Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

SIMplex

SIMplex

25
Set09

Onde estavas em 27 de Setembro?

João Pinto e Castro

Há quatro anos, eu não sabia muito bem o que esperar do primeiro-ministro José Sócrates. Agora, acho que o resultado foi muito melhor do que tinhamos direito a esperar, sobretudo dadas as circunstâncias extremamente difíceis da governação, agravadas desde o Verão de 2007 pela avassaladora crise internacional.

Mais, considero que tivemos o melhor governo em 35 anos de democracia.

Também a presente campanha foi uma das melhores e mais entusiásticas de sempre. Poucas vezes, como agora, se discutiram tanto os programas dos partidos, a poucos sobrando dúvidas acerca do muito que distingue uns dos outros. Os debates foram tão esclarecedores como o podem ser nestas circunstâncias. Os eleitores interessaram-se e estão mobilizados para votar.

Neste domingo, não somos apenas chamados a votar num rumo para o governo do país. Está também em causa saber o que pensamos sobre a tentativa de degradação do debate democrático que o PSD sistematicamente protagonizou nesta legislatura.

No dia 27 de Setembro, é indispensável que o voto popular traduza uma clara condenação da política suja que emporcalha a vida pública e boicota o debate racional e civilizado.

Vocês sabem o que está em jogo.

 

 

28
Ago09

Políticos de palmo e meio

João Pinto e Castro

 

Mais um extracto da entrevista de Louçã ao Jornal de Negócios de 4ª feira:

P - Esta "desprivatização" da Galp e EDP seria um confisco ou uma compra?

R - Há várias formas possíveis. De Gaulle nacionalizou sem indeminização.

Reparem na subtileza. Se algo grave suceder, o responsável terá sido De Gaulle, não Louçã. (Poderia ter lembrado Vasco Gonçalves, mas, no momento, só lhe ocorreu De Gaulle.) Louçã não se pronuncia directamente pelo confisco: "há várias formas possíveis", constata o homem de ciência. Mas, se até o reaccionário do De Gaulle confiscou...

28
Ago09

É fazer as contas...

João Pinto e Castro

Interrogado pelo Jornal de Negócios sobre qual a medida mais urgente para combater a crise se assumisse a liderança do governo, Louçã respondeu:

"A primeira prioridade, porque são precisas medidas de injecção de actividade económica, seria um plano de reabilitação urbana dirigido a uma parte das 500 mil casas que estão desocupadas. Isso envolveria cerca de 2.500 milhões de euros de gastos públicos, 1,5% do produto."

Adoro o rigor da proposta. "Uma parte das 500 mil casas" quantas casas será? Se fossem mesmo 500 mil, o "plano" corresponderia a gastar não mais que 5 mil euros por casa, o que daria para pouco mais que pintar as paredes e mudar as lâmpadas.

 

27
Ago09

Premissas e conclusões

João Pinto e Castro

 

 

Louçã defende na sua entrevista de ontem ao Jornal de Negócios a nacionalização da Galp e da EDP, e explica: "Pretendemos que os serviços estratégicos de energia e de comunicações sejam públicos." Se é essa a ideia, esqueceu-se de mencionar as empresas de telecomunicações, de transportes e de auto-estradas.

Mais adiante, porém, Louçã precisa o seu pensamento. Os grandes grupos portugueses estão acoitados em sectores onde não há (ou há pouca) concorrência. Ora, não faz sentido deixar à iniciativa privada sectores de monopólio natural. Simpatizo, com reticências, com esta linha de raciocínio.

21
Ago09

Pobre PP

João Pinto e Castro

Gente traiçoeira foge da própria sombra. Vigaristas temem emprestar dinheiro à mãe. Conspiradores farejam intrigas em toda a parte.

Assim como és, assim verás o mundo. O artigo de Pacheco Pereira na Sábado é o involuntário auto-retrato de alguém demasiado versado nas manhas da baixa política.
PP imagina que, se alguém faz algo, só pode ser a troco de dinheiro ou poder. Homem, fuja das más companhias.
No mundo real há muita generosidade e muita bonomia. Pessoas de todas as inclinações ideológicas intervêm na vida pública por sentido ético, para passarem um bom bocado, para revelarem os seus dotes, para agradarem aos amigos, e por aí fora. Mas – que se lhe há-de fazer? – PP, o pobre PP, só conhece as outras.
Se a mulher a dias de PP colaborasse no Simplex, decerto escreveria sob pseudónimo.
13
Ago09

Toma e vai buscar

João Pinto e Castro

 

A recessão começou em Portugal mais tarde e acabou mais cedo.

Como justificará agora o PSD a sua teoria de que o país estava pior preparado para enfrentar a crise mundial do que os seus parceiros da UE?

Há acontecimento assim, fatais para teses alucinadas sustentadas em argumentos sem sustentação sólida.

Depois disto, resta-lhes tentar ressuscitar o "caso" Freeport.

12
Ago09

Luzinha ao fim do túnel para Campos e Cunha

João Pinto e Castro

Luis Campos e Cunha, muito angustiado com o estado do país, não encara a possibilidade de votar no PSD porque "tem um discurso muito centrado na questão orçamental. Mesmo sem ter feito uma análise custo-benefício, ele assegura-nos que, para além da questão orçamental, há outros grandes problemas, como, por exemplo, a língua portuguesa e a presença de Portugal no mundo.

Esta declaração é algo estranha, porque Campos e Cunha gasta praticamente toda a sua entrevista ao i de ontem a falar sobre sobre questões orçamentais. Pensando melhor, talvez fosse boa ideia votar na Drª Manuela.

10
Ago09

Assim, é muito fácil

João Pinto e Castro

Maria Clara Murteira, professora na Universidade de Coimbra e especialista em Economia das Pensões, critica hoje em entrevista ao Jornal de Negócios a reforma da Segurança Social do Governo socialista.

In nuce, o seu argumento é este: se as dificuldades do sistema resultam "do abrandamento do crescimento económico e do desemprego, do recurso sistemático à antecipação da idade da reforma e do envelhecimento populacional (...) por que é que a única solução encontrada foi a redução do nível de pensões?"