Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

29
Jul09

(post-it 3) Da inutilidade de votar no BE

João Paulo Pedrosa

Ainda há bem pouco tempo, esperar  por uma consulta num centro de saúde  não era muito diferente daquilo que se passa em qualquer país do terceiro mundo.  Era preciso passar a noite inteira à porta do centro e, com muita sorte, alcançar uma consulta médica. 

 Com a reforma dos cuidados de saúde primários, mais de 200 mil pessoas passaram a beneficiar,  o que não acontecia, de  médicos de família. Mas mais, passaram a utilizar o SNS, com a criação das Unidades de Saúde Familiar, através de consultas ora programadas, ora no próprio dia.

A criação das USF, ou seja, melhor dito, a organização do funcionamento dos centros de saúde em função dos doentes, é o maior ganho nos cuidados de saúde desde a criação do SNS.

O BE, tal como toda a direita, foi contra esta decisiva reforma do sistema público de saúde.

Há, agora, à esquerda do PS, alguém que pense que se pode voltar para trás?

Não creio! O caminho a seguir é completar a rede de USF a todo o país e redimensionar a concentração escandalosa, dispendiosa e improdutiva de recursos  médicos de especialidade nos grandes hospitais públicos.

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    ana 29.07.2009

    "são idosos com parcas reformas e que para irem ao médico têm de fazer mais de 20 Km ."
    E antes faziam quantos? 15? Queria um centro de saúde em cada monte? Conheço zonas de interior em que as autarquias (sim, aquelas que não fazem só rotundas) providenciam transporte para consultas e fisioterapia. Vá lá perguntar aos velhotes se querem transporte à porta ou preferem ir a pé por caminhos de cabras, por muito próximo que esteja o centro de saúde. Aproveite e pergunte também àquelas mulheres de elvas que faziam manifestações espontâneas à porta da maternidade se não gostaram de ir ter os filhos a espanha . Por que razão a comunicação social, tão lesta na altura em ouvir as contestatárias, não vai agora pedir-lhes a opinião?
  • Sem imagem de perfil

    António da Costa 01.08.2009

    A Ana parece um daqueles políticos a quem lhe " pisaram os calos", Ana não se "amofine" olhe o coração a hipertensão o colesterol e outras coisas.

    Eu conheço, eu sei, eu posso provar-lhe que foram fechados centros médicos que disponibilizavam serviços de proximidade a aldeias, os idosos, porque são aldeias envelhecidas, não faziam 15 nem 10 nem 5 nem 3 nem 2 nem1 km o centro médico estava ali o médico ia lá 1 ou 2 ou 3 vezes por semana.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.