Henrique Baltazar a 4 de Agosto de 2009 às 15:02
Isaltino Morais foi condenado a sete anos de prisão efectiva e perda de mandato. Irá recorrer, obviamente, o que fará com que a sentença, a ser confirmada, só o será daqui a alguns anos. Mas mais do que a decisão judicial, que não transitou em julgado e que me abstenho de comentar, importa pensar nas consequências políticas.

Desde logo, para o próprio. Isaltino não tem condições políticas para permanecer na política activa, pelo que se deve demitir e não se candidatar às próximas eleições. O PSD esfregaria as mãos de contente, porque recuperaria a Câmara de Oeiras. A bem da democracia, é isso que deveria acontecer, pois a democracia não é apenas eleições, é também respeito pelos cidadãos e pelos órgãos de soberania, neste caso da justiça.

Para o PSD a decisão não podia ter ocorrido em pior altura, mas por responsabilidades próprias. É que esta direcção do PSD não só não deu seguimento à proposta feita pelo próprio partido nos tempos da liderança de Marques Mendes, que proibiria a candidatura de pessoas acusadas por crimes exercidos durante os seus mandatos, como ainda por cima incluiu nas listas de deputados António Preto e Helena Lopes da Costa, ambos acusados em processos-crime.

Manuela Ferreira Leite tem agora de resolver o problema. A primeira hipótese seria excluindo esses candidatos das listas. Mas como é que justificaria essa exclusão? Se fosse consequente com o seu discurso moralista implícito no slogan "Política de verdade", teria de assumir que essa exclusão era apenas porque as pessoas tinham reparado na inclusão desses candidatos e ela tinha medo de perder votos com isso.

Mas para todas as coisas há sempre alternativa. Podem ser os candidatos a auto-excluirem-se, evitando que tenha de ser a líder a fazê-lo. Querem apostar que é isto que vai acontecer?

Mas mesmo assim, valerá a pena perguntar a Manuela Ferreira Leite porque é que escolheu esses candidatos.

Vasco Rosa a 4 de Agosto de 2009 às 15:14
Que comentário tão curioso!...

Para evitar debater a imensa vantagem da lista PSD a Lisboa de ter como número 2 Maria José Nogueira Pinto, coordenadora do mais avançado estudo de reabilitação da cidade, o que siignifica que Pedro Santana Lopes está a criar uma equipa e tanto, preferem no SIMplex assobiar para o lado e ver de lupa em riste uma qualquer mancha.

Conhecemos o gesto. Mas não colhe!

Rui Pedro Nascimento a 4 de Agosto de 2009 às 15:27
Vasco, a Maria José Nogueira Pinto é candidata a deputada por Lisboa, não é candidata a Lisboa. É uma pequena diferença.


Vasco Rosa a 4 de Agosto de 2009 às 15:37
Tem razão, li apressadamente. As minhas desculpas. V

Carlos Cidrais a 4 de Agosto de 2009 às 15:50
Para quem tem tantos problemas em engolir sapos, como o Freeport, aqui no Simplex comentam-se muito rapidamente nao-noticias.
Meus caros...ate haver apresentacao das listas oficiais do PSD, esta aqui tudo a disparar para o ar...
Enfim...assim vai o debate politico em Portugal.

Marco António da Raquel a 4 de Agosto de 2009 às 16:40
Freeport, ena que alguem volta a falar nisto, agora vai ser um corropio para falarmos também no BPN, posso dar alguns tópicos para ajudar, tipo, sei lá, 2 mil milhões do meu dinheiro, Cavaco, Arlindo e Loureiro, Oliveira, Cadilhe..afinal engolir sapos engolimos todos, acções não cotadas em bolsa com valorizações de cento e tal por cento é que não é para todos, tenho pena.....

Carlos Cidrais a 4 de Agosto de 2009 às 16:49
Pode falar a vontade que eu como nao sou militante, nem sequer apoiante, do PSD estou me bem a borifar.
De qualquer modo ficava bem a quem tem telhados de vidro nao andar a atirar pedras, era esse o sentido do meu comentario...
Esse e andar-se a comentar nao-noticias como se fossem factos.
Discutam-se propostas para a governacao, concepcoes de sociedade, dados estaiticos, indicadores...tudo o resto e fumaca.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.