Por Paulo Ferreira | Sexta-feira, 04 Setembro , 2009, 12:38

Em Maio de 68, na Sorbonne, o poeta Louis Aragon pediu a palavra. Foi assobiado. Aragon era comunista e o jornal comunista L'Humanité tinha insultado o movimento estudantil. Então, o líder deste, Cohn-Bendit, disse: "Estamos aqui porque defendemos a liberdade de expressão. Todos têm direito a falar, até os traidores" - e estendeu o microfone a Aragon. É o que me apetece, hoje, dizer: "O seu programa é abaixo de cão, mas até as jornalistas de programas abaixo de cão têm direito à palavra" - e estendia o microfone a Manuela Moura Guedes. Depois, eu virava-me para a Prisa, os patrões que a silenciaram, e dizia-lhe: "A vossa jornalista preveniu que vocês podiam ser muito estúpidos, mas nunca pensei que vocês o fossem tanto." A semanas das eleições, a Prisa só fez aquilo pensando que podia ganhar alguma coisa. Ora pensar que algum partido podia sentir-se agradecido é considerar que esse partido é estúpido ou imoral. E não. Nem o PS é estúpido para pensar que ganha com o fim daquela coisa, nem o PSD é imoral para agradecer a suja benesse que lhe deram. Isso digo eu, que sei que os portugueses e os seus grandes partidos valem mais do que aquilo por que a Guedes e a Prisa os tomam.

 

Ferreira Fernandes no DN


Zé dos Montes a 4 de Setembro de 2009 às 13:04
Não foi o PS pressionou a PRISA
O PSD é que não me parece que tenha sido (por mais que a aqui se esforcem a tentar demonstrar).
O que levou uma empresa a retirar do ecrã um programa líder de audiência (mesmo que o achem lixo, o Big Brother também o era, e a TVI não o retirou)?

Talvez estes comportamentos não estejam inocentes:
Sócrates ataca o jornal da noite da TVI – “José Sócrates se referiu ao Jornal da Noite da TVI de sexta-feira como uma "caça ao homem, um telejornal travestido, baseado em ódios e perseguições pessoais" http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?id=364620&template=SHOWNEWS

PT, na qual o estado tem uma Golden Share, tenta comprar a TVI “PT "confirma a existência de contactos" com o grupo Prisa" onde são abordados "diversos cenários de investimento, incluindo a possível aquisição de uma participação no capital social da Media Capital" http://economico.sapo.pt/noticias/pt-ultima-compra-de-participacao-na-tvi_13528.html

JTeles a 4 de Setembro de 2009 às 13:35
Não tem nada a ver. Não estamos perante um debate na Sorbonne mas perante num programa de Televisão, sem um pingo de vergonha, que movia uma campanha de ódio contra os adversários políticos da senhora ex-deputada do CDS e a sua equipa de bloquistas de esquerda. Nem o Chavez! Penso que a Prisa se deu ao respeito e fez muito bem.

Zé Maria a 4 de Setembro de 2009 às 14:29
Acusem José Sócrates do que lhes apetecer, do que a vossa imaginação o mimetismo ou até a canalhice vos solicitar. Há só uma coisa que não o podem acusar, nunca: de falta de coragem, repito, FALTA DE CORAGEM!

Jose Nu nes a 4 de Setembro de 2009 às 14:41
Alguns dos comentários que circulam por aí são duma hipocrisia sem limites.Aquele telejornal era execrável e violador de todas as regras da deontologia profissional do jornalismo.Atentado à liberdade era a sua continuação.Quando perante tal situação a Direcção de informação era incapaz de agir,o que restava fazer a quem é responsável pela empresa?

Zé dos Montes a 4 de Setembro de 2009 às 15:57
Aqui nunca ouvi falar do Prós e Contras, este exemplo de jornalismo tipo correia de transmissão do poder (quantas vezes a designação correcta seria Mais Prós e Menos Prós).

Clara França Martins a 4 de Setembro de 2009 às 15:33
O problema é que a Direcção de Informação ea a própria Moura Guedes ( com o Maia Abreu a fingir). Ora não restava à administrãção outra solução senão actuar drásticamente.

Zé dos Montes a 4 de Setembro de 2009 às 15:49
Tem toda a razão, como alguém que diga, que este era um dos poucos espaços informativos em que as noticias nem sempre eram do agrado de Sócrates (como este várias vezes fez questão de dizer), e não lhe restava outra solução que tentar encerrá-lo e minimizar os danos.
Quanto à teoria do tiro no pé e que o PS não faria, o PS já atingiu ambos os pés ao excluir das listas de deputados os elementos próximos ao Manuel Alegre, agora nota-se a aflição com que vêem os votos a fugir à esquerda (para o bloco).
À mulher de César não basta ser séria...

Jose Nu nes a 4 de Setembro de 2009 às 16:27
Claro que não restava outra solução
à Administração do que acabar com aquela porcaria de programa.Não sei se foram os espanhóis a fazê-lo,mas se foram deram um lição aos portugueses que pactuaram com aquela vigarice.Detesto os choradores de lágrimas de corcodilo que criticavam o programa e agora promovem a palhaça a defensora da liberdade.

zedatasca a 4 de Setembro de 2009 às 18:30
Se eu fosse o patrão da TVI há muito que tinha despedido com justa causa a 'boca de sapo' - então uma empresa privada porque carga de água não poderá tomar as medidas que entender relativamente à grelha ou programação que entende dar aos seus telespectadores??
Uma funcionária miserável que chama de 'estúpidos' aos seus patrões em tom de desafio..estava à espera de quê?! Que lhe dessem um aumento e uma promoção?!
Comigo aquela execrável pseudo-jornalista nunca se sentava em frente ao uma câmara de tv a dar notícias.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.