Por Carlos Manuel Castro | Sexta-feira, 28 Agosto , 2009, 00:16

                    

 

Vários países europeus já apostaram, e continuam a investir, no TGV.

 

Do ponto de vista geográfico, podemos observar que no lado ocidental há uma lacuna. A única, a do nosso País. Que o PS quer terminar e a oposição faz questão de manter.

 

A ter em conta, ainda, o apoio e entusiasmo da Comissão Europeia. Um meio de transporte mais rápido e amigo do ambiente.

 

Há uma dimensão ecológica nesta matéria amiúde esquecida, mas não pode ser desconsiderada. Se queremos, efectivamente, contribuir para a melhoria do ambiente.

 

Por outro lado, no final do século passado, o debate que a oposição ainda hoje não quer realizar em Portugal sobre este assunto, de encarar o TGV como motor de desenvolvimento, já movimentava e dinamizava a Europa Central.


Mário Cruz a 28 de Agosto de 2009 às 01:45
Então os países escandinavos já não são um bom exemplo de progresso, de desenvolvimento, de ecologia e ambientalismo? Eles não querem o TGV hoje, tendo capacidade económica para isso, nem nunca, por decisão própria e pensada.
Quanto a nós, teremos TGV quando pudermos, quando tivermos condições de o pagar e se realmente se justificar.
Se formos capazes de, com um novo modelo económico, inverter esta tendência de queda em que estamos poderemos, em qualquer momento, ligar-nos à bela rede europeia. Afinal são uns poucos quilómetros de terrenos planos até Badajoz.

Jose Basilio a 28 de Agosto de 2009 às 01:57
A última vez que vi no mapa a Austria fazia parte da europa central e que eu saiba não tem tgv nem é um exemplo de um país atrasado.

Zé dos Coisos a 28 de Agosto de 2009 às 02:37
Também me impressiona muito a lacuna escandinava!

baladupovo a 28 de Agosto de 2009 às 04:00
O PPD de Ferreira Leite, a líder mais retrógada e rasca que este partido teve desde que foi fundado, afundou-se num cano de esgoto chamado negativismo.
Ser positivo é um termo que nunca 'rimou' com o Ppd de há uns anos largos para cá. Ser positivo, apelar às forças positivas foi coisa que o ppd nunca fez por incutir nos portugueses e contudo sempre apostou descaradamente no contrário.
Hoje o PPD confrata-nos a todos com um DISCURSO DÚBIO e falso como Judas. Desde as declarações vergonhosas de Ferreira Leite contra o maior aumento de sempre no Salário Mínimo Nacional, até às recentes posições dúbias sobre o 'rasga tudo', 'não não rasgo nada' 'nunca disse que rasgava nada'..O PPD propõe um escandaloso cheque em branco aos portugueses e um passar a esponja num passado recente pejado de incompetências, escândalos, inação, torpor contra a modernização e contra qualquer reforma.
O descaramento do PPD é tal que se recusa a reconhecer qualquer melhoramento no que quer que seja pois no estado obtuso e estupidificado em que se encontra e quer mergulhar os portugueses sabe que reconhecer méritos ao governo é fatal para as suas aspirações torpes - agradar a todos os que protestam com ou sem razão. Prometer dar tudo a todos, tipo espalha-milhões. Aqueles proveligiados que viram as suas regalias postas em causa ao fim de mais de 30 anos podem agora contar que tudo vai-lhes ser retribuído de novo - os portugueses que quiseram racionalizar com mais justiça o erário público e combater a crise com meritosas políticas sociais, vão ver agora tudo a ir pelo cano abaixo, pois o ppd vai querer caçar o voto desses milhares e milhares de funcionários públicos que viram as suas benesses cortadas, custe o que custar. Creio que Maquiavel sentiría orgulho na Comunicação Social que suporta Ferreira Leite - a líder mais retrógada que algum partido alguma vez teve em Portugal!
Que venha depressa os debates frente a frente, que Ferreira Leite não simule uma gripezinha à última da hora, que não se acobarde e enfrente Sócrates pois se ela acha que é a paladina da Verdade então vai ter que ser confrontada com a realidade do mundo global..e factual...este termo que os queques muito gostam de usar (menos quando ele joga contra eles).
Nos dias que correm quando um pessimista-militante se me dirige solto-lhes logo: «'Não tenho tempo para pensamentos negativistas meu caro..esquece isso..a mim o que me importa é falar de coisas positivas, reforçar as coisas positivas...Não! Não adianta! Vou-te dizer outra vez: EU NÃO TENHO TEMPO PARA PENSAMENTOS NEGATIVISTAS»
(4 anos sempre a apoucar e a maldizer provocou-me isto - náusea do discurso da oposição. Se alguns se estupidificaram na maledicência não é aos socialistas que têm que pedir responsabilidades do estado a que chegaram).

