Por Bruno Reis | Sábado, 01 Agosto , 2009, 15:51

A política também é feita de aparências. Negá-lo, seria negar o evidente. Sempre assim foi. Quem não gosta de propaganda política não deve ir a museus - cheios dela (todos aqueles retratos e bustos de reis não eram só para contemplação estética); não deve visitar Versailles (ou mais modestamente Mafra); deve recusar-se a assistir ao Casablanca.

 

É evidente que o PS teria a ganhar politicamente com o recrutamento de uma ex-dirigente do BE, Joana Amaral Dias, afastada (segundo a própria de forma surpreendente)  de cargos directivos no BE na sequência do seu apoio ao candidato presidencial do PS, Mário Soares.

 

Seria JAD pura política de aparências? Se JAD possui ou não currículo para cargos políticos é coisa que confesso, desconheço. Francisco Louçã deve conhecer melhor, e pelos vistos (supreendentemente) acha que não tem. Só um flagrante "tráfico de influência" poderia explicar segundo Louçã Indignado (claro) a sua sondagem/convite pelo PS. Aparentemente é nessa conta que JAD é tida pelo BE, de uma mera aparência política.  O que já não percebo é o que é levou o BE a convidar (formalmente) JAD para deputada pelo BE (que creio que foi - ver foto). E que lugar terá JAD no futuro do BE? Será interessante saber.

 

Que o PS devia ter sido mais claro sobre este assunto (menor) quando ele surgiu - desavergonhadamente ou não - em público, também me parece evidente.

 

O que (me) importa no meio de tudo isto, no entanto, é que quando o PS lança o seu Programa de Governo este ter sido acolhido com "desprezo" ( Público de ontem dixit). Ora desprezar um programa política em vez de o discutir é desprezar a democracia.

 

O desprezo pelo programa do PS de par com a atenção dada ao JADGate mostram que, se a política também é aparência, em Portugal parece que já chegámos ao estado preocupante em que parece que só as aparências são política.


Clara França Martins a 1 de Agosto de 2009 às 17:29

Maria Rosário Gama, professora de Coimbra e militante do PS, foi convidada por Ana Drago para integrar a lista de candidatos a deputados do Bloco de Esquerda por Coimbra. O marido da professora; José Gama, também ele militante do PS, escreveu uma carta a reagir contra esta atitude da deputada do BE, na qual se pode ler o seguinte:
‘Tenho que manifestar a minha imensa revolta pela falta de coerência e sentido ético por parte dos vossos dirigentes, pois se é assim tão grave o convite a Joana Amaral, como não considerar grave o convite recente feito por dirigentes bloquistas a militantes do PS com vista a encabeçarem listas às eleições autárquicas?’

in CÂmara Corporativa

Fernanda Sobral a 1 de Agosto de 2009 às 17:56
O que não faz certa gente para aparecer.

closer a 1 de Agosto de 2009 às 21:30
Imagine que o BE convidava um militante do PS para ser seu candidato às eleições legislativas... Por exemplo, João Cravinho que, no mínimo, está tão distante da direcção do PS quanto JAD está da direcção do BE? Seguramente cairia o Carmo e a Trindade. Mas perante a gravidade deste acto, em que se procura aliciar um membro de outro partido e perante as incongruências e as mentiras dos dirigentes do PS, o nosso articulista de serviço prefere criar uma manobra de diversão e falar da ausência de impacto do programa do PS. Será que a arrogância já contaminou os escribas deste blog?

joaninha a 2 de Agosto de 2009 às 16:13
Sr Closer
Fico expectante ao seu comentário ao convite do BE a Maria do Rosário Gama do PS.
Seja honesto, faça-o!...

closer a 3 de Agosto de 2009 às 15:19
Dona Joaninha

A ser verdade esse convite (e ainda não li mais nenhuma informação sobre esse assunto para além deste blog) acho-o tão lamentável como o convite do PS a Joana Amaral Dias. Mesmo tendo em conta que a notoriedade política da Dra. Rosário Gama se relaciona com uma célebre sessão pública na aula magna de Lisboa em que leu exaustivamente o programa sobre educação com que o PS se apresentou às eleições de 2005 e que provocou fortes gargalhadas na sala, por ser exactamente o oposto ao que a ministra da educação implementou

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.