Por Eduardo Pitta | Terça-feira, 28 Julho , 2009, 22:38

Quem tenha lido o que escrevi nos últimos cinco anos, sabe que a ideia de um ministério da Cultura me parece coisa dirigista, pese embora a competência e o cosmopolitismo de alguns titulares: Francisco Lucas Pires, Pedro Roseta, Manuel Maria Carrilho e José António Pinto Ribeiro. (Vasco Pulido Valente foi SEC, o que não o impediu de criar a nova Torre do Tombo.) O Reino Unido e os Estados Unidos, para ficar por dois exemplos, nunca precisaram de ministérios da Cultura.

 

Mas é evidente que alguém tem de tomar conta do património. E apoiar os museus, a gestão das bibliotecas (dotando-as de fundos capazes), os leitorados no estrangeiro, as artes plásticas e performativas, a música, o teatro, o cinema e por aí fora. E para isso chegam três institutos, dotados de verbas compatíveis com o seu fim.

 

Um para o Património. Outro para as Bibliotecas. E um terceiro, dito da Cultura, para aquilo a que a direita tonta, quase sempre sem saber do que fala, gosta de chamar de subsídio-dependência.

 

Muita gente não reparava, mas o Instituto Camões, de quem depende a representação da cultura portuguesa no estrangeiro, foi até há muito pouco tempo tutelado pelo MNE. Um ministro sem verbas (o que representa 0,4% do OGE?) tem menos poder que o presidente de um instituto autónomo.

 

Com certeza que era preferível ter uma indústria de cinema (como já temos de novelas), teatros independentes dos humores do governo, artistas com bolsas que lhes permitissem criar sem obstáculos, etc. No fundo, o que fez a Gulbenkian no antigamente, quando não havia ministério da Cultura, o que não impediu dezenas de artistas de fazer a sua formação em Paris e Londres, porque a Fundação zelava pela cultura. Como não temos, o apoio do Estado é imprescindível. Mas não é por haver ministério da Cultura que o mundo pula e avança. 


Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.