distrito. Do outro lado apenas teve demagogia.
Nesse debate Pacheco Pereira prometeu que o PSD ia em quinze dias travar as importantes medidas com que o PS modernizou o país. O famoso rasgar? O mentor da revolução cultural laranja em está em acção. A nível de assuntos regionais muito pouco do homem que julga ser dono da verdade. Contudo, bastante curioso que por exemplo tivesse dito que Mação, Ferreira do Zêzere e Sardoal eram concelhos desertificados. De acordo! Mas quem os governa há muito tempo? PSD!
Em relação ao candidato do CDS. Resumo o mesmo como muito fraquinho e desadequado ao distrito. Do Ribatejo nada sabia. Referia sectores que estavam bem no distrito como maus. E dizer que o Ribatejo precisa mais de direita, não lembra a ninguém. Pelo que vimos o país agradece que o CDS continue sem eleger pelo distrito de Santarém.
Quanto aos cabeças de lista da CDU e BE o desconhecimento do distrito era visível, assim como o ataque constante ao PS. Mas quem não está já farto dessa cassete?
 

Por Hugo Costa | Sexta-feira, 28 Agosto , 2009, 13:03
Li o programa do PSD. Uma desilusão total. Anteriormente estávamos no rasgar. Agora passámos ao suspender tudo. Conquistas de credibilidade são mandadas para o lixo apenas por bota abaixo. Não interessa ao PSD e a Manuela Ferreira Leite o interesse do país, ficamos apenas com o eleitoralismo barato de prometer tudo a todos e assumir como seu programa todas a criticas das corporações. A este populismo barato, chamo apenas oportunismo.
tags:

Por Hugo Costa | Terça-feira, 25 Agosto , 2009, 15:17

 

Mário Soares é sem sombra de dúvida a grande figura política portuguesa viva e uma das mais significativas europeias.
Dessa forma importa saber o que disse sobre a entrevista de Ferreira Leite à RTP num artigo de opinião(hoje publicado no Diário de Noticias).
Algumas citações:
“A entrevista que a Dra. Manuela Ferreira Leite concedeu à RTP1, que vi e ouvi com a maior atenção, constituiu, para mim, uma profunda decepção. Não esperava muito, confesso, dadas as intervenções que tem feito, desde que é líder do PSD. Mas foi pior do que supunha. De uma banalidade que, algumas vezes, roçou o patético.”
“Só falou dela própria.”
“Não deu qualquer elemento novo. Limitou-se a apresentar a sua personalidade de moralista, como paladina da verdade e pura como uma vestal, em contraste com a do seu principal adversário, José Sócrates, a quem não se impediu de chamar "mentiroso", um termo pouco próprio num debate democrático entre adversários políticos. Com um olhar de mazinha ao canto do olho, que me surpreendeu...”
“Realmente, não disse nada de jeito, sobre nenhum dos temas da actualidade que refiro.”
O Remate final do Dr. Soares é perfeito:
“…a entrevista foi uma verdadeira ocasião perdida!”

Por Hugo Costa | Sexta-feira, 21 Agosto , 2009, 13:39

 

Ontem a entrevista a Ferreira Leite além do momento “Foi gira esta última pergunta não foi?", teve o momento PowerPoint. Ferreira Leite trocou o termo do software informático,  com o do teleponto. Tudo a ver. Não acham?
Só faltou dizer:  “O que era bom era o tempo do giz branco e quadro preto"
 
 

Por Hugo Costa | Sexta-feira, 21 Agosto , 2009, 00:03

 

Ferreira Leite acusou hoje o governo de Sócrates de “asfixia democrática”. Como? Não foi a mesma senhora que certo dia disse que o melhor era suspender a democracia durante 6 meses?
A que democracia se referia hoje Ferreira Leite? A que ela acredita, onde começa e acaba quando se quiser?
Esta conversa faz-me lembrar a História de outro ex – Ministro das Finanças, mas esse Professor em Coimbra.

Por Hugo Costa | Quarta-feira, 19 Agosto , 2009, 13:59

 

Durante o decorrer da semana passada foi apresentado o balanço e o programa de governo na área da juventude do Partido Socialista.
Enquanto isso da parte de Ferreira Leite, o único ponto que se conhece sobre o seu programa para juventude foi o que disse no ano passado:
“Há uma política errada no que respeita à juventude. Não pode ser uma política assistencial, de ajudas, subsídios e patrocínios que começa na família e acaba no Estado"
Com esta ideologia, se o PSD ganhar: As políticas de discriminação positivas dos jovens acabam no dia a seguir à tomada de posse. Os apoios ao emprego e à habitação jovem serão destruídos. A associação social escolar enviada para a caridadezinha. O apoio ao associativismo juvenil ignorado. Existe alguma dúvida?

Por Hugo Costa | Terça-feira, 11 Agosto , 2009, 18:05

 

Se existem matérias onde o Partido Socialista tem-se diferenciado de outros partidos é nas políticas sociais e na defesa investimento público.

 

Em relação às políticas sociais medidas como o Complemento Solidário para Idosos e programas com o PARES foram inovadores e permitiram combater a pobreza e a exclusão onde ela mais doía. Os resultados positivos nos indicadores de desigualdade são uma demonstração do mesmo.

