Por Miguel Abrantes | Terça-feira, 22 Setembro , 2009, 23:01

[Clique para ampliar]



Era ministro da Educação de Cavaco Couto dos Santos, actual cabeça de lista do PSD pelo distrito de Aveiro (e cônsul da Rússia de Putin no Porto). Professores e estudantes em luta não deixavam Cavaco (e o seu Governo) trabalhar. Nada que não se resolvesse com um despacho a proibir, sem a prévia autorização do ministro Couto dos Santos, resposta a pedidos de esclarecimentos e de informações, fornecimento de dados ou de quaisquer outros elementos, todas as declarações, entrevistas ou quaisquer outras intervenções.

É assim que foi publicado o Despacho nº 18-I/ME/92, de 2 de Abril de 1992. A Dr.ª Manuela, tendo substituído Couto dos Santos no auge da balbúrdia no Ministério da Educação, deu-se bem com o despacho da mordaça que proibia que funcionários e professores falassem aos media.

O despacho da mordaça foi apenas revogado pelo Governo de Guterres.

Acresce que a Dr.ª Manuela, não satisfeita com os efeitos do silenciamento dos professores e funcionários, proibiu a visita de políticos aos estabelecimentos de ensino, tendo impedido que, em 1995, o futuro primeiro-ministro Guterres se pudesse deslocar a uma escola, o que a líder do PSD tem, na hora actual, feito sempre que o deseja.

james a 22 de Setembro de 2009 às 23:52
Era bom espetá-lo na fronha de Mário Nogueira.

Nuno Ribeiro Ferreira a 23 de Setembro de 2009 às 00:06
Absolutamente genial este post. E depois, têm a distinta lata de defender a asfixia e a política da verdade. Este PSD sofre de uma tremenda amnésia no que concerne a temas de asfixia... enfim, é a política do rasga que não rasga e que volta a rasgar...

Obrigado ao Miguel Abrantes, pelo post oportuno.

Caty Waves a 23 de Setembro de 2009 às 02:11
É a política de Verdade deste Psd-Mafioso e corrupto. Ainda bem que puseram esta 'lembrança' porque andam por aí alguns professores que não se lembram de quem foi esta madama como ministra da educação...a tal que os alunos mostraram-lhe o rabiosque em tempos.

Carlos Dias Ferreira a 23 de Setembro de 2009 às 11:04
Caro Miguel Abrantes:

Que se saiba as eleições de domingo servem para os Portugueses julgarem a última legislatura 2005-2009, em que por acaso quem governou (?) foi única e exclusivamente o partido sócrates por muita volta que tentem dar é esse o julgamento que todos iremos fazer.

Isabel a 23 de Setembro de 2009 às 13:18
Certamente! o post só pretende esclarecer os senhores professores, para verem bem onde estará a asfixia democrática e qual será para eles o resultado do voto no PSD. Aliás, acham mesmo que vão deixar de ser avaliados, ou que as "erradas" medidas deste Governo como a escola a tempo inteiro, o inglês, as aulas de substituição vão ser banidas pela Dra.MFL? Talvez estejam a confundir o PSD com a irresponsabilidade do Bloco. Mas tudo é possível. Se não fosse um desastre para o país, até gostava que o PSD ganhasse, para ver se teria a irresponsabilidade de agradar aos professores, sacrificando a qualidade do ensino e o interesse dos alunos!!

Carlos Pimentel a 23 de Setembro de 2009 às 13:42
Caro Carlos, que se saiba, as eleições de domingo servem para escolher o parlamento e o governo da nação, não lhe parece?

Gonçalo a 23 de Setembro de 2009 às 13:44
Se "as eleições de domingo servem para os Portugueses julgarem a última legislatura 2005-2009" então o boletim de voto deveria ter apenas duas opções: o actual parlamento mantém-se ou nem por isso?

Tendo em conta que quem achar que Sócrates e o PS não devem continuar no poder tem que escolher uma alternativa, tem toda a lógica conhecer o passado dos candidatos, uma vez que são certamente o mais fiel indicador do que será a sua hipotética governação.

Convém, de facto, não esquecer que não foi só Sócrates quem fez erros...

João a 23 de Setembro de 2009 às 16:22
As eleições servem para os Portugueses julgarem a legislatura??!!?!
E eu que achava que ia escolher quem me governa...

Sou professor e não voto PSD. Era o que faltava, voltar a entregar isto às mãos de alguns dos piores que já estiveram na educação.

graça pereira a 23 de Setembro de 2009 às 19:30
POiS eu também sou professora.
Nas últimas legislativas votei PS... ai se arrependimento matasse!!
Contudo não esqueci a MFL enquanto Ministra da Educação.
Portanto para mim é assim: PS ou PSD venha o diabo e escolha - eu não os escolho com toda a certeza!!

Francisco Cavaco a 23 de Setembro de 2009 às 19:47
Eles foram maus mas estes são piores.

Fortix a 23 de Setembro de 2009 às 21:48
Em 1992 já era professor. Este Despacho não me incomodou RIGOROSAMENTE nada. Não receber um político na minha escola, em campanha, NUNCA me fez falta nenhuma... nem aos meus alunos! Não falar à comunicação social para dar dados... idem, aspas, aspas! Se um jornalista os queria, pedia-os à Direcção Regional!
Nessa altura eu podia VOTAR e ELEGER DIRECTAMENTE em quem eu queria que fosse o meu Conselho Executivo, podia eleger o presidente do que agora se chama "conselho de docentes"! Sempre disse o que queria e pensava... sempre tive liberdade de expressão!

Agora, meus amigos, com o DL 75... acabou a escola democrática. O DIRECTOR é que NOMEIA quem ele quer nas chefias dos departamentos e no conselho pedagógico. Promoveu-se a bufaria. Agora tenho MEDO de dizer o que penso, na escola. Nos últimos 4 anos fui INTIMIDADO com dois processos de averiguações e duas ameaças e proibições directas para não escrever no meu blogue.

Vocês têm razão: nós temos MEMÓRIA!

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.