Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

SIMplex

SIMplex

25
Set09

Bloco defende Serviço Militar Obrigatório

Hugo Costa

Não existem dúvidas que o BE defende o Serviço Militar Obrigatório.

 

 

Citação do programa do BE:

 

"Está transformada a própria natureza funcional das Forças Armadas: em nome do profissionalismo, da

eficiência empresarial, duma tecnocracia pretensamente apolítica, elas tendem a agir como corpos mercenarizados

de contratados de onde desapareceu qualquer eco, por retórico que fosse, do conceito republicano

dos “cidadãos em armas”. Corpos de profissionais de guerras imperialistas tendem a ser, em si mesmos,

uma ameaça à democracia."

 

É este o partido que os jovens olham como moderno? 

21
Set09

Aproveitamento do PCP - Deficiência

Hugo Costa

O PCP reuniu hoje com a Associação Portuguesa de Deficientes. Entre críticas injustificadas ao trabalho notável e de sapa do governo nesta área, que o PSD tinha deixado entregue ao vazio existiram muitos elogios ao PCP.

 
Mas algo não batia certo nesta reunião. O PCP foi reunir com um Associação que é Presidida por alguém que além deste cargo é Presidente do Comité Paralímpico Português e candidato a deputado pelo PCP. Ver lista.
 
Será que os candidatos a deputados do PCP reuniram-se consigo Próprios?
09
Set09

Um conversa entre um filho e um pai no país de sonho do BE

Hugo Costa

 

- Pai, o meu lápis já se partiu!
- Mas Joãozinho, o material que o Estado nos dá já acabou e como o lápis é um bem de luxo, nem posso abater nos impostos…
- Pai, eu preciso!
 - Vamos ver então se na loja ainda não ultrapassámos o limite do autorizado pelo Grande Líder.
No dia seguinte, o Joãozinho chega à escola, e repara que só um menino é que tinha um lápis em condições. Chegado a casa, conta a situação ao pai. O pai, quando percebe, diz ao filho meio a chorar:
- Sabes meu lindo, esse menino é filho do revolucionário responsável pelo Comando Local e eles têm sempre tudo.
Nessa noite, esse pai não dormiu a chorar, lembrando-se dos seus tempos de menino, quando existia liberdade de comprar e vender.
09
Set09

Fim de um mito

Hugo Costa

Depois do debate de ontem, uma dúvida me assola. Será que todos os votantes do Bloco têm consciência de que Francisco Louçã quer aumentar os impostos à classe média e baixa, acabando com as deduções de despesas na educação e saúde?

 

Respeito Francisco Louçã pelo economista que é. Como político, não deixa de ser curioso ter tido o seu “momentus horribilis” na sua área de eleição. Por mais que tenha tentado, Francisco Louçã não conseguiu sustentar o programa do Bloco, que visa o aumento do esforço fiscal de todos os portugueses.
O nervosismo foi claro. Louçã sempre gostou de jogar ao ataque. Colocado numa posição defensiva, foi incapaz e inábil para defender o seu programa de governo radical.
Terá sido o fim de um mito?
03
Set09

Ribatejo em Debate

Hugo Costa

Acompanhei com bastante interesse o debate do círculo de Santarém na RTPN. O conhecimento do terreno dos 21 concelhos do distrito dos cabeças de lista nas legislativas do PSD, CDU, BE e CDS era risível. Alguns deles pareciam conhecer tanto do Ribatejo como eu da China.

 

Jorge Lacão pelo PS mostrou ao contrário de todos os outros conhecer o terreno que pisava e numa atitude pedagógica mostrou o que foi feito para avançar o país e o distrito. Do outro lado apenas teve demagogia.
Nesse debate Pacheco Pereira prometeu que o PSD ia em quinze dias travar as importantes medidas com que o PS modernizou o país. O famoso rasgar? O mentor da revolução cultural laranja em está em acção. A nível de assuntos regionais muito pouco do homem que julga ser dono da verdade. Contudo, bastante curioso que por exemplo tivesse dito que Mação, Ferreira do Zêzere e Sardoal eram concelhos desertificados. De acordo! Mas quem os governa há muito tempo? PSD!
Em relação ao candidato do CDS. Resumo o mesmo como muito fraquinho e desadequado ao distrito. Do Ribatejo nada sabia. Referia sectores que estavam bem no distrito como maus. E dizer que o Ribatejo precisa mais de direita, não lembra a ninguém. Pelo que vimos o país agradece que o CDS continue sem eleger pelo distrito de Santarém.
Quanto aos cabeças de lista da CDU e BE o desconhecimento do distrito era visível, assim como o ataque constante ao PS. Mas quem não está já farto dessa cassete?
 
28
Ago09

O oportunismo de rasgar e suspender

Hugo Costa
Li o programa do PSD. Uma desilusão total. Anteriormente estávamos no rasgar. Agora passámos ao suspender tudo. Conquistas de credibilidade são mandadas para o lixo apenas por bota abaixo. Não interessa ao PSD e a Manuela Ferreira Leite o interesse do país, ficamos apenas com o eleitoralismo barato de prometer tudo a todos e assumir como seu programa todas a criticas das corporações. A este populismo barato, chamo apenas oportunismo.
25
Ago09

Mário Soares e a entrevista de Ferreira Leite

Hugo Costa

 

Mário Soares é sem sombra de dúvida a grande figura política portuguesa viva e uma das mais significativas europeias.
Dessa forma importa saber o que disse sobre a entrevista de Ferreira Leite à RTP num artigo de opinião(hoje publicado no Diário de Noticias).
Algumas citações:
“A entrevista que a Dra. Manuela Ferreira Leite concedeu à RTP1, que vi e ouvi com a maior atenção, constituiu, para mim, uma profunda decepção. Não esperava muito, confesso, dadas as intervenções que tem feito, desde que é líder do PSD. Mas foi pior do que supunha. De uma banalidade que, algumas vezes, roçou o patético.”
“Só falou dela própria.”
“Não deu qualquer elemento novo. Limitou-se a apresentar a sua personalidade de moralista, como paladina da verdade e pura como uma vestal, em contraste com a do seu principal adversário, José Sócrates, a quem não se impediu de chamar "mentiroso", um termo pouco próprio num debate democrático entre adversários políticos. Com um olhar de mazinha ao canto do olho, que me surpreendeu...”
“Realmente, não disse nada de jeito, sobre nenhum dos temas da actualidade que refiro.”
O Remate final do Dr. Soares é perfeito:
“…a entrevista foi uma verdadeira ocasião perdida!”