Por Sofia Loureiro dos Santos | Domingo, 06 Setembro , 2009, 19:14

 

A blogosfera entrou definitivamente nos meios de debate, propaganda, informação e manipulação nas campanhas políticas. Individualmente ou em grupo, todos podemos opinar, ler outras opiniões, debater ideias e comentar as ideias diferentes.

 

Estas eleições são muito importantes pois está a discutir-se qual a estratégia para o futuro do país, com visões opostas em termos de desenvolvimento, modelos económico, de apoio social e de funções do estado, para citar alguns.

 

Por isso se assiste ao agrupamento de pessoas que apoiam campos opostos, na tentativa de fazer da união a força, de criar espaços de verdadeiro debate e esclarecimento de ideias.

 

Infelizmente as boas intenções são arrasadas com grande rapidez. Em contraponto a um blogue formado por um colectivo de pessoas com diferentes formações, formas de estar, posturas ideológicas, que têm como objectivo manifesto comum apoiar a votação no PS nas próximas eleições legislativas, formou-se outro blogue cujo objectivo é, em primeiro lugar, impedir que José Sócrates assuma de novo a função de Primeiro-ministro e, em segundo lugar, apoiar o PSD nas próximas eleições.

 

Sendo assim talvez se compreenda a necessidade que os bloguers do Jamais têm de linkar os posts escritos por intervenientes do SIMplex, tentando desmontá-los, assumindo uma posição de desconstrução em vez de construção. Esta abordagem é empobrecedora no que diz respeito à exposição das razões para se votar de determinada forma, defendendo ideias e programas de acção, mas até poderia servir para incentivar o debate.

 

Infelizmente não tem sido o caso. Aquilo a que se tem assistido é a uma actuação verdadeiramente provocatória, pegando em frases e textos retorcendo-os, transformando ideias em afirmações grotescas, é aproveitar análises transparentes e óbvias para lançar suspeições, uma das estratégias que tem sido mais usada por apoiantes dos partidos da direita, é o achincalhamento de pessoas invocando a despropósito e de forma insultuosa laços familiares, é aceitando comentários vergonhosos, como tem acontecido.

 

É lamentável que uma ferramenta como esta, que é acessível a todos e uma excelente forma dos cidadãos poderem discutir e expor as suas ideias, exercendo a cidadania e fortalecendo a democracia, seja utilizada por pessoas que menorizam a própria ideia de intervenção cívica, transformando-a em negócio e insinuações de tráfico de influências e de futuras benesses, numa claque clubística acéfala e insultuosa.

 

Com a certeza de que esta postura tende a piorar com a aproximação do dia das eleições, fica-se com a sensação de que o deserto de ideias é tal que a única hipótese para alguns está precisamente na criação de factos e de suspeições, discutindo o carácter em vez das pessoas.

 

É esse o espelho em que se revêem.

 

Nota: Também aqui.

 


Gonçalo Marcos a 6 de Setembro de 2009 às 19:36
Realmente a internet abre portas a toda a gente, mesmo aqueles que nem têm qualidade para falar, opinar, dissertar, debater o fazem...
Acho que esta constante rivalidade entre os blogs de direita e de esquerda é um desperdício de tempo, concentrem-se em elogiar os vossos candidatos em vez de "malharem" nos outros.
Tudo bem que isto é um blog do PS mas penso que deviam ter mais discernimento e tentar ser menos demagogos, e o mesmo serve para os blogs do PSD, e dos outros partidos.
Nem tudo o que reluz é ouro, por isso não sejam 100% apoiantes ferverosos do PM.

Abraços,
Gonçalo Marcos

Sofia Loureiro dos Santos a 6 de Setembro de 2009 às 19:43
Gonçalo Marcos

Agradeço o comentário. Neste blogue tenta-se reflectir e debater ideias. Não tenho visto demagogia nem fervor nos apoiantes. Tenho visto defesa de ideias e resultados.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.