Por Ana Paula Fitas | Sexta-feira, 31 Julho , 2009, 21:45

Está aberta a guerra de nervos!... Enquanto Cavaco Silva aproveita o previsível veto do Tribunal Constitucional ao Estatuto dos Açores para ultrapassar o caso BPN que envolve dois dos homens fortes do Governo que liderou e, apesar de Alberto João Jardim ter defendido a extinção deste mesmo Tribunal, assistimos a um facto evidente: o PSD tenta branquear as dificuldades em que, sucessivamente, os líderes sociais-democratas o têm vindo a colocar... hoje, foi a vez da Madeira demonstrar a sua utilidade para a campanha... a recepção aos reis de Espanha, tendo como anfitrião o homem que provoca diariamente a democracia foi uma das oportunidades que PSD e comunicação social não deixaram escapar para, em nome da informação, trazer em prime-time, um fait-divers maquilhado pelas declarações de Juan Carlos e Cavaco Silva a  propósito dos injustificados atentados de Burgos e Maiorca... outro episódio, desta feita mais caricato, decorre do equívoco resultante de uma conversa privada em que se pretende indagar da disponibilidade de uma pessoa para integrar uma lista de deputados (coisa normal em tempo de preparação de listas eleitorais) e a sua interpretação como convite formal. De facto, entre o calculismo da circulação desta informação que adquiriu visibilidade no envolvimento do líder do BE e até já na evocação do próprio Mário Soares por parte de Joana Amaral Dias e, por outro lado, o desfecho a que este incidente conduziu, ficam ilacções sérias sobre a credibilidade dos intervenientes políticos e a eventual adequação dos seus perfis à seriedade com que seria desejável que fosse encarada a actividade política... é, seguramente, também por este tipo de comportamentos, provocatórios, equívocos e calculistas, a que, da direita à esquerda,  se vai recorrendo, que a abstenção ganha adeptos  e as práticas e valores políticos se vulgarizam, banalizam e perdem credibilidade. Urge por isso que o Partido Socialista se mantenha distanciado destas estratégias de bastidores... porque, apesar de todos os cenários catastrofistas que a comunicação social vai reforçando, não é evidente que os cidadãos prefiram uma governação à direita ou, sequer, uma governação minoritária. Resistir e recuperar, com a convicção de que tudo está em aberto, é um ponto de partida relativamente ao qual não pode ser ignorada ou minimizada a vantagem da obra feita e a demonstração de que a continuidade da acção política em exercício, devidamente corrigida, é a única forma de garantir uma governabilidade indispensável ao país... uma governabilidade sustentada por uma planificação económico-financeira viável, objectiva, não-demagógica e capaz de não agravar o fosso das desigualdades ou de agravar a pobreza. José Sócrates foi reconhecido pela sociedade portuguesa pela determinação (várias vezes apelidada como coragem), das suas medidas políticas... essa é, também, uma mais-valia para a credibilidade do seu programa político para as próximas eleições legislativas.   


Augusto a 31 de Julho de 2009 às 23:04
Realmente Cavaco Silva foi infeliz nas suas declarações,pois ao tê-las feito ao lado de Alberto João Jardim, elas perderam toda a crediibilidade.

Sobre o caso Joana Amaral Dias , se realmente o convite pode até ser entendido, já a oferta de outro tipo de cargos, não o é.

E se alguem sai mal desta história é o PS, e por sua própria culpa, para quê desmintir um convite, que afinal existiu.


Ana Paula Fitas a 1 de Agosto de 2009 às 00:00
Obrigado pelo seu comentário, Augusto. De facto, há muito mau gosto em tudo isto e é profundamente lamentável que, com tanto para pensar, discutir e fazer, os dirigentes políticos tratem com tanta "ligeireza" o país em cuja gestão querem, de uma ou de outra forma, participar.

Diogo a 31 de Julho de 2009 às 23:29
«José Sócrates foi reconhecido pela sociedade portuguesa pela determinação (várias vezes apelidada como coragem), das suas medidas políticas...»

