Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIMplex

SIMplex

11
Set09

A política económica do PSD

Tiago Julião Neves

 

Este excelente post do Carlos Santos desmonta cabalmente a estratégia de suicídio económico que o PSD propõe para Portugal. A obsessão de MFL com o défice, com a aniquilação do Estado e com a castração do investimento público quando se regista uma brutal contracção da procura privada, equivale a insistir jogar roleta russa com o tambor cheio.

 

É simples, básico e elementar, mas MFL não sabe ou não quer saber. Deve ter uma intuição. A minha diz que alguém lhe devia oferecer uns fascículos de economia da Planeta Agostini. Enquanto os fascículos não chegam, o Paul Krugman deixou uma dica na sua coluna de opinião no New York Times. O artigo chama-se "Is Obama relying too much on tax cuts?" e foi certamente encomendado pelo Sócrates pois assenta que nem uma luva a MFL. Aqui fica um excerto:

 

"Let’s lay out the basics here. Other things equal, public investment is a much better way to provide economic stimulus than tax cuts, for two reasons. First, if the government spends money, that money is spent, helping support demand, whereas tax cuts may be largely saved. So public investment offers more bang for the buck. Second, public investment leaves something of value behind when the stimulus is over."

 

O Carlos conclui afirmando que o programa económico do PSD "pavimenta o caminho para um colapso social. E alimenta os votos do extremismo de esquerdas radicais que são sempre mais fortes quando o neoliberalismo toma o poder e rasga o tecido social". Dá que pensar não dá? Sobretudo porque é verdade. Quer castigar o PS? É fácil, vote na direita reaccionária e recebe de brinde a esquerda radical.

5 comentários

Comentar post