Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

01
Ago09

O ego da Joaninha salvou o PS

André Couto

Joana Amaral Dias (JAD) tem um ego necessitado de muitos olhos e penas a ele dedicados. Não é defeito, é um feitio criticável e louvável como qualquer outro.
Em entrevista à SIC reafirmou ontem o convite que lhe terá sido feito por Paulo Campos, Secretário de Estado das Obras Públicas. Repito então a pergunta que me surgiu há dias: porque não reagiu assim quando há dois anos foi convidada para ser mandatária da candidatura de Mário Soares?
Desde essa altura JAD desapareceu da vida do Bloco de Esquerda. O auge deste ocaso deu-se no último Congresso quando foi afastada da Mesa Nacional do Partido e, mais grave que isso, excluída a sua imagem dos vídeos que incessantemente passavam com a história do Bloco de Esquerda.
Não mais se vira JAD, mas eis que ressurge envolta em polémica, bem ao seu gosto. É a estrela do Verão político!
JAD foi sondada, felizmente. Orgulho-me que o Partido Socialista esteja activo na busca de mais valias independentes na Sociedade Civil. JAD apoiou Mário Soares contra o candidato do seu Partido, foi excluída da Mesa Nacional e raramente tem sido vista como rosto do Bloco de Esquerda. Há mal que seja sondada integrar as Listas do Partido Socialista?
Compreendo que em plena crise existencial a Joana tenha chegado ao pé do Francisco e dito: "Estás a ver! Não me queres nas Listas mas eles querem! Não tenhas cuidado, não...". O que queria é que a Joana e o Francisco compreendessem que o País não tem nada a ver com essas ciumeiras e muito menos com a crise de identidade de um Bloco que, consumido em questiúnculas internas e sem identidade própria una, vê fugir ou ameaçar de fuga os seus melhores quadros.
Felizmente JAD agiu desta forma. É que estou certo que o seu ego seria incompatível com o compromisso que o Partido Socialista lhe propunha. Mais tarde ou mais cedo daria asneira.

 

(Também no Delito de Opinião)

4 comentários

  • Imagem de perfil

    André Couto 01.08.2009

    Não deixa de ser um bom prisma clara. Talvez o não de JAD seja a grande incógnita desta questão.
  • Sem imagem de perfil

    Miguel Souza 01.08.2009

    É tão professora universitária como a minha prima Miquelina. Dá aulas , em part time , numa escola privada. Não tem carreira académica nenhuma, não tem artigos científicos publicados, nada . Népias. E até se faz passar por doutorada.
    Amazing, a propaganda .
  • Imagem de perfil

    André Couto 01.08.2009

    Desconheço se o que diz da carreira académica de JAD é verdade ou mentira mas até acredito. Tenho-a como uma pessoa respeitada na área.
    De qualquer forma não creio que isso das Universidades privadas seja critério sob pena de termos de deitar metade da classe política portuguesa para o lixo. É que Professores em Universidades públicas devem ser 3 ou 4% do total. Pelo menos do que conheço.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.