Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

29
Jul09

(post-it 3) Da inutilidade de votar no BE

João Paulo Pedrosa

Ainda há bem pouco tempo, esperar  por uma consulta num centro de saúde  não era muito diferente daquilo que se passa em qualquer país do terceiro mundo.  Era preciso passar a noite inteira à porta do centro e, com muita sorte, alcançar uma consulta médica. 

 Com a reforma dos cuidados de saúde primários, mais de 200 mil pessoas passaram a beneficiar,  o que não acontecia, de  médicos de família. Mas mais, passaram a utilizar o SNS, com a criação das Unidades de Saúde Familiar, através de consultas ora programadas, ora no próprio dia.

A criação das USF, ou seja, melhor dito, a organização do funcionamento dos centros de saúde em função dos doentes, é o maior ganho nos cuidados de saúde desde a criação do SNS.

O BE, tal como toda a direita, foi contra esta decisiva reforma do sistema público de saúde.

Há, agora, à esquerda do PS, alguém que pense que se pode voltar para trás?

Não creio! O caminho a seguir é completar a rede de USF a todo o país e redimensionar a concentração escandalosa, dispendiosa e improdutiva de recursos  médicos de especialidade nos grandes hospitais públicos.

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    João Paulo Pedrosa 29.07.2009

    como vê as USF revolveriam o problema, já o resolveram a 200 mil, esperamos que o possam vir a resolver em breve, caso o PS ganhe as eleições, como é óbvio :)
  • Sem imagem de perfil

    Isaura Martinho 29.07.2009


    Como técnica de saúde a> não posso deixar de comentar este post .
    A reforma dos cuidados primários é tão necessária como o pão para a boca. Este governo começou essa reforma mas está ainda aquém das necessidades. Não se deve á falta de vontade politica mas sim, em parte, á falta de recursos humanos. Temos pois que formar mais médicos coisa que ,como todos sabem, tem sido um boicote permanente.
    [Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

    <BR>Como técnica de saúde a&gt; não posso deixar de comentar este post . <BR>A reforma dos cuidados primários é tão necessária como o pão para a boca. Este governo começou essa reforma mas está ainda aquém das necessidades. Não se deve á falta de vontade politica mas sim, em parte, á falta de recursos humanos. Temos pois que formar mais médicos coisa que ,como todos sabem, tem sido um boicote permanente. <BR class=incorrect <a name="incorrect">Óbviamente</A> que há falta de médicos em todo o país mas principalmente no interior. É sabido que as especialidades medicas concentram-se nos grandes centros. Também sabemos que os recursos do nosso país são escassos e por isso é preciso rentabilizar-tos . Este governo fechou varias unidades de saúde a&gt; que tinham que ser fechadas mas as razões não foram devidamente explicadas á população. O desgaste foi tanto que levou á demissão do Correia de Campos. <BR class=incorrect <a name="incorrect">Alguem</A> escreveu neste post que demorava muito para ter uma TAC etc etc . Tudo bem mas não podemos esquecer que em país nenhum se gasta tanto em MCD. Por tudo e por nada se faz uma "chapa". Um pezinho torcido leve logo a uma urgência hospitalar e um RX e se calhar uma RM . <BR>Temos que ter consciência que o Serviço Nacional de Saúde é um bem inestimável mas também não devemos esquecer que pode entrar em colapso. <BR>Tanta coisa para falar sobre saúde a&gt; ................
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.