Por João Galamba | Terça-feira, 15 Setembro , 2009, 02:59

As voltas que o mundo dá. Primeiro tivemos Ferreira Leite a criticar os grandes grupos económicos, piscando o olho à esquerda. Agora, no caso do TGV, vemos a líder do PSD e vários defensores da economia de mercado a falar de uma suposta oposição entre interesses nacionais e interesses espanhóis. Fascinante. Para estes nacionalistas de ocasião, o facto do TGV interessar aos Espanhóis significa que não interessa aos Portugueses. Porquê? Porque sim. Reparem que, subitamente, o problema deixou de estar no TGV em si e passou para o facto dos espanhóis se entusiasmarem com a coisa - um pecado, suponho. Isto dos interesses só existe em registo de soma nula, asseguram-nos, sem desatar a rir, os defensores da economia de mercado.

 

O que uma campanha eleitoral faz às pessoas. Em vez de tentar defender o indefensável, não seria mais fácil reconhecer a "gaffe" (um eufemismo, eu sei) e - sei lá - partir para outra? 


aires bustorff a 15 de Setembro de 2009 às 08:22
penso que talvez não nos devamos deixar enredar muito nestes "fait divers" da respeitavel senhora...

temos antes realçar substancia das nossas propostas,

a capacidade demonstrada de JS enfrentar crises, talvez contrastando com "o que aconteceria se fosse a dita senhora a PM"

insistir nos numeros do que se fez em cada dominio economico, poltico social

a credibilidade internacional de JS, por contra ponto de quem rasga acordos internos e externos, de quem não diz 2 vezes a mesma coisa

(aliás, neste aspecto,
quem quererá assinar acordos com MFL,
se
ELA desdiz tudo com que se compromete,
com argumantos variaveis
no devir do tempo em que fala...)

Penso que a saliencia destes aspectos de responsabilidade, credibilidade, capacidade

realçariam, por omissão, a tristeza e angustia que MFL representa

sobretudo num pais em crise

abraço

Vera Santana a 15 de Setembro de 2009 às 11:57
Completamente de acordo!

Zé dos Montes a 15 de Setembro de 2009 às 12:16
O TGV não interessa porque
- Não é uma prioridade, segundo o The Global Competitiveness Report 2009-2010, Portugal que ocupa a posição 43 no ranking global de competitividade, em termos de qualidade do transporte ferroviário está na posição 23.
- O nosso endividamento externo está no limite.

Relativmente a Espanha.
- Espanha pretende fazer uma linha de alta-velocidade que sirva a estemadura. A ligação com Portugal permite maior comparticipação da EU por ser uma ligação transfronteiriça e o passageiros provenientes de Portugal ajudam a rentabilizar a linha da Estremadura a Madrid (qu por si só não era rentável)
- Duvido que Zapatero se importe de adiar a construção da linha, os problemas financeiros em Espanha são graves (de um superavit de 4% de Aznar passaram a um deficit previsto para 2009 de cerca de 10% do PIB), levando a aumentar impostos de modo a poder arrecar cerca de 15 mil milhões de euros.

Vera Santana a 15 de Setembro de 2009 às 15:44
Não tenho uma opinião definitiva sobre o TGV, por falta de conhecimentos da minha parte.

Vamos ter o novo aeroporto em Alcochete o que permitirá, suponho, fazer o transporte de mais mercadorias nas regiões Sul e Centro do País (incluindo a metrópole, Lisboa) bem como de pessoas do e para o outro lado do Atlântico bem como da e para a Europa, etc. Ou seja, uma parte da nossa posição no mercado mundial ficará assegurada pelo novo aeroporto.

Será que o Global Comp. Report já entrou em conta com o projecto do aeroporto, na elaboração desses índices ?

Zé dos Montes a 15 de Setembro de 2009 às 18:06
Este relatório diz respeito a 2009-2010, mas como tudo tem de ser lido com espírito critico (existem relatórios semelhantes em www.freetheworld.com, www.doingbusiness.org ), apenas o citei por já ter sido usado neste blog para justificar feitos de grande líder, e se o relatório é credível para uma coisa, também deve ser credível para as outras.
O novo aeroporto não está construído, não deve ter sido tomado em conta.
Qualidade das infra-estruturas de transporte aéreo – 49 (rank global 43)
Pode consultar todo o relatório em http://www.weforum.org/pdf/GCR09/GCR20092010fullreport.pdf

horacio a 15 de Setembro de 2009 às 16:21
Houve (e continua a haver) muitos comentários sobre as declarações de MFL acerca das alegadas pressões de Espanha no assunto TGV mas ninguém neste blog comenta as declarações de João Soares ontem à noite em Faro.
Segundo esse senhor temos um novo crime em Portugal: trabalhar para uma empresa espanhola. Se calhar falou com o seu amigo ministro da justiça para tipificar esse crime no código penal.

Quanto ao TGV russo também impera o silêncio. Parece que se sentem comprometidos pela Russia ter abandonado o seu projecto megalómano em favor de uma versão muito mais light.
Inicialmente, a Rússia planeava adquirir à Siemens 60 comboios de alta velocidade, mas a crise económica mundial obrigou a rever os planos e a reduzir esse número para oito. Lá não há discussão nem debate nem concursos, as decisões são politicas. O Sr Sócrates deve suspirar pela Russia. "Como seria bom eu estar na Russia". Pois Sr engenheiro, não está.
Então e um país imenso e com recursos muito mais vastos como a Russia vai investir um valor igual ao de Portugal?? E vão circular nas linhas antigas?? Limitados a 200Km/H ??
Isso não rima com o novo riquismo socrático. Cá é tudo novo.
Belo país este.

Zé dos Montes a 15 de Setembro de 2009 às 17:54
O João Soares vai ficar de castigo porque o chefe já tinha avisa que não queria maldicências!

B52 a 16 de Setembro de 2009 às 10:09
João,
a discussão sobre investimento público deve ser estruturada e integrada: face às necessidades do país e constrangimentos, que investimentos devem ser realizados primeiro e assim, quando é que se deve investir no TGV. Ninguem de bom senso é a favor do agravamento da situação periférica do país e como tão bem saberás, a Manuela não é contra o TGV. Acha que este não é o momento para realizar esse investmento.
Relativamente ao "O que uma campanha eleitoral faz às pessoas" achei muito interessante a sequência de intervenções do nosso primeiro ministro sobre alguns temas, enquanto lider da oposição e enquanto primeiro ministro, que passou ontem no programa dos gatos.
Abraço

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.