Por Eduardo Graça | Terça-feira, 01 Setembro , 2009, 11:23

O desemprego é sempre lastimável. Mas quando se assiste a uma travagem continuada da sua subida é bom sinal. Quer dizer que a actividade económica está em recuperação credibilizando a estimativa para o resultado do PIB do 2º trimestre (subida de 0,3%). O que nos dizem as notícias de hoje é que “A taxa de desemprego em Portugal está estável desde Abril, mês em que subiu para os 9,2%, valor no qual permanece, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat. O desemprego em Portugal continua assim abaixo da média da Zona Euro.” No contexto actual esta é uma boa notícia para os portugueses. A oposição perdeu um cavalo de batalha importante em plena campanha eleitoral. Imaginem se a notícia apontasse no sentido da subida!

tags:

ruy a 1 de Setembro de 2009 às 11:39
O desemprego em Portugal continua assim abaixo da média da Zona Euro.” Mas acima da UE a 27.
Contenta-se com pouco, Eduardo Graça.

Daniel Oliveira a 1 de Setembro de 2009 às 11:45
É extraordinário que com a taxa de desemprego oficial (e não real) mais alta de sempre se faça um post de assinalar que o desemprego parou de subir. Aquele que, quando estava pouco acima dos 7% era "a marca de uma governação falhada".

Zé dos Montes a 1 de Setembro de 2009 às 16:33
Perdão, parou de subir tão rápido!

Eduardo Graça a 1 de Setembro de 2009 às 12:00
COMPREENDO QUE SEJA ABORRECIDO PARA A OPOSIÇÃO, LOGO HOJE, NA VÉSPERA DO INÍCIO DOS DEBATES, NÃO TER SAÍDO UM RESULTADO DIFERENTE PARA O DESEMPREGO NEM QUE FOSSE UMA SUBIDA MILIMÉTRICA ... MAS, NA VERDADE A SIMPLES LEITURA DOS NÚMEROS, QUE QUALQUER UM PODE FAZER, É O QUE É ... O DESEMPREGO EM PORTUGAL, AO CONTRÁRIO DA ZONA EURO, NÃO SUBIU O QUE ME PARECE SIGNIFICATIVO. AS ESTATÍSTICAS SÃO DO EUROSTAT ... E CASO TIVESSE SUBIDO, EM PORTUGAL, UMA DÉCIMA O QUE DIRIA HOJE A OPOSIÇÃO! ...

Zé dos Montes a 1 de Setembro de 2009 às 16:34
As estatisticas são fornecidas pelos paises aos Eurostat.

Nuno a 1 de Setembro de 2009 às 12:30
Claro que o ideal seria não haver desemprego e ninguém fica contente com os valores actuais.
O que chateia e entristece nesta pseudo oposição é que quando os numeros pioram valorizam-nos e culpam o executivo, qdo melhoram ou cessam de piorar desvalorizam-nos e o executivo já não tem nada a ver com o assunto!
E claro que ignoram que existe uma crise de procura mundial e uma crise só comparável à grande depressão e que o desemprego só terá melhorias significativas largos meses após se retomar o crescimento económico, mas eu suponho que tenham uma varinha mágica ou solucionam o problema por decreto! É a total demagogia e indigência intelectual, como se pode verificar através de alguns comentários!


Zé dos Montes a 1 de Setembro de 2009 às 16:40
Acho que deviam é comentar o aumento do número de desempregados (em número absoluto, em percentagem, como quiserem) sem receber subsídio de desemprego “Número de desempregados sem subsídio cresce mais rapidamente que o desemprego” 12.08.2009 http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395722
O que o PS fez para acontecer esta vergonha?
O que o PS propõe fazer para terminar este escândalo?

Eleitor a 1 de Setembro de 2009 às 12:45
Convém não deitar já os foguetes. O fim da época de férias vai levar ao fim do emprego (temporário) de muita gente empregada na hotelaria. Simplesmente, esses números já não vão ser divulgados antes das eleições.
Alguém acredita na verdade destas taxas?

Francisco Cavaco a 1 de Setembro de 2009 às 18:48
Uau que feito extraordinário e tudo graças a politica extraordinária do senhor" inginheiro"

Caty Waves a 1 de Setembro de 2009 às 19:49
Fomos os 1ºs a sair da recessão económica, a par da França e da Alemanha - POLÍTICAS CERTAS DO GOVERNO.
A taxa de Desemprego estabilizou em Portugal, ao contrário, na União Europeia.. subiu! - POLÍTICAS CERTAS DO GOVERNO.
Se Estados Unidos, União Europeia, Japão, etc, etc..apresentam maus índices económicos e de taxa de desemprego....ENTÃO PARA A OPOSIÇÃO ISSO EXPLICA-SE PELA CRISE MUNDIAL!!
Os mesmos índices se atingiram Portugal - AÍ A CULPA NÃO É DA CRISE MUNDIAL!! AÍ A CULPA É DO GOVERNO!!!

Não há dúvidas que temos uma Oposição fantástica..são mesmo inteligentes, sérios e humildes, não são!
E não querem fazer de nós parvos pois não! Não! longe disso!

Quase que perguntamos...em 2007 Portugal cresceu 2%...de quem foi a culpa? Então aí não estavamos em Crise?! Afinal crescemos ou não crescemos?!

Afinal existiu uma Crise Mundial que pôs as maiores economias do Mundo com os piores índices de décadas e décadas ou não existiu?!

Como é que a Oposição explica que Portugal tenha sido dos 1ºs a apresentar sinais positivos a par da contenção da taxa de desemprego...enquanto a maior parte anda por aí "ó tio ó tio" ?!

