Por Luis Novaes Tito | Quarta-feira, 16 Setembro , 2009, 13:56

SimplexSimplex pode ser muitas coisas, todas elas relacionadas com a simplificação da relação do Estado com os cidadãos.

 

Com este governo foi possível detectar inúmeros processos burocráticos desnecessários e acabar com eles, foi possível levantar inúmeras questões de resposta fácil e disponibilizar os esclarecimentos, foi possível melhorar tempos de resposta a inúmeras solicitações mais frequentes dos cidadãos e foi possível aperfeiçoar sistemas de relacionamento com a economia abreviando metas processuais, melhorando a qualidade de atendimento e simplificando procedimentos que permitem hoje realizar algumas tarefas em tempo reduzido.

 

O Simplex foi um salto na qualidade da cidadania e na modernização, eficácia e eficiência da Administração Pública, muitas das vezes através de medidas que hoje se pergunta porque nunca tinham sido implementadas no passado. Basta consultar o relatório dos 4 anos de Simplex para verificar a sua relevância, ou experimentar, por exemplo, a consulta à página do Portal do Eleitor para constatar como pode ser fácil, barata e cómoda a prestação de serviços que antes deste governo eram um calvário de burocracia.

 

Há ainda um longo caminho a percorrer, sabe-se, mas este é o caminho das boas ideias que é necessário manter.


joao galamba a 16 de Setembro de 2009 às 14:14
esquecem-se de referir que o programa simplex contribui também para um aumento de litigância na sociedade implicando um crescente número de processos e conflitos que faz aumentar, entre outras coisas, a morosidade e o custo da justiça e quanto a isso não há uma única palavra escrita. só os tolos vão nesta propaganda encapuçada com muitas cores e imagens cuidadas, o futuro ecarregar-se-há de fazer subir à tona estes disparastes vendidos como progresso e já agora quanto custou este programa simplex?? pois isso já não convém referir..

Nuno a 16 de Setembro de 2009 às 14:43
Votarei PS por vários motivos um dos quais devido à mentalidade e indigência demonstrada no comentário anterior! Quero progresso não retrocesso civilizacional !

Luis Novaes Tito a 16 de Setembro de 2009 às 15:14
Agradeço ao Nuno a resposta que deu ao comentador anterior porque assim evita que eu tenha de lhe responder coisa parecida.

Como o Nuno diz, progresso é o mínimo que todos poderemos querer mas há sempre alguém que prefira manter as situações estáticas, burocráticas, difíceis, etc. porque há sempre quem prefira o pior.

Maria Tuga a 16 de Setembro de 2009 às 17:03
Até pode ser um enorme sucesso, mas com tanta propaganda até cansam as pessoas. No meu caso, tinha que renovar a licença de condução, e como não tenho idade nem paciência para estar em filas na Loja do Cidadão..(sim porque isso de se poder fazer via net ...é blá, blá ..) fiz-me sócia do ACP e foi a melhor opção para resolver o assunto. Para quê tanta propaganda? As pessoas bem sabem que depois a realidade é outra....

Vera Santana a 16 de Setembro de 2009 às 20:26
Propaganda ao ACP... Ó Maria Tuga ó Tuga Maria!

Maria Tuga a 21 de Setembro de 2009 às 12:09
Não se trata de propaganda do ACP. Propaganda é anunciar a resolução de aspectos burocráticos (o que é positivo), mas não se passar do anúncio. A prática é bem diferente, e a constatação disso conduz à descredibilização . Até podia referir imensas coisas... mas só pessoalmente... Sou TUGA mas não sou PARVA...

Vera Santana a 21 de Setembro de 2009 às 14:20
Maria,

Eu também. Sou portuguesa e não sou parva.

Estamos de acordo.

Saudações,

Vera

Odete Pinto a 16 de Setembro de 2009 às 17:54
Parece que há quem não saiba disto e de outras importantíssimas medidas para modernizar o país.

Há pelo menos uma senhora com colar de pérolas de 2 voltas, que não sabe (ou finge não saber). Como diz que ela é que é moderna, se por acaso tiver os seus (dela) endereços de e-mail, de twitter e de facebook, por favor envie-lhe esta informação.

Muito obrigada.

Maria Teresa S. T. Gòis a 16 de Setembro de 2009 às 22:28
Acho que o "SIMPLEX", simplesmente, deveria continuar.
Não estou convencida que seja "a outra senhora" a guardiã da verdade nos próximos quatro anos mas o vosos blog mais que um vício, é um acto de cultura política. A defesa e a denúncia, bem como o humor, devem continuar. Portugal precisa de vários "Simplex" e, um deles, é o vosso!
tukakubana

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.