Por Bruno Reis | Sexta-feira, 14 Agosto , 2009, 16:53

Os comentários que o Rui Tavares não sabe se fez à Visão, mas que lá apareceram publicados, realmente apenas são surpreendentes por virem de quem vêm. E a mim supreenderam-me e desgostaram-me, mesmo passado dias de terem sido divulgados. Talvez não os tenha feito, e convinha então que os desmentisse claramente. Geralmente os ataques ad hominem são especialidade de quem não pode mais em termos de argumentos.

 

Um primeiro ponto é o do desinteresse e partidarite dos blogues de causas como o Simplex. A isso responderia que têm a vantagem da honestidade - assumem claramente um objectivo político. O que não faltam são blogues bem partidários, mas que negam esse facto. Eu nunca senti aqui qualquer pressão no setindo de ter de alinhar por uma qualquer agenda partidária aquilo que escrevo.

 
Mas este tipo de declarações não surpreendem porque, como expliquei no meu primeiro poste neste blogue, uma das razões para arriscar tornar público o meu apoio ao PS nas legislativas é precisamente o facto de considerar que ainda só vivemos em meia-democracia. Não é possível apoiar um partido que esteja no governo - sobretudo se for de esquerda - sem se ser acusado sistematicamente de oportunismo, carreirismo e outros insultos semelhantes. Muita da "análise política" divulgada na nossa imprensa há já algum tempo que insiste nesse brilhante raciocínio.
 
É realmente natural que haja oportunistas em torno dos partidos de poder. Como é natural que haja ineptos frustrados, demagogos populistas e velhos do Restelo deslocalizados nos partidos de oposição mais ou menos permanente. Porém reduzir o debate político - seja em blogues, seja em qualquer meio de comunicação -  a esses chavões é afundar a  política na falta de senso e no mau gosto. É sobretudo ou não perceber ou não aceitar algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia: o respeito por pontos de vista diferentes e a capacidade de os debater sem descer aos ataques pessoais.

 


Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.