Por Luis Novaes Tito | Terça-feira, 28 Julho , 2009, 14:27

BlogConfAinda não vi a explicação para o falhanço da transmissão em directo, via Internet, da BlogConf de ontem. Sem ela não poderei ir além de escrever que todos os que andam nesta vida sabem que existe a Lei de Murphy e que mesmo quem testa, testa, testa, pode ter resultados destes, mas que quem o não faz, tem-nos sem dó nem piedade.

 

Foi pena, mas não foi condicionante ao sucesso da iniciativa. Afinal o que se foi lá fazer, foi feito e há muito não se viam tantos escritos na blogosfera à volta de um evento seu. Dizem-me que os jornais não trazem notícia. Acredito, embora não tenha tido ainda oportunidade de os ler. Acredito porque os jornais continuam a julgar que estas actividades lhes fazem feroz concorrência. Falta de entendimento da realidade dos nossos dias, coisa que pagarão com rudeza por não se adaptarem às linguagens correntes.

 

BlogConfO que importa retirar de ensinamento adquirido resume-se à evidência de termos meios comunicacionais alternativos com força e eficácia para a opinião cidadã. Um actual e previsível futuro Primeiro-Ministro disponível quase quatro horas para ouvir e responder, gente comum com maior ou menor apetência para a intervenção pública em contacto directo e a questionar o poder, como se isso fosse banal. Quem quis publicar on-line, fê-lo. Tiraram-se fotos, fizeram-se filmes, twittou-se, facebookou-se, choveram SMS, em resumo, executou-se rede social, comunicou-se sem barreiras, abriram-se os canais da interactividade, da participação e do envolvimento.

 

Foi muito bem conseguido e se o apagão da transmissão vídeo ainda é hoje notícia, resulta de haver quem se mantenha convencido da viabilidade da comunicação em canal de sentido único. Tinha sido melhor a transmissão como complemento, é um facto, mas não foi isso que nos levou lá.

(replicado aqui)


Anónimo a 28 de Julho de 2009 às 15:24
lista organizada de todos os vídeos

http://trocaopasso.wordpress.com



podem fazer copy past

Joaquim Paulo Nogueira a 28 de Julho de 2009 às 16:37
Claro que era importante a transmissão em directo porque isso potenciava uma das características do evento proposto: a participação de uma comunidade muito maior do que aquela que domina os twitters e os facebooks. No entanto o facto mais importante desta mudança nas campanhas políticas, e que já se vinha manifestando com o aparecimento de 3 blogues com um compromisso politico assumido para as eleições para o Parlamento, está feito e vai obrigar os outros lideres politicos a irem a jogo. Quanto às consequências benéficas ou prejudiciais desta reconfiguração das campanhas tradicionais, veremos. Para já há um factor que me parece positivo, a blogosfera aqueceu, reanimou-se.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.