Por João Galamba | Domingo, 13 Setembro , 2009, 02:09

A líder do PSD estão tão segura da sua superioridade em relação a Sócrates que acha que pode dizer tudo, que ninguém lhe liga, que as palavras não têm importância. E hoje saiu-lhe algo mais ou menos assim: "veja lá se controla os seus camaradas que, juntamente com autarcas espanhóis, andam a fazer manifestações e petições para me pressionar sobre o TGV. Eu não gosto disso". Aparentemente, Ferreira Leite acha que isto é normal, que foi só uma frase, que não importa. Como está a críticar José Sócrates — uma vil criatura, um trafulha —, e como, afinal,  Ferreira Leite "É" Ferreira Leite, está tudo bem. Inexplicavelmente, tudo se vai desculpando a Ferreira Leite. Mas há limites. Tem de haver limites.

 

Dizem-nos que Ferreira Leite é um desastre comunicativo. Dizem-nos que, mais do que as declarações públicas, interessa a pessoa, o carácter, a seriedade de Ferreira Leite. Mas estas qualidades não podem ser pressupostas. Em algum momento do tempo, Ferreira Leite terá de ser confrontada com as suas palavras, com, digamos, a sua existência empírica — aquilo que vai dizendo e fazendo. E Ferreira Leite hoje disse uma coisa inadmissível em democracia. Asfixia democrática? Tenham pudor.


Nuno Sousa a 13 de Setembro de 2009 às 03:41
Foi penoso ver a senhora arrastar-se durante aquela hora, mas as gaffes foram tantas que valeu a pena. O «não gostar de manifestações», os «espanhóis», o «matar o pai e a mãe à facada», a fazer lembrar «os pontapés no bebé na incubadora» de Santana (duas sugestivas imagens de retórica, ricas e bonitas), uma tristeza. Agastada, enervada, sem ideias, sem capacidade de replicar de forma clara - sempre a invocar «aspectos que merecem atenção» e «aspectos da questão».
Enfim, numa palavra, caricata.

ana a 13 de Setembro de 2009 às 08:51
Para a pressionarem? Mas a madame tem algum cargo no Governo? Ou já se sente primeira-ministra, como o padrinho?

António Dias a 13 de Setembro de 2009 às 10:21
O comportamento de MFL recorda-me, frequentemente, um autor muito citado no campo da psicologia, da religião e da auto-ajuda: William James, psicólogo e um dos fundadores (nos finais do século XIX, início do século XX) do pragmatismo norte-americano.

De acordo com o pragmatismo, toda a problemática da verdade se reduz à questão da utilidade, sendo a verdade aferida pela sua contribuição para a vida humana; isto é, pelo facto de ajudar (ou não) o indivíduo na sua existência.

Aceitando como bom este enquadramento, temos que MFL terá repetido tantas vezes a si mesma que é competente, rigorosa e séria, que se terá convencido de que possui efectivamente essas qualidades, e terá de seguida consegido convencer dessa “verdade” o meio que a rodeia.

No entanto, após este ciclo de debates perfeitamente desastroso, penso que ela será final e inevitavelmente “confrontada com as suas palavras, com, digamos, a sua existência empírica”.

Penso que após o debate desta noite não restarão dúvidas, às pessoas que não consideram a política como algo aproximado ao futebol (tenhamos presente que, de acordo com a cultura popular, de clube nunca se muda), de quem é a pessoa melhor posicionada e preparada para (continuar a) ser Primeiro-Ministro de Portugal.

Assim, provavelmente, num espaço de tempo bastante mais curto do que aquele que se estaria em princípio à espera (já a partir do próximo dia 27), a sua envolvente começara a mudar (num ritmo bastante mais acentuado do que o actual) e, com essa mudança, também se alterarão as suas crenças interiores: deixará de ser encarada como alguém competente e/ou rigoroso e/ou séria até por ela própria.

Note-se que esta mudança será expectável quer perca, quer ganhe, as próximas eleições. No primeiro caso, a guerrilha interna que se desencadeará no PSD será o catalisador da mudança. No segundo, dado que a sua simples exposição pública degrada acentuada e aceleradamente a sua imagem, e que o cargo de Primeiro-Ministro exige essa mesma exposição, será esta última o elemento catalisador.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.