Os pontapés que as palavras determinação e coragem levam nos dias de hoje…

Ana Paula Fitas a 1 de Agosto de 2009 às 00:07
As palavras não têm sentido único e é por isso que a interpretação deve ser contextual e referencial, caro Diogo... está nas mãos de todos utilizá-las e exigir a sua utilização com propriedade... entretanto, lemos, ouvimos e lemos os modos como cada um as lê, ouve e interpreta. Obrigado pela partilha da reflexão crítica que as palavras evocadas lhe suscitaram.

portela menos 1 a 31 de Julho de 2009 às 23:48
(...) Urge por isso que o Partido Socialista se mantenha distanciado destas estratégias de bastidores...(...)

depois do "soltem a parede" do Horácio/SIC, faltava uma boa piada para terminar o dia!

portela menos 1 a 1 de Agosto de 2009 às 00:10
"Urge por isso que o Partido Socialista se mantenha distanciado destas estratégias de bastidores..."

Pois aqui vai um exemplo do vosso distanciamento:

http://diario.iol.pt/politica/joana-amaral-dias-ps-be-paulo-campos-tvi24-ultimas-noticias/1079455-4072.html

tão ingénuo este secretário de estado; como se fossemos todos totós!

Ana Paula Fitas a 1 de Agosto de 2009 às 01:08
Caro Portela...,
Independentemente do género, a ingenuidade não abunda neste caso!... o que tem piada (referência ao seu comentário anterior) é esquecerem o facto de toda a gente saber isso...

Caty Waves a 1 de Agosto de 2009 às 01:13
Perante esta gravíssima Crise Mundial, pergunte-se ao povo: "Afinal o que é preciso, mais políticas de Direita ou de Esquerda? Precisamos de virar as políticas à Direita ou à Esquerda?"
Sendo certo que quase todos respondem e é lugar-comum dizer-se que o Governo e as políticas devem virar à Esquerda, onde se encaixa a estupidez de querer ver o Psd e o Cds de novo a governar?! Seremos assim um povo tão estúpido?!
E que tem a dizer o Bloco de Esquerda e o Pcp do ataque mortal ao Estado feito pelo Psd que o pretende privatizar e reduzir??

Não é o Estado e o seu reforço um "bem Sagrado" para o Pcp e o Bloco?! E alguém os ouviu a indignar-se ainda mais pungentemente que o Ps com a proposta indecente do Psd que o pretende privatizar e reduzir?!
Parece-me que estes comunistas e bloquistas andam a dormir em relação ao Psd.
Já receberam ameaça de morte de Alberto João Jardim..aparentemente gostaram...depois quando acordarem não digam que lhe doi porque ninguém os avisou.

António Monteiro a 1 de Agosto de 2009 às 09:51
Cara Caty,
Duvido que se chame assim, mas enfim é um direito seu.
Tradicionalmente a direita governa mais a favor da economia de mercado liberalista, com menos estado e mais iniciativa privada, a esquerda por seu turno, governa mais centrada nas pessoas e nas politicas sociais, isto em teoria.
Na prática hoje em dia e à vista de todos nós, estes dogmas, ficaram apenas no saudosismo de alguns, por exemplo, o rendimento minimo de Guterres foi abolido por Durão? Não foi.
Agora quem anunciou o interesse do governo em privatizar a TAP? Um governo socialista. Vê onde quero chegar? Direita, Equerda é tudo demagogia, porque os dirigentes actuais, governam de forma diferente e sem ideologias.
1º De acordo com as directivas da União Europeia (Senão lá se vão os milhões com que brincam ao politicos que muito fazem)
2º Em função dos calendários eleitorais (E ainda assim, nesta ultima legislatura em função da crise internacional, não foi possível realizar o costumado aumento salarial de apelo ao voto)
3º Em função de grupos que apoiam as candidaturas dos partidos (Porque dinheiro não cai do céu e amor com amor se paga)
4º Em função das criticas da comunicação social.(Que de certa forma é o primeiro poder em Portugal, já enterrou Cavaco enquanto PM e agora vai no bom caminho relativamente a Sócrates)

Ana Paula Fitas a 1 de Agosto de 2009 às 20:16
Esclarecedor, Caty Waves. Obrigado pela clareza útil das suas palavras...

Ibn Erriq a 1 de Agosto de 2009 às 09:23
É Absolutamente deplorável aquilo de Vexas de agarram! Não têm nada melhor para dizer?

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.