Quanto ao Investimento Público, são conhecidas as críticas da direita ao programa de Investimentos do governo que segundo eles é excessivo.
Visto isto, qual a legitimidade para a deputada Helena Pinto (BE) ter dito hoje o seguinte: "Falta muita legitimidade política ao engenheiro José Sócrates para falar quer no investimento público, quer no reforço das políticas sociais”?
Realmente falta muita legitimidade política para o BE atacar estas duas áreas.
tags:

Por Hugo Costa | Domingo, 09 Agosto , 2009, 10:41

 

As listas do PSD estão fechadas. Pacheco Pereira é o cabeça de lista do distrito de Santarém. Desta forma importa ver afinal o que o fim da sua reforma política (com direito a subvenção vitalícia) traz ao debate das legislativas.
A certeza de um espírito a roçar o estalinismo é expectável. Pacheco Pereira é conhecido pela pouca solidariedade para quem não está do mesmo lado, mas mais importante é ver as posições daquele que já foi cabeça de lista de distritos como Aveiro e Porto. A minha primeira análise vai para a sua total insensibilidade social, posteriormente (em outros posts) irei analisar outros pontos de vista de Pacheco Pereira. Em 2001 referindo-se ao Rendimento Mínimo Garantido disse:
“Um governo corajoso devia acabar com este no primeiro dia da governação”
O Rendimento Mínimo Garantido foi uma das medidas sociais mais importantes adoptadas na História da Política Social Portuguesa, obtendo claros resultados na diminuição das desigualdades sociais, aproximando os 10% mais ricos dos 10% mais pobres. O Rendimento Mínimo Garantido ao longo dos anos tem permitido a resolução de problemas de pobreza extrema e capacitação para a emancipação social. Este instrumento tem como principio o direito à subsistência em padrões mínimos. Não sendo factor de exclusão o motivo ou a inexistência de anteriores contribuições para o sistema público de Segurança Social.
De referir que Portugal foi o penúltimo país da União Europeia a seu tempo, a adoptar a resolução de 1992 do Conselho de Ministros da União Europeia sobre a matéria de onde cito a explicitação dada ao mesmo apoio social “ o direito fundamental dos indivíduos a recursos e prestações suficientes para viver em conformidade com a dignidade humana.”
 
É esta a insensibilidade social que graça nas listas do PSD de Manuela Ferreira Leite. Pacheco Pereira representa aquelas pessoas que pelo seu nível de rendimento se esquecem de quem está abaixo dos níveis mínimos da dignidade humana, utilizando o populismo fácil para arrastar votos. O Rendimento Mínimo Garantido só pode ser considerado uma má medida por quem nunca precisou de um “empurrão” na vida para conseguir viver de forma digna. Como com todas as políticas sociais, não são os abusos que fazem de uma medida socialmente justa, uma má medida.

Por Hugo Costa | Sexta-feira, 07 Agosto , 2009, 13:06

 

As listas fratricidas e “jurássicas” do PSD já são notícia há vários dias. Acredito que é altura de discutir ideias. Mas ainda sobre as listas existe um facto que me intriga:
Que faz Alberto João Jardim nas listas das legislativas do PSD como cabeça de lista da Madeira (como sempre)? Como é possível alguém dizer que é candidato, mas não quer ir para o parlamento? Não é enganar os eleitores? Como pode o PSD nacional suportar essa “fantochada”? As dúvidas ficam.

Por Hugo Costa | Quinta-feira, 06 Agosto , 2009, 13:57

 

Hoje o jornal i publica uma entrevista do Presidente da Distrital de Lisboa do PSD. Entre acusações de política tribal a Ferreira Leite, mesquinhez da líder, intolerância da direcção, ataques aos candidatos arguidos, etc. Uma frase se destaca:

“O PSD pode ter perdido as legislativas.”


Por Hugo Costa | Terça-feira, 04 Agosto , 2009, 18:29

 

Ferreira Leite mostra a verdade. Listas que parecem as das legislativas dos anos 90. Renovação foi palavra esquecida. Passos Coelho expulso das listas de Vila Real e Miguel Relvas expulso das listas de Santarém por não serem seus apoiantes. E como sal temos o facto de existirem 2 arguidos nas listas.
A verdade chegou.
tags:

Por Hugo Costa | Terça-feira, 04 Agosto , 2009, 13:00

 

Uma política de verdade. Esta notícia é no mínimo contraditória em relação a toda a lógica do discurso do PSD. As encolhas responsabilizam.
tags: ,

Por Hugo Costa | Segunda-feira, 03 Agosto , 2009, 13:06

 

No blog anti PS o Tiago Moreira Ramalho veio demonstrar toda a azia que existe na direita em relação aos temas de valores e costumes.
Ao contrário do insinuado não acho o aborto a melhor coisa do mundo. Mas não o condeno.
Acredito num país onde as mulheres que sejam obrigadas a fazer Interrupção Voluntária da Gravidez o façam em condições de saúde e não sejam presas por isso. A prisão estava na lei anteriormente vigente. Se Manuela Ferreira Leite e o Tiago Moreira Ramalho acreditam numa sociedade onde a escolha não seja opção e onde através de falsos moralismo se coloca as mulheres com dinheiro a interromper a gravidez em Espanha e as sem dinheiro nos vãos de escada, acreditam numa sociedade do passado. Eu não acredito nessa sociedade, assim como a maioria dos portugueses demonstrou não acreditar. Ou será que já não se lembram do resultado do referendo?
Ao Tiago Moreira Ramalho digo: Jamais morrerem mulher por aborto clandestino em Portugal.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.