Por Hugo Costa | Quinta-feira, 03 Setembro , 2009, 01:49

Acompanhei com bastante interesse o debate do círculo de Santarém na RTPN. O conhecimento do terreno dos 21 concelhos do distrito dos cabeças de lista nas legislativas do PSD, CDU, BE e CDS era risível. Alguns deles pareciam conhecer tanto do Ribatejo como eu da China.

 

Jorge Lacão pelo PS mostrou ao contrário de todos os outros conhecer o terreno que pisava e numa atitude pedagógica mostrou o que foi feito para avançar o país e o distrito. Do outro lado apenas teve demagogia.
Nesse debate Pacheco Pereira prometeu que o PSD ia em quinze dias travar as importantes medidas com que o PS modernizou o país. O famoso rasgar? O mentor da revolução cultural laranja em está em acção. A nível de assuntos regionais muito pouco do homem que julga ser dono da verdade. Contudo, bastante curioso que por exemplo tivesse dito que Mação, Ferreira do Zêzere e Sardoal eram concelhos desertificados. De acordo! Mas quem os governa há muito tempo? PSD!
Em relação ao candidato do CDS. Resumo o mesmo como muito fraquinho e desadequado ao distrito. Do Ribatejo nada sabia. Referia sectores que estavam bem no distrito como maus. E dizer que o Ribatejo precisa mais de direita, não lembra a ninguém. Pelo que vimos o país agradece que o CDS continue sem eleger pelo distrito de Santarém.
Quanto aos cabeças de lista da CDU e BE o desconhecimento do distrito era visível, assim como o ataque constante ao PS. Mas quem não está já farto dessa cassete?
 

Miguel a 3 de Setembro de 2009 às 10:17
...o do CDS ainda andou a inventar que tinha raizes familiares em Almeirim, mas nem isso lhe vale.

antonio onofre a 3 de Setembro de 2009 às 13:06
Bom Dia
Como Ribatejano e habitante do distrito de Santarém, mais propriamente do Concelho de Abrantes, segui com bastante atenção este debate, e gostaria de felicitar a RTPN por promover este tipo de debates, pois é com debates deste tipo que se aproxima o eleitor da politica pois são debatidos assuntos que lhe são mais próximos.
Concretamente neste caso, estivemos perante 5 cabeças de lista por Santarém, onde 3 deles são puros paraquedistas ( CDS-PP, BE, CDU), um deles reside no distrito mas para além da Marmeleira nada conhece do distrito(PSD) e o Dr Jorge Lacão homem natural de Abrantes e que conhece a realidade do distrito como ninguém.
Por aqui se vê que faz politica de verdade.....
O Dr Pacheco Pereira falou da desertificação dos concelhos de Sardoal, Mação e Ferreira do Zezere (Autarquias PSD). O Dr Pacheco Pereira sabe onde são? Quantas vezes já lá foi? É verdade são concelhos desertificados, mas lembro que foi o PSD e o CDS-PP que no governo de Santana Lopes que quiseram colocar portagens na A23, via estruturante para o Ribatejo Norte e essencial nomeadamente para os concelhos de Mação e Sardoal. O Dr Pacheeco Pereira não sabe, nem que saber, mas há 15 anos atrás, do Sardoal a Lisboa ou de Mação a Lisboa sem a A23 demorava-se mais de 3 horas, ou que os habitantes desses 2 concelhos para se deslocarem ao Hospital de Abrantes, ( cerca de 20Km) demoravam mais de 1 hora. e que por isso, o seu companheiro de partido e autarca de Mação se manifestou contra as portagens na A23.
Para além do Dr Jorge Lacão, qual destes cabeças de lista sabe responder a estas simples questões:
-Quantos núcleos empresariais existem no Distrito?
-Quantos establcimentos de ensino superior existem no Distrito?
-Onde se situa o laboratório que colabora com a Agencia Espacial Eurpeia, no desenvolvimento de materiais compósitos?
-Quais as 100 maiores empresas do distrito, o que fazem, quais os seus anseios e dificuldades?
-Qual foi o concelho do distrito, que quando o Dr Pacheco Pereira era lider parlamentar do PSD, foi lesado em milhões de contos de SISA, por iniciativa do PSD que isentou de pagamento de SISA a transação comercial efectuada?
-Informem os eleitores de 2 iniciativas politicas que tenham desenvolvido para beneficio do Distrito?
Dúvido que saibam responder.....e Dr Pacheco Pereira aquele a quem o Dr colocou fora das listas do seu partido no distrito, por certo que responderia a todas elas.
É esta a politica de verdade?
Quem é que asfixia a democracia ao apresentar candidatos assim?

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.