Por Diogo Moreira | Sexta-feira, 31 Julho , 2009, 15:55

Realmente ter um programa eleitoral publicitado e que seja alvo de discussão pública é um peso grande. Na sua centena de páginas estão de certeza coisas com as quais não concordamos, assim como medidas que nem sequer percebemos (os célebres 200€, por exemplo). E de resto, faltará sempre algo que achamos que deveria estar lá, ou caminhos em que se poderia ter ido mais longe, como a explicação de como é que esperamos financiar estas medidas e quais as formas de efectuar a racionalização do Estado (algo que todos os quadrantes da politica portuguesa, sem excepção, parecem não querer discutir).

 

Não é um programa eleitoral perfeito, convenhamos.

 

Assim já consigo perceber o porquê do PSD remeter o seu programa só para Setembro. Quanto menos tempo tiverem que carregar o peso, melhor para eles. Claro que é pior para o esclarecimento dos eleitores, mas isso é outra história. 

 

Dito isto, o grande peso da versão digital do programa do PS (50 Megas) é realmente problemático. Nos tempos que correm, ter um ficheiro digital que é tão pesado que não se consegue enviar por email, é realmente um “monstro”.

 

Não se consegue arranjar uma versão menos pesada em termos de bytes? Quem está a tentar a sua divulgação e discussão agradecia.

tags:

FRamos a 31 de Julho de 2009 às 16:28
Estou mesmo a imaginar o programa do PSD...
Se for à imagem do que tem sido desde há dois anos, vai ser algo do género: propostas do PS todas cortadas, chamadas de insanas e depois o total oposto, como solução sebastianista.
Haja paciência.

José Barros a 31 de Julho de 2009 às 16:35
Assim já consigo perceber o porquê do PSD remeter o seu programa só para Setembro. Quanto menos tempo tiverem que carregar o peso, melhor para eles. Claro que é pior para o esclarecimento dos eleitores, mas isso é outra história.

É pior para o esclarecimento dos eleitores, porquê? Um eleitor precisa de dois meses para ler e compreender um programa eleitoral? Este argumento é aquilo a que se chama conversa da treta (bullshit na expressão do filósofo americano Harry Frankfurt).

Rui Pedro Nascimento a 31 de Julho de 2009 às 16:50
É pior para o esclarecimento dos eleitores porque não permite a discussão pública do mesmo ou, no limite, deixa muito pouco tempo para a mesma. É que se pensarmos que com eleições a 27 de Setembro, o mês de Setembro será o arranque da campanha (oficialmente começa a 11, mas na realidade assim que acontecerem os famosos comícios de reentré, estamos em 'modo campanha') entraremos num periodo mais propício a soundbyte do que há discussão dos programas.

Estou curioso para saber se e quantos debates haverão, em que formato (todos num mesmo programa ou dois a dois) e quais os partidos que já terão apresentado os seus programas nessa altura.

Pedro Faria a 31 de Julho de 2009 às 17:50
É bom para nós, eleitores, que haja uma discussão pública dos programas eleitorais dos vários partidos, quanto mais cedo se apresentarem esses programas, mais profundamente e em detalhe serão discutidos os programas e com isso os eleitores ficam com uma excelente visão dos vários programas e os prós e contras de cada um!


joaninha a 31 de Julho de 2009 às 19:07
Eu julgo perceber porque é que o PSD não apresenta programa; dizem só farão propostas que tenham a certeza que vão cumprir,mas dizem também que a crise está para durar. É provável que estejam como o Bocage à espera da "ultima moda, vulgo fim da crise", para terem certezas. Prevejo que nas próximas eleições (depois destas) ainda estejam à volta com este programa, porque a crise ainda não estará totalmente debelada.

SeaKo a 31 de Julho de 2009 às 22:01
O meu pdf com 120 paginas é de apenas 2MB...

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.