Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

06
Ago09

Combater o isolamento

Carlos Manuel Castro

Não raras vezes se fala do isolamento do interior, da sua perda de competitividade em relação ao litoral, mas tudo fica por palavras, sem consequência.

 

Ora, este mandato governativo marca uma nova era, na coesão territorial e aproximação do litoral ao interior.

 

Apesar do ponto nem sempre merecer  grande atenção, especialmente nos meios urbanos litorais, é de realçar a construção da auto-estrada Bragança - Vila Real.

 

Agora, todos os distritos passam a ter auto-estrada. Algo que o distrito de Bragança, o único do País que ainda não tinha um único quilómetro, passa a ter... 35 anos depois da conquista da Liberdade, como bem disse José Sócrates, acerca deste novo troço, esta é a "auto-estrada da Justiça".

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Joao Santos 06.08.2009

    Passe no eixo Castelo Branco - Fundão - Covilhã e pergunte como era antes da A 23.
    E digo-lhe uma coisa, tb só se pouparam uns 15 minutos para chegar lá, indo de Lisboa.
    E olhe que o mundo rural está bem melhor do que o pintam.
  • Sem imagem de perfil

    henrique pereira dos santos 06.08.2009

    Caro João Santos,
    Tem a certeza de que a diminuição do tempo entre Lisboa e Castelo Branco provocada pelo IP6 foi só um quarto de hora? A informação que tenho, entre Lisboa e Castelo Branco, portanto menos, bastante menos, que para o Fundão e Covilhã, é que a redução foi de três quartos de hora. Mas isso não é o essencial porque a base económica de Castelo Branco/ Fundão/ Covilhã está muito longe de ser a mesma de Bragança, como sabe.
    Quanto ao efeito do IP6 talvez citando um comentário despretensioso de um blog do Sabugal, como poderia citar dezenas de estatísticas:
    "Mantém-se e, infelizmente, agrava-se a evolução da população residente no Concelho do Sabugal.
    O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as estimativas demográficas de 2007.
    No Quadro mostra-se a evolução havida desde 2001, para o conjunto NUT III Beira Interior Norte, a que juntaram os concelhos de Belmonte e Penamacor que é constituída pelos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, os quais tiveram na década 1991/2001 uma evolução demográfica que pode ser assim caracterizada:
    (falta aqui o quadro mas pode procurar quaisquer estatísticas de evolução da população que todas lhe dirão o mesmo)
    Da análise deste Quadro retiram-se as seguintes conclusões principais:
    – Acentua-se a diminuição da população da Beira Interior Norte (-4,11 por cento) com diminuição do peso relativo no seio da Região Centro, dado que a população desta Região sobe no mesmo período 1,6 por cento.
    – Acentuação da concentração da população da Beira Interior Norte no núcleo urbano principal – Guarda com 40,12 por cento do total.
    – Manutenção da tendência de evolução negativa da população do Concelho do Sabugal com claros sinais de agravamento – decréscimo havia sido de 12,1% entre 1991 e 2001, diminuindo 9 por cento nestes seis anos.
    – Evolução fortemente negativa de Penamacor, mas positiva, invertendo a tendência da década anterior, para Belmonte.
    – O Concelho do Sabugal mantém-se como o segundo concelho da BIN com maior número de habitantes.
    Saliente-se, por fim que da análise das estatísticas demográficas referentes a 2007, ressalta um dado que deve levar a pensar quanto à importância das ligações a eixos viários principais, como é o caso da A23.
    Na verdade e analisando a evolução dos Concelhos melhor servidos por esta via – Guarda, Fundão, Covilhã e Castelo Branco –, conclui-se que, no seu conjunto, os mesmos registaram uma evolução negativa de cerca de 2 por cento entre 2001 e 2007, com especial destaque para a Covilhã que perdeu 3,6 por cento da sua população.
    «Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos"
    Aliás, se assim não fosse, não teria sido adoptada a política de fecho de serviços públicos que nenhum governo gosta de adoptar.
    Gosto do seu optimismo mas infelizmente a realidade tem o mau gosto de não se impressionar com as nossas opiniões e desejos.
    henrique pereira dos santos
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.