Por Rogério Costa Pereira | Quinta-feira, 03 Setembro , 2009, 16:00

Ainda a notícia mal tinha aterrado e já os do costume diziam "o óbvio". Que, face ao enfado já manifestado por Sócrates em relação ao tipo de “informação” veiculada pelo Jornal de Sexta, a decisão de o cancelar reveste carácter político. Daí a pensar que Sócrates tem alguma coisa a ver com isto é um saltinho.

No entanto, mesmo os mais fanáticos concederão que esta é uma péssima notícia para o Partido Socialista, uma vez que, sendo aparentemente tão do seu agrado, não se livrará das suspeitas atrás enunciadas – de que esteve por trás do cancelamento.

Ora, o que raio levaria Sócrates a dar tamanho tiro no pé, levantando agora esta imensa poeirada? Nada, como é óbvio. A não ser que tivesse ensandecido. Provocar a troca de duas ou três edições do Jornal de Sexta, com mais do mesmo – ali trabalha-se em exclusividade temática , por três semanas de “asfixia democrática” e de “ai Jesus que nos amordaçam” seria digno de um perfeito idiota.

Ouvi hoje, na TSF, que a TVI estava a passar um spot alusivo ao Jornal de Sexta, em que começava por se ver a famosa tirada de Sócrates em relação àquele tipo de telejornal – apelidando-o de "travestido" –, e se terminava (no spot) com a declaração de princípios de que a linha editorial do dito jornal não seria alterada – cito de memória e do que ouvi na rádio, posto que não vi o dito spot. Acordo com a Manuela Moura Guedes a dizer que "Só se fossem muito estúpidos é que me tiravam do ar!". Oiço agora a oportuna declaração de que haveria mais uma peça sobre o Freeport na forja. Há aqui muita coisa – demasiada! –, muitas contas a fazer e raciocínios a desenvolver.

Mas a questão fulcral é a de saber quais as razões que levaram a administração da TVI a tomar esta decisão a três semanas das eleições – exactamente agora, quando essa decisão só pode penalizar o PS e Sócrates.


(em estéreo na jugular)

tags:

Céptico a 3 de Setembro de 2009 às 16:06
Talvez o mesmo motivo que o levou a dar um tiro no pe no debate de ontem acerca do FESS, ou o tiro no pé que deu acerca da Guerra no Iraque, ou os tiros no pé que já deu desautorizando a Ministra da Educação... seja como for, pelos vistos, o fim do jornal Nacional aproveita duas vezes ao PS, primeiro porque deixam de ter notícias inconvenientes, depois porque dizem que foram os outros só para vos acusar de serem déspotas...

David Fernandes a 3 de Setembro de 2009 às 16:07
Este seu argumentário é uma autêntica pescadinha de rabo na boca.

"Mas a questão fulcral é a de saber quais as razões ..."

Eu ajudo-o: é óbvio que é o PSD quem está por detrás da manobra. Claro que podemos perguntar quão idiotas precisam de ser para fazer uma coisa destas quando, óbviamente, se lhes atribuiria tal façanha!! Grande tiro no pé.

Genial Rogério, genial.

Manuel Cintra a 3 de Setembro de 2009 às 16:07
Nem mais

Carlos Sousa a 3 de Setembro de 2009 às 16:13
Aproveitem porque ai é único sitio onde a censura não chegará....

Carlos Dias Ferreira a 3 de Setembro de 2009 às 16:14
Caro Rogério:

Realmente os socialistas são uns santinhos eles iam lá fazer uma coisa dessas.
Aconselho-o a ir ao blog "pauparatodaaobra.blogspot.com" e ver o que o autor e alguns comentadores lá escreveram em 05/08/09.

miguel a 3 de Setembro de 2009 às 16:16
Mas o ponto não é esse... estamos a chegar ao auge da campanha montada pelo PSD de insinuação e difamação como meio de chegar ao poder e os acontecimentos/noticias/comentários têm um padrão único. TUDO o que possa atingir Sócrates. SEMPRE que seja possivel. Da forma que tenham MAIS impacto.
A campanha começou nas eleições de 2004 e continuou este tempo todo, quando atinge o climax.

Toda a campanha é feita de insinuações e suspeitas. Ou seja lama na ventoinha.

Coisas como supostas pressões de Sócrates ao "Mourinho" do cavaquismo são engraçadas..mas de facto ninguem liga nenhuma.
O que se podia fazer mais? e com mais impacto...hmm.. imolar a MMG!!! Muito melhor do que deixá-la ter mais 3 sessões de ataques descabelados e provavelmente servindo estórias requentadas que só iriam evidenciar o que a move.

Na sua cruzada pela lama que atiram sobre todos os portugueses (sim, é de Portugal que se trata...) temos apenas de reconhecer que este grupo bandidos é grande e têm tido algum sucesso.

Os últimos dados estão a ser lançados...veremos o que acontece. Quase apostaria que nas próximas semans veremos mais algum escândalo lançado nos sitios do costume, pelos do costume. Não sei se serão "factos novos" do freeport ou outra estória qualquer.
Mas quase apostava que esta demissão é a primeira fase de uma estratégia. A segunda será a montagem de um romance em torno da misteriosa reportagem que tinha feito sobre o freeport. Finalmente, uns dias antes das eleições o conteudo da reportagem será divulgado e será mais um monte de lama. dos grandes.

veremos se estou enganado...

Miguel

rendadebilros a 3 de Setembro de 2009 às 16:19
E todos ficam muito caladinhos. Porque será?

Bruno-Planetas a 3 de Setembro de 2009 às 16:24
Pensar que Sócrates deu ordem para sanear a "jornalista" MM Guedes a 20 dias das eleições é um guião de comédia, só pode. Muito há por onde criticar este governo, claramente esse não é o caminho. A Prisa parece ter escolhido apostar na credibilidade da estação em vez de ceder à tentação das audiências. Acredito que Mário Crespo encontrou a colega ideal para o jornal da 9 !

corte a 3 de Setembro de 2009 às 17:02
Boa!!! Bem visto.
Qualquer dia ainda começo a ver a TVI.

Respira-se melhor em Portugal, apesar de eu achar que é uma golpada contra o Sócras.
agora vamos ouvir os do costume a falar de ditadura, asfixia democrática e tretas do género.

Zé dos Montes a 3 de Setembro de 2009 às 17:51
Continuo admirado como o Mário Crespo ainda tem espaço no JN e na SIC.
Vai ser o vosso próximo alvo (perdão vai será o PSD que o vai demitir para que as culpas vos sejam atribuídas e assim possam fazer de vitimas...)
A explicação do post seria hilariante se não fosse a gravidade do assunto!
Não é asfixia democrática, é mesmo o ar que vai ficando irrespirável!

j a 3 de Setembro de 2009 às 16:27
Nem sou de teorias da conspiração, mas:
Cancelamento do JN, Alexandre Relvas, Entrevistas da MMG (público e dn(?)) Tudo no mesmo dia!!!!!!
Só falta mesmo só saber onde se realizou a reunião!

Chavéz do Areeiro a 3 de Setembro de 2009 às 16:29
O cancelamento daquele lixo é uma boa notícia seja lá por que motivo for. Mas o invocado por certas cabecinhas só lembra a quem esteve demasiado tempo sob influência do esterco. É sabido que o metano é inimigo da inteligência.

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.