Por Carlos Manuel Castro | Quinta-feira, 17 Setembro , 2009, 02:21

Educação em Portugal recebe elogios da Comissão Europeia

Os dados são de um relatório da Comissão Europeia e invertem a tendência revelada em outras avaliações internacionais. Neste caso, Portugal está bem classificado em vários parâmetros e merece até elogios.

 

Há quem pense que nos últimos quatro anos nada se fez em Portugal. Por muito que alguns não apreciem e queiram dizer que nada valemos, o trabalho desenvolvido dá os seus frutos. E estes são reconhecidos, como agora a Comissão Europeia admite e elogia.

 

É preciso dar seguimento a este grande investimento na Educação, para que no prazo de uma década possamos alcançar os melhores patamares educativos europeus.

 

Os primeiros e qualificados passos estão dados!


Sophia a 17 de Setembro de 2009 às 12:09
Quando se fala de Educação só se fala sobre professores... E quanto aquelas pessoas, incluo-me no caso, que não podem ser aquilo que sempre desejaram ser?

Sempre tive a ambição de me tornar médica. Estudei, trabalhei para isso, acabei o Secundário com média de 18,4. Mas fiquei á porta. Mais dois anos a tentar ...desisti.

Podia ter tirado o curso noutro País qualquer, mas a minha condição económica não mo permitiu. Licenciei-me noutra especialidade mas, passados 3 anos, ainda não arranjei emprego na área.

Que País é este onde só pode ser médico quem é aluno excepcional? Boas notas não são sinónimo de bom profissional...

Não sabem a revolta e a frustração que sinto. Não posso ser aquilo que quero. Só aquilo que me deixam ser. E como eu, muitas outras pessoas.

Pensem nisso.

Odete Pinto a 17 de Setembro de 2009 às 15:23
Pois é, caro Carlos Manuel Castro, "santos de casa não fazem milagres".

Tenho dito a muitas pessoas, sobretudo professores, que criticam a ministra da Educação e o governo, que dentro de alguns anos (poucos), os professores, e não só, vão dar-se conta e reconhecer os resultados das medidas na área da Educação tomadas corajosamente por este governo.
Podem necessitar aperfeiçoamentos e/ou alterações, mas que era preciso "abanar" as consciências e o status quo, era de certeza absoluta.
Está feito, embora pese eleitoralmente contra, ou talvez não.

Vera Santana a 17 de Setembro de 2009 às 18:48
Uma perguntinha

Cliquei no google "Congresso(s) de Professores" o google respondeu:

IX Congresso (sindical)

e

Congressos de Professores de Francês, etc., no Brasil.

Se calhar o google está a fazer de Esfinge . . .

Alguém me pode elucidar se os Professores (não universitários) têm, como tantas outras profissões - nomeadamente os médicos, os juristas, os sociólogos, os literatos - Congressos nacionais e/ou Internacionais, mais especializados (Congresso Internacional de Direito do Trabalho) ou mais abrangentes (Congresso Internacional de Sociologia) e que são espaços de aprendizagem e de avaliação pelos pares?

Entretanto, talvez a Esfinge me responda . . .

Joaquim Amado Lopes a 17 de Setembro de 2009 às 22:07
Segundo a notícia, um dos elogios é por causa do "número de exames nacionais a que são sujeitos os alunos no ensino obrigatório".

Só por curiosidade, que mais nos elogiam? Os nossos alunos serem capazes de passar de ano com mais negativas do que os dos outros países? Ou assistindo a menos aulas?

É pena esse elogio vir tão próximo das eleições e os programas eleitorais já estarem feitos. Se tivesse vindo a tempo, haveria certamente algum partido a propôr exames nacionais em todos os anos, da pré-primária ao secundário. Imaginem a quantidade de elogios que não receberiamos.
É claro que todos os alunos passariam. Afinal, não queremos que a avaliação estrague o sucesso educativo de termos mais exames nacionais do que qualquer outro país.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.