Por Tomás Vasques | Terça-feira, 21 Julho , 2009, 02:22

Este blogue – o Simplex – surgiu ontem. Nele se juntaram pessoas que vivem e pensam de modo diferente, mas unidas à volta de uma ideia, como se escreve no Manifesto: «que o Partido Socialista ganhe as eleições de 27 de Setembro próximo, de preferência com maioria absoluta. Só ele pode contribuir decisivamente para que Portugal se mantenha na vanguarda política do século XXI.» Esta iniciativa, normal em democracia, despertou engulhos, sobretudo da parte daqueles que, depois das eleições europeias, engravidaram. O que é normal. Uns referiram-se ao aparecimento deste blog de apoio ao Partido Socialista com fair play democrático, o que é de louvar; outros, menos propensos à elegância democrática, sentindo-se «ameaçados» pelo debate de ideias, descarregaram a bílis, e zurziram ao jeito de quem lhes falta razão: «idiotas úteis» – escreveram uns, com raiva; bando de «rapazes e raparigas» – escreveram outros, encrespados. Ao lê-los, diverti-me: reagiram como se o chão lhes fugisse debaixo dos pés ou o céu lhes tivesse caído em cima da cabeça. Quase abortaram. Por tão pouco. Apenas o manifesto de uns quantos, onde estão homens e mulheres que travaram muitas lutas ao longo da vida, que decidiram apoiar o Partido Socialista nas próximas eleições legislativas. É a democracia, estúpido! - Diria o outro.

tags:

Anónimo a 21 de Julho de 2009 às 03:30
Só pode ser para o gozo

Nascimento a 21 de Julho de 2009 às 09:30
Boas, então é a teoria do mal menor...todo o arrazoado
de casos mal esclarecidos, mentiras sobre cursos, o primo,
as casitas ,o fumo do tabaquito,tornam o " HOMEM",
realmente naquilo que Portugal precisa: O TELEPONTO!!!
As ideias? Ora, nos dias que correm temos estes crânios
"DO SIMPLEX ",que irão á Tv. .,"analisar ".o que pretendeu ,ou não, o Sr. ENGENHEIRO, DIZER
com aquele gesto, aquela palavrita .. AI, AI ,já se esqueceram do Sr. Silva, que tudo secou á sua volta?Veremos onde parará este P.S.,quando o Sr. voar para outras paragens....

Daniel João Santos a 21 de Julho de 2009 às 09:49
Nem mais!
É a democracia.


Simplista a 21 de Julho de 2009 às 10:15
Debate de ideias? Aonde?
Ate agora so vi neste especo propaganda ao nivel da que temos sido condicionados a engolir ao longo dos ultimos 4 anos...

pedro a 21 de Julho de 2009 às 12:21
PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA

Manuel Maria Ferreira Pacheco a 21 de Julho de 2009 às 13:22
Quando se inova ou cria qualquer coisa dá motivos para as criticas. Os prós louvam a Deus por tão boa ideia e já devia há muito de estar a funcionar. Os contra dizem cobras ou largatos, que não presta para nada. Se realmente não presta para nada para que vêm dizer estas coisas, para eles não seria melhor sêr quanto pior melhor. Ou quando se viu um treinador de futebol dar a táctica ao adeversário antes do jogo se efectuar. Apetece-me dizer estão verdes nem os cães as podem tragar. Mas que ficaram nervosos isso ficaram.

miguel a 21 de Julho de 2009 às 13:26
Nunca se viu em Portugal nenhum governo que despertasse reacções destas.
Nota-se o ódio, cheira-se, lê-se, ouve-se.

Já me interroguei diversas vezes porque será assim.
Este foi, certamente, um dos melhores governos desde o 25 de Abril. Que estabeleceu objectivos e trabalhou para eles.
Politicamente, pode-se discordar dos objectivos (chama-se democracia a isso..), mas estes ataques vão muito para lá disso.

Há alguma explicação para isto? Eu não consigo vislumbrar.

Falam de arrogância...mas, há alguem mais arrogante que Ferreira leite? Será que a memória é tão curta?

Há alguem mais arrogante do que Louçã ou Jerónimo? Alguma vaz alguns deles cedeu um milimetro que fosse á sua cartilha?

Raios...interrogo-me se o povo português vais engolir esta patranha e lançar o pais numa gravissima crise politica a juntar á económica.

miguel

Baixa-banheirense a 21 de Julho de 2009 às 16:54
O maior cego é o que não quer ver. Eis o seu caso.

LAM a 21 de Julho de 2009 às 13:37
" contribuir decisivamente para que Portugal se mantenha na vanguarda política do século XXI."

como néon até que é lindo. Tendo por base a práctica política dos últimos 4 anos, quer dizer exactamente o quê?
Se os milhares de desempregados, o aprofundamento das diferenças sociais, a miséria, o reforço da protecção dos ricos e poderosos, a criação de leis laborais de opressão e irresponsabilidade social, o afrontamento autista (ai que não se pode dizer "autista") de diversas classes profissionais, são a "vanguarda política do século XXI" vou ali e já venho...

yodleri a 21 de Julho de 2009 às 20:45
Pois, a observar os restantes países da Europa, amigo LAM, é essa mesmo a política europeia do século 21:
milhares de desempregados, o aprofundamento das diferenças sociais, a miséria, o reforço da protecção dos ricos e poderosos, a criação de leis laborais de opressão e irresponsabilidade social, o afrontamento autista (ai que não se pode dizer "autista") de diversas classes profissionais, são a "vanguarda política do século XXI"
E agora cabe perguntar se o PS, ao afirmar estar em busca dessa política, fala verdade ou se é apenas mais um lapso verbal em época de eleições.
Quanto ao blogue: apoio. A melhor maneira de saber o que os outros pensam é escutá-los quando falam e não interrompê-los mal eles abram a boca.
Cumprimentos a todos.

Almirante Pimenta a 21 de Julho de 2009 às 14:12
Pensar é coisa que dói.
Mas não é preciso. Sem pensar coisa nenhuma, houve quem se formasse em Inginheiria por fax, a um domingo. E agora tem uma corte de grandes pensadores, verdadeira cambada de intelectuais, a venerá-lo.

Vera Santana a 21 de Julho de 2009 às 14:42
É uma experiência fantástica, de exercício da democracia em directo e on-line, estar no faebook a debater ideias políticas (e outras) em público, num espaço aberto a todos, sem filtros nem mediações.
Na democracia portuguesa é uma estreia. Estou convicta que esta via de informação e comunicação vai mudar comportamentos individuais e práticas sociais, ensinando todas e todos a debater ideias e a dissecar factos com mais honestidade e mais "politesse" (ou urbanidade).
Vamos caminhando por este mar ainda por navegar, descobrindo o que é novo, fabricando opiniões, ora concordando ora discordando.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.