Carlos a 28 de Agosto de 2009 às 08:47
O Reino Unido tem TGV onde? Tem o Eurostar que liga o tunel do canal da Mancha. São 108 km de transporte nem sempre de alta velocidade. Aliás aqui os planos para a expansão do sistema de Alta velocidade estão agora a começar e com sorte lá para 2024 estão completos. Agora compare-se o número de passageiros diários de Londres para Birmingham ou para Manchester/Liverpool e os que fazem o trajecto Lisboa-Porto.

Manuel Cintra a 28 de Agosto de 2009 às 08:53
O mapa do TGV em Espanha é igualmente impressionante
http://sitiocomvistasobreacidade.blogs.sapo.pt/1068.html

Joaquim Amado Lopes a 28 de Agosto de 2009 às 15:41
O mapa é das linhas de alta velocidade. Onde está o mapa das linhas de TGV?

Zé dos Montes a 28 de Agosto de 2009 às 09:44
Quando vejo o parque automóvel existente no "no lado ocidental " da Europa fico com vontade de mudar o meu carro (para me tornar mais europeu!). O que me impede? Os rendimentos dos trabalhadores do "no lado ocidental" são (um bocadito) mais elevados que o meu e como acho que não se justifica endividar-me para ficar igual ao vizinho, fico com o que tenho ou adquiro um carro adaptado ao meu rendimento.
O TGV seria um projecto para executar se as finanças do país estivessem bem, se o endividamento externo não fosse o que é.
Porque parou a modernização da linha do norte? Porque se encerraram várias linhas de comboio por esse país fora? Afinal não “Há uma dimensão ecológica nesta matéria amiúde esquecida, mas não pode ser desconsiderada. Se queremos, efectivamente, contribuir para a melhoria do ambiente.” Ou só o TGV é que é amigo do ambiente?

Daniel Rodrigues a 28 de Agosto de 2009 às 11:59
De igual modo a Suiça não devia estar presente nesse mapa. O TGV francês que aí circula atravessa linhas convencionais, a velocidades reduzidas, que são as mesmas que são atingidas por combooios convencionais.

De realçar que também o "pendolino" italiano atravessa a suiça, novamente, em linhas convencionais.

Luis a 28 de Agosto de 2009 às 12:27
TGV = Corrupção
Todos os principais fabricantes TGV (Alstom, Siemens, etc) estiveram envolvidos em escândalos de corrupção associados ao TGV aos longo dos últimos 15 anos e em variados países. E isto do que foi descoberto e julgado, provavelmente é apenas a ponta do icebergue. Quem quiser que pesquise no google que encontra muita matéria.

TGV = Derrapagens catastróficas
Muitas das linhas construídas na Europa tiveram derrapagens orçamentais assustadoras. A mais recente na Holanda deveria servir de aviso a Portugal. A nova linha HSL-Zuid actualmente em construção entre Bruxelas e Amesterdão tem apenas 125 km. Em 2005 tinha um custo previsto de 3,3 mil milhões €. O custo final está estimado em 6,7 mil milhões de € !!!!

O custo apresentado para cá é ridículo, uma fraude, preparem-se para o dobro se não for muito mais. Se o projecto não tem viabilidade hoje e representa um sufoco angustiante de divida para as gerações futuras, com as derrapagens o cenário pode ser catastrófico.

Só governantes completamente loucos avançam com isto num país de economia tão débil como Portugal. E esses loucos incluem o PSD que chegou a ser ainda mais megalomono. É surreal ver como até a extrema esquerda apoia este projecto que só interessa aos fabricantes bancários e construtoras.

Se avançarem ficarão para a história como os carrascos da nação. Mas provavelmente pouco se chateiam com isso.

NP66 a 28 de Agosto de 2009 às 17:23
Quanto custará, afinal, o TGV? Quantos custará a cada um dos portugueses, mesmo dos largos milhares que nunca o utilizarão?

Protocolos
comentários recentes
Ainda bem que procurei por ti na internet em geral...
A discussão sobre pagar a saúde de acordo com os r...
Espero que o José Sócrates faça um bom trabalho..
Boa tarde, gostava da vossa opinião.hoje dirigi-me...
EsclarecimentoA notícia é apenas sobre uma propost...
Venho por este meio relatar-vos uma situação que c...
Sou nova nestas andanças, da net (não em anos-57) ...
Obrigada pelos textos que nos deram a ler, a refle...
Estou de acordo com a ideia lançado por vocês impo...
Simplex , simplesmente. convido-os a visitarem o m...
já agora gostaria que observem uma iniciativa empr...
Estava a gostar deste blog...
Uma escrita muito pobre, na generalidade dos casos...
Estou numa dúvida: a oposição não foi eleita para ...
Posts mais comentados
88 comentários
50 comentários
44 comentários
43 comentários
38 comentários
36 comentários
27 comentários
25 comentários
arquivos
pesquisar neste blog
 

As imagens criadas pelo autor João Coisas apenas poderão ser utilizadas em blogues sem objectivo comercial, e desde que citada a respectiva origem.