FICA PROVADO QUE A OPOSIÇÃO CONVIVE MAL COM AS BOAS NOTÍCIAS PORQUE SÓ GOSTA DE FALAR DAQUILO QUE LHES CONVÉM...E O QUE CONVÉM À OPOSIÇÃO É MENTIR DESCARADAMENTE AOS PORTUGUESES E CONFUNDI-LOS COM A REALIDADE GLOBAL.

Enquanto que alguns querem que voltemos ao passado, estou confiante que a massa inteligente deste país dê condições para continuarmos a ir para a frente liderados pelo melhor Governo e 1º Ministro que apareceu em Portugal.

Zé dos MOntes a 1 de Setembro de 2009 às 20:28
O crescimento em 2007 foi de 1,9% (http://economiafinancas.com/2008/02/pib-tera-fechado-o-ano-com-crescimento-anual-de-19/)
Crescimento na zona euro 2m 2007 2,7% e dos 27 países da União Europeia 2,9% (http://economiafinancas.com/2008/02/pib-na-zona-euro-cresce-04-no-quarto-trimestre-de-2007/)
Conclusão crescemos mas abaixo da média dos nossos parceiros Europeus (especialmente os que entraram mais recentemente…)
Se estamos perante o “…melhor Governo e 1º Ministro que apareceu em Portugal…” e sabendo que o povo não é burro, tenho a certeza que o PS irá ganhar e com maioria absoluta!

Mário Cruz a 1 de Setembro de 2009 às 21:56
Claro menina Caty, só quem apoia o PS é inteligente.

O Eng. Sócrates acaba de dizer ali na RTP que, muitas vezes, teve de tomar decisões sózinho e contra TODOS os seus acessores (expressão dele). Será que ainda não se apercebeu da imensa inteligência dos apoiantes que tem?

Vera Santana a 1 de Setembro de 2009 às 22:31
Peço desculpas por corrigir mas screve-se assessores

Mário Cruz a 1 de Setembro de 2009 às 23:29
Fez muito bem em corrigir Vera. Afinal nem todos os assessores são maus ;-)

Eu não lhe corrijo o "typing error" que deu, acho que todos o entendemos.

Vera Santana a 2 de Setembro de 2009 às 09:00
Caro Mário Cruz,

Foi de facto "une faute de tape", da minha parte (tradução precisa-se!).

Acrescento um "pormenor": não sou nem nunca fui assessora de nenhum Ministro, Secretário de Estado, em nenhum gabinete ministerial ou equivalente, tais como empresas públicas ou outras, nem ocupei qualquer cargo "oferecido" pelo PS.

Concluo: tenho dado tempo e trabalho ao Partido Socialista, sempre que penso que devo fazê-lo. Porque sim. C´est tout.

Mário Cruz a 2 de Setembro de 2009 às 18:36
Vera, fico muito grato por mais este esclarecimento. Confirma a minha percepção, a Vera não é nem podia ser, dos Maus assessores de que o sr. primeiro-ministro se queixa.
Quanto a cargos "oferecidos" por partidos, estou pouco informado. Até o termo assessor, como viu, me não é familiar.
No que respeita a tempo ou trabalho dado ou vendido a partidos, nunca o fiz. Não encaro a minha participação cívica nesses termos. Como português, que me orgulho de ser, sei o que quero para Portugal e isso chega para me fazer mover.

Vera Santana a 2 de Setembro de 2009 às 20:36
Uma pequena nota: há assessores no mundo empresarial.


Mário Fontinha a 2 de Setembro de 2009 às 21:38
Haverá, como diz a Vera, assessores nas empresas. Não havia nem há assessores, imagino que por mero acaso, nas empresas privadas onde trabalhei ou trabalho agora. Havia e há assistentes, adjuntos, ajudantes, colaboradores, mas a língua portuguesa é muito rica.
Também vi, nessas empresas, alguns chefes (quais Sócrates) porem-se em "bicos de pés" procurando mostrar a sua competência à custa dos assistentes ou colaboradores. Sempre achei isso muito feio e foi disso que falei no meu comentário e é disso que continuo a falar.

Vera Santana a 2 de Setembro de 2009 às 22:07
Haverá funções de assessoria: jurídica, por exemplo.

Mário Cruz a 2 de Setembro de 2009 às 22:49
Assistência jurídica estará fora de moda? Sempre vi Departamento de Assistência Jurídica ou Serviço de Assistência Jurídica. Em qualquer caso devemos estar perante um "modismo"...

Vera Santana a 2 de Setembro de 2009 às 22:13
A participação cívica não se esgota nos partidos. Pratica-se todos os dias, na rua, nas lojas. Pratica-se informalmente, em grupos. Pratica-se sempre que ensinamos. Pratica-se pelo exemplo que damos. Pratica-se pela participação em associações. Pratica-se, sobretudo, pela ausência de medo de falar, de se dizer o que se pensa.

Mário Cruz a 2 de Setembro de 2009 às 22:42
Vê como sabe Vera? Quanto ao medo ele vai acabar. São resquícios que ficaram, de que alguns ainda se não libertaram, completamente.


Vera Santana a 4 de Setembro de 2009 às 12:29
Caro Mário Cruz,

Este seu comentário é, parece-me, um pouco paternalista. Acho engraçado . . . parece um concurso televisivo "Vê como afinal sabe? Acabou de ganhar x €. Atenção, vamos à próxima questão. Preparem-se. Aqui vai ...".


Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.