Por João Galamba | Quarta-feira, 16 Setembro , 2009, 00:10

2005

27%

2006

17%

2007

20%

2008

17%

Julho 2009

11%

 

 

Taxa de fraude do RSI (fonte: MTSS)

 

Nota: em princípio estes valores estão sobreavaliados, pois as acções de fiscalização são feitas recorrendo a uma amostra de beneficiários que apresentam maior probabilidade de incorrerem em fraude.

 

Paulo Portas adora malhar no RSI, mas prefere fazê-lo de viés: critica a fraude e não o programa em si. Ora, como se vê pela tabela, a fraude tem vindo a baixar e os valores não jogam com os famosos 25% referidos pelo líder do CDS. Se a preocupação de Portas fosse mesmo a fraude — não é, mas isso é outra história — a tendência, descendente, mereceria aplausos. Será que Portas conhece estes números?


Basico a 16 de Setembro de 2009 às 00:33
Deviam ter vergonha de mostrar essa estatistica.

De acordo com os numeros apresentados, o valor flutua entre 20 a 25%, ou seja, em media 1 em cada 4 ou, no caso mais favoravel, 1 em cada 5 beneficiarios do RSI e fraudulento.

Eis uma politica social de sucesso!

Parabens Joao (a matematica nao deve ser o seu forte)

João Galamba a 16 de Setembro de 2009 às 04:06
Caro Básico,

reconheço que é uma forma de ver as coisa. Mas eu prefiro destacar a redução significativa verificada em 2009. Será que a fraude diminuiu ou estamos perante um valor sem qualquer significado. 11% é alto? É mais baixo que 27%. Assumindo que este programa é para manter, quais as medidas para combater a fraude? são diferentes daquelas que este governo implementou? é possível fazer melhor? como? Qual é o valor de fraude que considera aceitável?

Para quem rejeita esta medida, os números apresentados são irrelevantes. A decisão já foi tomada e não depende da realidade.

Pinto a 16 de Setembro de 2009 às 08:15
O Estado gasta, por ano, 500 milhões no rendimento mínimo.

Façamos as contas de outra forma:

2005: 135 milhões de euros
2006: 85 milhões de euros
2007: 100 milhões de euros
2008: 85 milhões de euros

Sophia a 16 de Setembro de 2009 às 08:29
Caro João, na minha humilde opinião, o que falta ao RSI para funcionar em pleno é uma fiscalização mais eficiente. Sou do Porto e é frequente ouvir comentários de beneficiários que não fazem mais nada além de passar o dia no café a gabarem-se que não trabalham nem precisam de o fazer, o Estado paga.

É doentio ter de assistir a estas situações... E, pelo menos na minha terra, tudo começa na pessoa que passa atestados de pobreza ás cegas...

O RSI funcionaria bem melhor se existisse uma maior fiscalização desde o início do processo e quem dele usufruísse tivesse REALMENTE necessidade dele e "agradecesse" a ajuda da forma estipulada (formação, educação, etc.).

Bem... algo a rever pelo Executivo na próxima legislatura.

Beijo.



Nuno a 16 de Setembro de 2009 às 12:20
E qual o problema de o estado sustentar pessoas que não querem trabalhar? Lá por não quererem trabalhar devemos condená-las a morrer à fome? É isso? Não será punição demasiado severa para a preguiça? Relembro q nem os condenados pelos mais hediondos crimes passam fome!

Em compensação haverá sempre pessoas ambiciosas e com iniciativa que gostam e querem trabalhar, os que não querem e sendo subsidiados serão sempre uma minoria.

Bem sei que esta maneira diferente de ver as coisas não colhe muitos apoiantes, mas talvez diminuisse o crime e aumentasse a produtividade dos q trabalham.

E há sempre os pseudo moralistas (como o portas) que clamam "os meus impostos não servem para isto e qauilo e blá blá blá,...." .


Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.