Por Rogério Costa Pereira | Sábado, 05 Setembro , 2009, 22:22

O debate de hoje foi incomum. Não houve manigâncias notórias, a coisa soou a conversa de café. Jerónimo esteve bem, não entrou com falta de ar, nem o ar lhe faltou durante a troca de ideias - nada semelhante a um Portas com respiração incompleta. Ousou até ir além da mítica k7. Sócrates esteve praticamente perfeito. O estilo "ó Jerónimo de Sousa, confesse lá, que ninguém nos ouve", assentou-lhe muito bem. E as respostas (confissões) serviram-lhe. E ao país. Não porque encomendadas, mas porque Jerónimo, "olhos-nos-olhos", foi incapaz de negar, de forma audível, a valia das políticas sociais do Governo. A postura de Sócrates em relação ao caso TVI foi esclarecedora: a decisão, questionável, não lhe pode ser imputada. E Jerónimo, que parece trabalhar com factos e provas, não se fez Louçã.

Este debate não se ganhou - dum lado e doutro ter-se-ão ganho votos, sim, mas a partidos ausentes.

 

(em estéreo na jugular e no Eleições 2009)

tags:

rui.david@gmail.com a 5 de Setembro de 2009 às 23:04
o que se passou foi que o jerónimo, com grande gargantuá junto da claque dele, foi trucidado no frente a frente, meteu literalmente os pés pelas mãos numa data de assuntos e será um embaraço qualquer espécie de consideração de hipotéticas coligações com ele.

tormelindo fuas a 5 de Setembro de 2009 às 23:43
Sócrates esteve bem e terá ganho votos à CDU. O PS tem de ganhar votos à esquerda e ao PSD (nesse sentido, portanto -- como diria Jerónimo -- o debate com Paulo Portas foi só para aquecer motores, e até calhou bem que tivesse sido o primeiro...). Trucidar MFL no último debate será canja para Sócrates. Com Louçã é que a coisa certamente fiará mais fino, vai ser um debate muito renhido.

Convinha é que Louçã e Jerónimo malhassem forte e feio na MFL. Qualquer voto que a senhora perca é uma boa notícia para o PS, e a maior parte destes não serão, decerto, transferidos para PCP nem BE... é que neste momento todos os votos contam. Todos.

um abraço do vosso camarada
Tormelindo

PS: repararam como Sócrates não gostou NADA de que se falasse de Ferro Rodrigues e da suposta facilidade com que um PS liderado por Ferro se entenderia com o PCP? Ele não se irritou à toa: em certos corredores já se sussura que no pós-27 tudo pode acontecer, e até se fala à boca pequena que a PT anda a facturar bem com chamadas Anadia-Paris...

Vera Santana a 5 de Setembro de 2009 às 23:49
Vi um pedaço (final) do debate: civilizado de ambos os lado e esclarecedor de parte a parte.

james a 6 de Setembro de 2009 às 01:01
Tem graça que ainda não apareceu nenhum " aeroporto da portela, terminal -2 " a fazer comentários de que no debate os vencedores tinham sido Jerónimo de Sousa/Louça/M. Ferreira Leite.
Porque será?

Vera Santana a 6 de Setembro de 2009 às 13:18
Portela estar em obras! lol

João Vasco a 6 de Setembro de 2009 às 13:56
Pessoalmente devo votar PS, e estaria mesmo fora de questão votar PCP.

No entanto, já há algum tempo que tenho a impressão que o Jerónimo de Sousa é o dirigente partidário mais honesto de todos. Tem dificuldade em dizer as mentiras que todos os outros dizem com relativa facilidade.

Não vi o debate, mas esta descrição faz bastante sentido. Sócrates sabe que a pobreza diminuiu no seu mandato, e em grande parte devido a políticas acertadas de redistribuição. Sabe que Jerónimo sabe isso e não é nenhum Louçã: entre a espada e a parede, tem de o admitir, sob pena de mentir. E assim fez.

Palmas.

tormelindo fuas a 6 de Setembro de 2009 às 17:17
bem observado.

penso que Sócrates tentará fazer o mesmo com Louçã (e bem), mas aí o moralista-mor arranjará maneiras de "flexibilizar" a verdade e não quererá admitir o acerto de muitas políticas (sociais, energética, etc.). no entanto Sócrates deve insistir... até a teimosia de Louçã se tornar ridícula aos olhos de todos.

e já agora espero que Sócrates também ataque o moralista-mor pelos flancos NATO e UE... para se ver bem quão disparatada é a política externa do Berloque.



Clara a 6 de Setembro de 2009 às 13:04
1º Estão ambos de parabéns pela estilo imprimido ao debate: cordial e sensato. Depois de armadilhas, ciladas e tantas outros estratagemas menos limpos em que assenta a campanha do PSD, ver Jerónimo e Sócrates foi acreditar que ainda é possível haver debate democrático com regras e civismo. 2º Quanto aos conteúdos e são sobretudo esses que interessam, Sócrates pode expôr as medidas tomadas e ganhou claramente, mas sobretudo ganharem os dois pelas lição de civismo que deram. 3º Com um novo formato de debate que felizmente, prescinde de jornalistas tendenciosos, embora mesmo assim tentem desesperadamente fazê-lo (como Constança Cunha e Sá por exemplo ainda tentou picar, claro), ambos os candidatos em debate podem expôr as suas ideias ou medidas sem serem atropelados por jornalistas tendenciosos.. E quem ganha é o povo que deveria querer informação sobre cada um dos candidatos e não espectáculo baseado em ataque.

burns a 6 de Setembro de 2009 às 16:38
o socrates foi mesmo sincero quando disse que não sabia se o pina moura era administrador da tvi?
é que ja no outro dia tb não sabia que a pt andava a tentar comprar a tvi
são muitas coisas que passam ao lado do pm

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.