Por Bruno Reis | Terça-feira, 22 Setembro , 2009, 10:47

Entre os melhores momentos desta campanha esteve o debate em que Jerónimo de Sousa pôs Paulo Portas a concordar com ele na necessidade de apoiar não apenas as PMEs mas também as MICRO empresas!

 

Ora eu pensava que para os adeptos do capitalismo puro nenhuma empresa - seja ela micro ou macro - devia ser sujeita ao arbítrio do apoio do Estado. (Ou será que na versão portuguesa todas as empresas deviam ser apoiadas, e o rendimento mínimo devia acabar por causa das fraudes nos subsídios?)

 

Ora eu pensava que para os adeptos do comunismo puro nenhuma empresa - seja ela micro ou macro - devia sequer existir, quanto mais ser apoiada. Nacionalizar tudo! (A NEP se bem me lembro, foi considerada um revisionismo pequeno-burguês inaceitável, e os pequenos empresários mais prósperos, donos de PMEs, e como Estaline explicou a Churchill, foram todos mortos pelo seu pecado.)

 

O tema é sobretudo ridículo, porque nenhum governo fez tanto como o do PS para apoiar a modernização das PMEs, ou procurou ajudar mais na promoção das exportações essenciais para que possam crescer e prosperar.

 

Deixo algumas perguntas para quem nunca soube o que é uma PME:

O PCP e o PP (ou será a CDU e o CDS?) declaram que é um vergonha o governo apoiar bancos em dificuldades como o BPN em vez de apoiar mais as PMEs.

 

O que teria sucedido se o BPN tivesse ido à falência? Quantas PMEs têm conta no BPN - que dava das melhores condições e dos multibancos mais baratos nas lojas? Eu conheço vários donos de MPMEs com contas lá... Pode haver PMEs sem grandes bancos a concederem-lhe crédito? O que teria acontecido às PMEs se o nosso sistema bancário tivesse entrado em colapso?

 

As MPMEs podem sobrevir sem Grandes Empresas? Não são estas últimas os seus grandes clientes? Ou os grandes empregadores dos seus clientes?

 

Quem fala muito de MPMEs geralmente fala mal e demagogicamente. O que as MPMEs precisam é de um governo com uma estratégia económica clara, que ajude a atrair investimentos e a criar emprego.

 

Alguém acredita que um governo do PSD faça isso? Afinal, não é MFL que defende que o melhor é não abrir o guarda-chuva do investimento público como todos os outros países porque se pode estragar,  e que devemos ficar à espera que a chuva da crise mundial passe fazendo umas obritas no beiral? ("É a vida!")

 

Por isso realmente as PMEs devem ter medo, muito medo, sobretudo daqueles que mais falam delas.

tags: , ,

jeronimo a 22 de Setembro de 2009 às 11:49
Finalmente vejo alguém a referir algo que me parece por demais óbvio!
Se uma AutoEuropa fechar quantas nano-micro-piquenas-medias empresas vão á vida`? Quantos restaurantes, tascas, lojas, tabacarias, etc vivem na órbita da AutoEuropa ?
De que serve apoiá-las se não se salvaguardar o mais importante para o seu futuro, que é o seu mercado.

E toda a gente (Ps incluido) tem embarcado nesta demagogia de apoiar os pequenos e médios, e não os grandes, já que aqueles são quem assegura mais emprego.
Tirando as PMEs exportadoras, que são uma percentagem reduzida, todas as outras vivem à custa de outras estruturas maiores. São estes núcleos que é preciso em primeiro lugar dar atenção.

Misugi a 22 de Setembro de 2009 às 14:33
Pela 1ª vez...concordo com um post do SIMplex...estava difícil!

José Martins a 22 de Setembro de 2009 às 18:30
Permitam-me transcrever:"Quem fala muito de MPMEs geralmente fala mal e demagogicamente. O que as MPMEs precisam é de um governo com uma estratégia económica clara, que ajude a atrair investimentos e a criar emprego".

Em total concordância. Apenas uma achega: o que é preciso é justamente o que este Governo não tem feito. Está a chegar a hora da verdade!

Deduzo que este não passe na censura...

joaninha a 23 de Setembro de 2009 às 12:55
Muito bom este raciocínio e seu desenvolvimento.
Parabéns.
Dizia ontem Barack Obama, quando lhe perguntaram se não havia racismo em algumas das suas políticas:" eu já era negro antes de ser presidente".
Algumas grandes empresas já foram PME antes de serem grandes; deixamos de as apoiar agora p'0ara serem sempre pequenas?

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.