Por João Galamba | Quinta-feira, 03 Setembro , 2009, 11:34

Acho pouco sério que se critique Ferreira Leite pela famosa frase "suspenda-se a democracia por 6 meses", que foi tirada de contexto e que não tem o significado que alguns pretendem — e pouco me importa que "resulte", que "funcione" ou que "pegue": no debate político não (deve) vale(r) tudo. Depois temos as gaffes, que têm a importância que têm — para mim, não têm nenhuma. Mas há frases graves, gravíssimas proferidas por Ferreira Leite. A famosa "Eu não quero saber se há escutas ou não, eu não quero saber se há retaliações ou não, o que é grave é que as pessoas acham que há" é grave porque é um sintoma da política suja e populista do PSD. que degrada a democracia É aí que devemos atacar Ferreira Leite, não porque "funcione", mas porque a ética política assim o exige, pois a democracia, a prazo, não sobrevive a este tipo de discurso. É muito grave que um partido como o PSD embarque na política da insinuação, da insídia, da suspeita, contribuindo para alimentar um caldo de cultura que destrói todos — todos — os que participam na vida pública. Qualquer democrata — de esquerda, de direita ou do centro — tem a obrigação de repudiar este tipo de estratégia.

tags:

Marco Alberto Alves a 3 de Setembro de 2009 às 12:10


Concordo plenamente no que toca ao populismo de uma frase grave e demasiado irresponsável, mas relevo que muito, mesmo muito mais grave do que isso é usar mediaticamente, ainda que jocosamente e num contexto de ironia, um conceito tão arrasadoramente perigoso como o de "suspender a Democracia". Não pelo seu significado objectivo, mas pelo seu terrível potencial subjectivo. Que, uma vez ultrapassada, no tempo como no espaço, a superfície das coisas, é apenas o que conta...

Céptico a 3 de Setembro de 2009 às 16:21
A frase significa, apenas, que o grave é que o descrédito no Estado de Direito esteja de tal forma instalado, que até se admita que o Governo possa fomentar e aproveitar-se de escutas ao Presidente da República... outras interpretações são, outra vez, jogatana política!

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.